Publicado 22/10/2022
Araçoiaba da Serra, município paulista da região metropolitana de Sorocaba e com uma história bastante rica, é nossa atração nesta edição do City Tour. Vamos conhece-la?
HISTÓRIA
A história recente da localidade parte do século 16, quando passou a ser percorrida insistentemente por bandeirantes em busca de ouro e pedras preciosas.
O pioneiro nesse empreendimento foi Afonso Sardinha, que se instalou na região com um grupo de pessoas, por volta do ano de 1589.
Ao que se sabe, a ideia era fixar nas margens do ribeirão Ipanema e manter o lugar como base para o ciclo exploratório, que pretendia realizar nas adjacências da Serra de Araçoiaba.
Ouro não foi achado, mas minério de ferro, sim, e em grande quantidade, o que incentivou a alguns mineradores construírem fornos para exploração das jazidas, que culminou com a fundação de bases para fábricas de beneficiamento de ferro no Brasil.
Há de se ressaltar que o alavancamento da produção só ocorreu no finalzinho do século 18, depois da intervenção do governo português, que mandou construir uma nova fábrica, de forma a modernizar a então Fábrica Ipanema.
A população ali existente passou a residir doravante em área própria, designada freguesia de Campo Largo, vinculada a cidade de Sorocaba, local que era um antigo pouso de tropeiros.
Livre das restrições de morarem em área industrial, o povoado passou a se desenvolver, passando a condição de vila e de distrito, emancipando-se definitivamente em 1936, porém, só recebendo o nome atual em 1944.
O nome Araçoiaba é de origem tupi e significa algo como um manto indígena de penas de guarás.
A CIDADE
A área urbana é bem plana. Apesar do nome da cidade sugerir uma região serrana, esta desponta-se somente em sua periferia, bastante procurada pelos esportistas radicais de plantão.
Sua população beira aos 36 mil habitantes e a feição do município reporta ao típico interiorano paulista, com o centro principal em volta da igreja da matriz, que ostenta, por sua vez, uma pracinha em frente.
As ruas principais são estreitas, mas sem os exageros encontrados em outras cidades dessa época.
Por falar em ruas, esse é um ponto que dificulta e muito a presença de visitantes, já que no todo a simetria é praticamente inexistente e os bairros estão todos dispersos e sem continuidade entre si.
Felizmente a pavimentação e emplacamento dos logradouros públicos são eficientes, mesmo assim nos perdemos muitas vezes tento em vista as curvas e ângulos das ruas em relação as avenidas principais.
MATRIZ NOSSA SENHORA DAS DORES
A imponente Igreja de Nossa Senhora das Dores ocupa uma área gigantesca no centro da cidade, em forma de um triângulo isósceles quase perfeito, ficando o templo de costa para os lados congruentes, rente a calçada.
De arquitetura clássica e com torre única central, tem seu campanário de forma octogonal, projetado para vários sinos e com uma saída acústica para cada um dos oito lados.
O relógio único fica no alto da fachada principal, sobre o óculo circular e logo acima da porta principal do templo.
A igreja antiga fica ao lado da Praça da Matriz e hoje é o Salão Paroquial.
LAGO MUNICIPAL
O Lago Municipal de Araçoiaba da Serra é um dos preferidos dos moradores da cidade e ponto de interesse de visitantes, afinal ele fica nas margens da via de acesso mais importante de lá e a uma quadra da Igreja da Matriz.
Hoje mais estruturado que outrora, o Parque Balneário Joubert A. Rocha, que abriga o lago, é rodeado por muito verde e belezas naturais, garantindo o sossego e a diversão de toda a família
Uma faixa ao entorno do lago serve de ciclovia e de pista de caminhada, numa extensão de quase 1,5km, interligando alguns lugares de descanso e playground para a criançada.
RODANDO EM ARAÇOIABA DA SERRA
Estivemos no Parque e constatamos que, embora a infraestrutura seja bem feita, faltam sanitários ao público, que precisa “esmolar” do fraco comércio das adjacências, e serviço de segurança, já que não há qualquer cerca que proteja o lugar, principalmente a noite.
Outras benfeitorias seriam bem-vindas e esperamos que com o tempo sejam implantadas.
TURISMO
O turismo em Araçoiaba vai de vento em popa. O ponto alto está na Flona (Floresta Nacional) Ipanema, que abrange a parte principal da Serra de Araçoiaba, como as ruínas da Antiga Fábrica Ipanema, cujo vídeo que fizemos por lá e pode ser visto aqui.
COMO CHEGAR
Partindo da capital paulista a cidade fica no km 114 da Rodovia Raposo Tavares.
Para aventureiros de outras localidades, o ideal é a busca em um bom guia rodoviário, tendo como referencia as adjacências sul da cidade de Sorocaba/SP
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
EDITORIAL
PORTAL AVENTURAS é um veículo de comunicação de aventureiros e aventuras de todos os tipos, no ar,
no mar e na terra, abordando os assuntos com seriedade e profissionalismo.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9562-7935 ACESSE TAMBÉM