Este alerta não é para justificar a velocidade absurda praticada por muitos motociclistas nas estradas, o que o Portal D Moto não pactua, mas para demonstrar a necessidade de adaptação das peças utilizadas para a segurança dos usuários.
O mal falado guardrail é criticado no mundo todo e não é sem razão. Feita para proteger, muitas vezes causa principal de morte. Pilotos consagrados e amadores de motovelocidade já desfraldaram bandeiras contra essas peças.
Pelo que percebemos os engenheiros responsáveis por tais artefatos devem ter em mente somente uma coisa: a peça tem que ser resistente, não estragar com o tempo, ser bonita e… relativamente barata. A segurança? Isso é o de menos.
Mas, além do profissional que desenvolve a peça, existe outro que é o que o recomenda para este ou aquele lugar e aquele que efetivamente o instala. Aí então o caos está formado.
Nenhum artefato é perigoso por si só, mas da maneira que o é empregado. Com o guardrail metálico não é diferente. Se pensarmos que as estradas só servem para automóveis, poderemos considera-los quase perfeitos.
Quase… se fossem instalados corretamente.
Nesse mundo utópico não existiram lugar para os demais veículos como os caminhões e ônibus, onde essas peças seriam diminutas e quase imprestáveis, tampouco às motocicletas, já que estão à sua espreita como um mau agouro, uma assassina em potencial,
Uma lâmina a mais no guardrail atual resolveria bem o problema, já que na maioria das vezes o piloto morre no vão entre a peça e o chão e nas hastes que fixam a peça a meia altura. São muitos casos de pilotos “cortados ao meio”, literalmente.
Evidentemente não trouxemos imagens chocantes com os motociclistas mutilados, decepados ou cortados ao meio, em respeito aos nossos leitores, mas tais fatos estão corriqueiramente enunciados na internet para quem quiser se informar melhor. Durante nossas gravações num domingo pela manhã, quase presenciamos um caso análogo, acontecido a poucos quilômetros de onde estávamos.
E então!!?? É preciso dar um basta nisso. Chega de mortes por descaso daqueles que tem o dever de zelar. Para ajudar o amigo a lutar pelos seus direitos use de nosso Grupo Público no Facebook e dê sua opinião ou apresente sua queixa. Outro grupo com esse propósito pode ser encontrado por lá também.
Gostou da matéria? Faça um comentário e envie-a aos seus amigos.
Não gostou? Envie-nos então suas críticas ou sugestões.
CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS
CRÉDITOS
Texto e Edição: Marcos Duarte
Fotos e vídeos: Marcos Duarte
conheça também: