04/12/2016
A 7ª Virada Inclusiva, promovida pelo governo do Estado de São Paulo, aconteceu no interior do estado neste último sábado (3) para comemorar o Dia Internacional da Pessoa Deficiente.
A bela fazenda São Joaquim, localizada na Rodovia Mal Rondon, km115, no trecho entre as cidades de Itu e Porto Feliz, recebeu nesse evento, além de seu público costumeiro, vários convidados e representantes de entidades como a OAB, CRECI etc.
A manhã estava ensolarada quando avançamos pelas alamedes calçadas da Fazenda, em busca do piquete principal com suas baias de alvenaria e galpão coberto para exercícios com os animais.
Depois das aulas tradicionais de hipismo aguardávamos a chegada de outros alunos mais que especiais, trazidos por seus pais, familiares e amigos. Era o início das atividades para a festa da 7ª Virada Inclusiva, também com o objetivo de divulgar a causa nobre que é realizada pelo Instituto Horsoul.
Aos poucos víamos crianças e adolescentes sendo trazidas por seus representantes legais, todos em clima de muita festa e alegria, alheias às suas deficiências e buscando a felicidade de estar com os amigos cavalos e os instrutores do instituto.
Também podíamos ver a cara de felicidade dos pais dessas crianças quando se animavam para valer com o estímulo de pessoal competente, voluntários dessa nobre causa, que atendiam sem o mínimo preconceito a pacientes e familiares.
Como era de se esperar o público foi bastante pequeno, já que muitos se constrangem com a situação de alienação de alguns pacientes, ou não sabem como se portar na presença desses anjos colocados em cada uma das famílias lá atendidas.
Conforme fomos informados pelos administradores do Instituto Horsoul, eles aguardavam que a divulgação desse evento pudesse despertar interesse de mais pessoas para esse magnífico trabalho, que como sempre depende muito de recursos financeiros, mas principalmente recursos humanos.Aproveitamos para desenferrujar o esqueleto e também fomos “medicados” pela Zanzara, uma égua BH extremamente dócil que trabalhou muito nesse dia e que parecia advinhar que sobre seu lombo havia sempre uma criança extremamente indefesa, precisando de cuidado e carinho. Ela deslizava no piquete.
Depois do clima de descontração, com a degustação de farto lanche, deixamos o local sensibilizados pela autodoação dos funcionários e voluntários da Horsoul e com um desejo enorme de voltar mais vezes.
ASSISTA AO VÍDEO
Saiba mais sobre o instituto e como fazer para colaborar com essa nobre causa. Acesse: http://institutohorsoul.org/
Gostou da matéria? Faça um comentário e envie-a aos seus amigos.
Não gostou? Envie-nos então suas críticas ou sugestões.
CRÉDITOS
Fotos: Marcos Duarte
Vídeos: Celso Elez
Texto e Edição: Marcos Duarte
conheça também: