12/04/2021
Se os tempos estão difíceis para as grandes aventuras estradas afora, vamos recordar que mesmo nos bons tempos alguns motoclubes do Brasil faziam bem mais que apenas “motocar” por aí, aproveitando para levar às pessoas esperança, conforto espiritual e muito mais. O evento foi em 2019.
A HISTÓRIA POR DETRÁS DA HISTÓRIA
Como o acaso não existe e jamais suspeitaríamos de um evento dessa magnitude bem aqui vizinho, acreditamos que acabamos compelidos a participarmos dessa “aventura evangélica” por mãos lá do alto.
Desejando apresentar ao leitor amigo uma viagem ferroviária famosa em todo o país (Vitória/Minas), rumamos com nossa motocicleta da capital paulista para Belo Horizonte, onde deixamos nossa máquina e seguimos no Trem da Vale até a cidade de Vitória, no Espírito Santo.
Narramos os pormenores dessa viagem de 664km em 13 horas na matéria que publicamos em 18/05/2019, que o amigo leitor poderá ver aqui.
Narramos, também, que fomos recepcionados na capital capixaba por membros do motoclube AMM (Adventist Motorcycle Ministry), que nos cederam uma motocicleta para os passeios que realizaríamos por lá, tendo um membro do MC que nos acompanhou todos esses dias.
Essa viagem nos rendeu as matérias que fizemos em Vitória, em Vila Velha e em Guarapari, sempre a bordo de uma Honda NC 750X.
Durante todos esses passeios fomos ciceroneados pelo Bruno Martinelli, membro e pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia que, nem por isso, deixou de nos acompanhar e participar de parte de evento católico realizado em louvor a N. S. da Penha, em Vila Velha, tampouco repeliu algumas observações Kardecistas propostas por este repórter, que é espírita, mostrando que o mundo pode viver muito bem, independentemente da religião professada.
O mais interessante é que, na data de nossa volta para Belo Horizonte, fomos informados que eles, em alguns dias, pilotariam até a cidade de Tatuí, em São Paulo, para um evento nacional da Igreja deles, nos convidando para tal.
Não confirmamos a presença de pronto, pois ainda teríamos a viagem de trem até BH e alguns dias de volta até São Paulo, já que antes faríamos a Rota das Barragens, em Minas Gerais, além de visitarmos algumas outras cidades mineiras, todas com matérias já postadas.
Entretanto, em nosso retorno, antes mesmo de pararmos a moto em nossa residência, resolvemos “dar uma esticadinha” até Tatuí, pois recebemos mensagem telefônica do Bruno dizendo que já estavam por lá.
Sem trocarmos de roupa, sem descarregarmos as tralhas e sem tomarmos sequer uma refeição, rumamos ao destino extra daquele dia.
NA CASA PUBLICADORA BRASILEIRASegundo informações recebidas, o local é uma editora cristã brasileira, sendo uma das 63 editoras da igreja Adventista do Sétimo Dia espalhadas pelo mundo, contando com um imenso e bem aparelhado anfiteatro para conferências, com direito a piscina interna para batismos.
Naquele dia em especial a CPB receberia o líder mundial da Igreja e promoveria o pontapé inicial de uma campanha de distribuição de livro missionário, com o tema Família, que seriam distribuídos em ação conjunta na vizinha cidade de Tietê.
Para esse projeto a Igreja imprimiu mais de 15 milhões de exemplares em português do livro, que seriam distribuídos em todo o país, promovendo uma tarde inaugural dessa atividade com a participação do AMM, motoclube oficial da Igreja, que rumariam em comboio organizado para a distribuição em Tietê.
Chegamos na CPB bem na hora do evento, quando todos já estavam reunidos no grande anfiteatro/templo para suas orações iniciais, batismo de membro da Igreja e o briefing com todas as explicações necessárias de como se procederia o comboio motociclístico e as participações dos demais membros da igreja, que acompanhariam a bordo de automóveis e ônibus.Depois da alegoria com balões de gás multicoloridos, lançados ao espaço em sinal de início da campanha, deu-se pressa para a formação do grande comboio, que contava com aproximadamente 200 motocicletas.
NO RUMO DE TIETÊ
A tarde já ia alta quando os motociclistas, de dois em dois, foram deixando ordenadamente a sede da Casa Publicadora Brasileira, para percorrerem os 36km que separam a Editora da cidade vizinha, passando antes pelos arredores de Cerquilho/SP.
ACOMPANHANDO DE PERTO
Acompanhamos todo o percurso, desde a saída dos motociclistas da CPB, até o centro de Tietê, momento em que conseguimos avistar, a distância e pela primeira vez, com nossos amigos do Espirito Santo, que nos recepcionaram dias antes em Vitória.
Note-se que com nossa chegada na Casa Publicadora todos já estavam em seus respectivos assentos, não nos cabendo procurar pelos amigos numa hora tão solene e imprópria como aquela, deixando os abraços e cumprimentos para mais tarde, só na praça central de Tietê.
Durante o trajeto tivemos vários contatos visuais com esses amigos, cumprimentando-os com nossas buzinas, mas, empenhado que estávamos em fielmente cobrir o evento, retivemos a alegria do reencontro para depois.
EM TIETÊ
O sol já estava quase despedindo daquele dia lindo, emitindo seus derradeiros raios alaranjados, quando o comboio se deteve na Praça central da cidade, aguardando a chegada dos demais membros da igreja para o início das atividades da distribuição dos livros, como desejavam.
Foi nesse momento que avistamos o único incidente do trajeto, quando se afunilaram mais de 200 motocicletas em espaço apertado do centro da cidade.
Por ironia do destino o incidente aconteceu justamente com um dos nossos amigos do Espírito Santo, vindo de Guarapari com sua Triumph Tiger 1200.
Com o aperto das ruas e o congestionamento das motocicletas houve contato e a quebra de seu estribo esquerdo. Como não havia concessionária da marca em região próxima, o jeito foi a “gambiarra” mesmo, que na verdade serviu para todo o percurso de volta para casa.
Foi exatamente nessa hora que pudemos ter contato estreito com nossos amigos, momento, também, que pudemos ajudar na solução do problema da melhor maneira possível.
Nada que um bom “enforca gato de aço”, que tínhamos conosco, e o pezinho de uma mesa de ferro, “emprestado” do bar em frente, não pudessem dar jeito imediato, pelo menos até que chegassem ao hotel e revisassem melhor o ocorrido.
Porém, independentemente do ocorrido já era possível ver os membros da IASD se mobilizando entre as casas e carros, entregando os livros com grupos já espalhados pelos bairros adjacentes, com a mesma missão.
Até nós mesmos, quando retirávamos da cidade de Tietê por suas ruas estreitas, deixando todos em seu belo trabalho, fomos abordados várias vezes por membros da igreja que estavam espalhados, recebendo mais dois exemplares do livro.
Como lição desse belo evento, que ligou o motociclismo com a solidariedade, a abnegação com o espírito de evangelização desses valorosos pilotos e garupas, vemos que o mundo pode ser tanto melhor, quanto pudermos dispor de nosso tempo para o bem.
Se você já conhece mais sobre a matéria apresentada, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
Todas as fotos da matéria podem ser vistas aqui CLIQUE AQUI
EDITORIAL
O Portal D Moto é um site especializado em mototurismo, com publicações semanais.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9562-7935 ACESSE TAMBÉM