08/05/2018
Barra Bonita, localizada a 300km de São Paulo e bem no centro do Estado, foi o local escolhido para o 2ª Encontro Nacional dos proprietários de motocicletas TDM, clássica da Yamaha que ainda tem muitos aficionados no mundo todo.
A MOTO
Qual a melhor moto do mundo? Aqui não tivemos outra resposta senão a clássica TDM. A variação era apenas sobre o modelo de 850cc ou 900cc, que dividiam os gostos e geravam discussões acaloradas sobres os prós e contras de cada modelo.
Para quem não a conhece, a belezura é normalmente considerada uma Sport Adventure com muita familiaridade com o asfalto e alguma vocação com o off-road, desde que não seja nada muito mais radical que uma estrada de terra batida.
A moto foi fabricada pela Yamaha a partir de 1991 e até 2001 como TDM-850, e a partir desse ano até 2012 como TDM-900, essa sendo sua terceira geração, já com 6ª marcha, injeção eletrônica, quadro em alumínio e amortecedores calibráveis, além do freio derivado da superesportiva R1.
A VIAGEM
Nesta aventura acompanhamos um grupo de “tedeemistas” que se encontraram para a viagem nas imediações da cidade de Sorocaba, para dali se dirigirem em comboio até Barra Bonita, sede do encontro neste ano de 2018.
Era ainda madrugada quando os primeiros motociclistas da região de São Paulo deixaram suas casas para se juntarem para a aventura, e lá estávamos nós os aguardando.
Com pouco tempo de estrada reunimos a outro grupo nas imediações de Sorocaba. Daí em diante seguimos em seis motos pela Castelo Branco até o KM 103, onde reuniram mais três motociclistas.
A partir daí o grupo fez uma única parada no km 198, no Rodoserv Sorriso em Pardinho. Dali em diante seguimos sem paradas até a cidade de Barra Bonita, no local escolhido para sede do evento.
Lá em Barra Bonita se reuniram nada menos que 43 motocicletas TDM, algumas clássicas do começo dos anos 90, e outras “tinindo” de novas, com pilotos representando vários Estados do Brasil.
Ao todo estiveram presentes no evento 75 pessoas, considerando as garupas que não deixaram de prestigiar o encontro, acompanhando seus maridos e afins.
VÍDEO DA VIAGEM DE IDA
SESSÃO GASTRONOMIA
Já ultrapassava a hora tradicional do almoço quando o grupo, em desfile, rumou para a margem do Rio Tietê para se confraternizarem sob as árvores frondosas do “Bar Kalhau”.
Como poucos se conheciam pessoalmente, já que todos pertencem a grupos de mídia social da internet, essa foi a oportunidade maior de congraçamento entre essas pessoas, unidas por um gosto pessoal: as TDMs.
Como não poderia deixar de ser, a conversa foi longe e ao que parecia poderia ter sido maior ainda, se eles não aproveitassem o evento para promoverem uma pequena ação social, como é costumeiro nesse tipo de atividade.
AÇÃO SOCIAL
A cotização de valores entre os integrantes do Evento e convidados, em parceria com o Lyons Club de Barra Bonita, rendeu a compra de 250 litros de leite longa vida que foram repassados para a Associação Voluntariado de Barra Bonita, para o Grupo de Prevenção e Tratamento do Câncer.
Novamente um comboio de motociclistas, secundado por um automóvel que fez o transporte do leite, se dirigiu a casa da referida entidade para a entrega solene do indispensável alimento, que vem a beneficiar várias famílias que tem a doença entre os seus.
CONFRATERNIZAÇÃO
Para encerrar aquele primeiro dia com chave de ouro, os integrantes do encontro promoveram um churrasco comunitário na sede do hotel onde se hospedaram, ao lado da piscina.
Já com roupas mais leves, banho tomado e descansados da viagem, a noite foi pouca para o grupo. Ali mesmo “desenharam” o projeto para o dia seguinte, seguido por quase todos: o passeio de barco pela eclusa.
NAVEGANDO NO TIETÊ
Quem diria que um dia navegaríamos nas águas limpas do Tietê? Era a pergunta íntima que quase todos formulavam, dado a fama de ser esse um dos rios mais poluídos do mundo.
Felizmente a natureza não se vinga e o Rio Tietê, desde a cidade do mesmo nome, passa a sofrer um processo natural de limpeza que faz ele ser um lugar bastante aprazível até sua foz, junto a barragem de Jupiá, no rio Paraná.
Escolhido o Navio Xamburi II para levar o grupo, tratamos de nos acomodar em seu interior.
Com capacidade para 440 passageiros, esses se revezam para o bem elaborado almoço servido em seu interior. Nosso grupo ficou para almoçar na segunda leva, pouco antes da operação de eclusagem.
Dentro da embarcação os integrantes de nosso grupo se dispersaram, cada um com seus interesses particulares. E assim proa, popa, primeiro e segundo pisos foram visitados alternadamente por todos.
VÍDEO DO EVENTO
TURISTA ILUSTRE
No passeio tivemos a privilégio de recebermos uma visita inesperada e ilustre: o Sr. Benedito Oliveira. Completando 90 anos de idade naquele dia, foi levado lá pela família como seu presente de aniversário.
O que há demais nisso? O fato dele, com centenas de outros operários, ter sido um dos construtores da barragem e da eclusa. Até os dias atuais o “seo” Benedito se emociona com os sete anos consecutivos que trabalhou por lá.
CONCLUINDO O ENCONTRO
Era o terceiro dia do encontro e véspera do dia do trabalho. Como muitos pilotos vieram de outros estados e teriam alguns mais de 1400km para retornarem, o grupo foi se desfazendo aos poucos, com parte de seus integrantes tomando rumo de suas casas.
De nossa vez acompanhamos o grupo com o qual viemos até a rodovia Castelo Branco, tomando eles destino diferente do nosso, mas já com planos para promoverem o 3º Encontro em 2019. Vamos aguardar.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS
CRÉDITOS
Texto e Edição: Marcos Duarte
Fotos e vídeos: Marcos Duarte
conheça também:
Muito show o encontro, e o trabalho apresentado muito bom!
Ficamos felizes que tenham gostado.
Oi sou maicon de florianopolis s.c gostaria de saber se haverá outro encontro de tbm850 é 900 tenho uma 97 dourada com preta
Gostari muito de ir ao próximo encontro
Muito obrigado dês de já
Boa tarde Maicon. Pelo que fiquei sabendo eles pretendem fazer outro evento igual a esse no ano que vem e, possivelmente, mas proximidades de Floripa, pois é um “meio termo” para a maioria dos integrantes. Não sei se você tem Facebook, se tiver pode entrar em contato com Valter (https://www.facebook.com/valterdjr) ou Marcos Noronha (https://www.facebook.com/noronha.rato). eles com certeza terão a resposta que você precisa.
Boa tarde.
Estou para comprar uma yamaha tdm 850 com apenas 5.000 km.
Gostaria de saber se vale a pena e se é uma moto visada para roubo.
Ja perdi uma tenere 250 e uma kawasaki 650 em roubos.
Muito obrigado
Boa noite amigo leitor. Desculpe por não podermos dar a resposta que procura, afinal nunca tivemos uma TDM e não temos tal informação. Quem sabe nos grupos do Facebook voce possa encontrar o que procura.
Quando será o próximo encontro?
Boa tarde Daniel. Não sabemos quando haverá outro encontro da TDM e mesmo se haverá outro ou outros, pois só fizemos a reportagem. Aconselhamos a contatar os integrantes que mencionamos na matéria.
Boa noite, me chamo Adrovan Vieira, gostaria de uma ajuda do grupo se possível, comprei uma tdm 850 a 6 meses, começou com um barulho no motor levei no mecânico o mesmo abril o motor da tdm, e estava com uma das bielas batendo e para surpresa minha o virabrequim esta trincado.
Agora estou com dificuldade de encontrar as peças que preciso.
Então peço ajuda ao grupo.
Sou de São Leopoldo RS.
Olá Adrovan. De nossa parte pouco conhecemos de mecânica, mas só de pilotagem. De qualquer forma a mensagem fica aqui para o caso de algum leitor de nossa revista puder ajudar. A sugestão e procurar os proprietários de TDMs nos grupos do Facebook.
Meu contato whast (51)984660165
Ficarei grato pela ajuda e com certeza irei no 3ºencontro das TDM.
Bom dia á todos.
Sou o Robinson, atualmente resido em Osasco- SP.
Tenho uma TDM 850 e estou precisando da lente da lanterna traseira.
De preferência num preço de desapego. Kkk
Esqueci de informar o ano da minha TDM 850…Ano 1997
Segue meu Whatsapp
11 991 46 11 45
Robinson.