30/11/2020
Camanducaia, no extremo sul do estado de Minas Gerais, é o município da vez nesta edição do nosso City Tour. Vamos conhecê-la melhor?
Embora quem viaje entre São Paulo e Minas entenda que há outras cidades mais ao sul, como Itapeva e Extrema, essa última com seu centro urbano quase na divisa dos estados, a área territorial de Camanducaia estende-se mais ao sul ainda, abraçando esses dois municípios.
Pequena, aconchegante e cheia de um carisma todo especial, tem uma população que pouco supera aos 23mil habitantes, boa parte deles espalhados pela sua grande área territorial.
HISTÓRIA
Sua história padece sob uma névoa misteriosa e o que se sabe de sua fundação é por deduções de algumas transcrições matrimoniais, cartografia da Capitania de São Paulo e registros internos das pequenas igrejas de lá.
Ainda que não se saiba ao certo a data de sua fundação, sabe-se por registro de casamento autêntico que em 1764 o Sr. Duarte do Prado Leme casou-se com dona Engrácia Gonçalves da Cunha, ambos tidos como moradores de Camanducaia.
Também é certo que no ano de 1766 já existia a Capela de Nossa Senhora da Conceição e que, num registro cartográfico, temos a primeira divisão de estados com o assento “Sertão de Manducaia”, que ficava na região.
A partir dessa época os registros oficiais passaram a ser mais precisos, tanto que apontam no ano de 1826 a existência de 4.317 moradores no arraial de Camanducaia, que passou a ser denominada Jaguari, em 1840, retornando ao nome atual em 1930.
Na falta de uma data mais precisa, Camanducaia comemora seu aniversário em 20 de julho, contando hoje com 152 anos de emancipação.
A CIDADE
Pacata, tem a maioria de suas ruas estreitas e com aclives e declives bem acentuados. Seu centro urbano é bastante simples e acanhado, com um comércio variado, porém pequeno.
Esse mesmo centro urbano é praticamente linear, seguindo de norte a sul entre a Rodovia Fernão Dias, que passa rente a Praça da Matriz, e as encostas da Serra da Mantiqueira.
Nesse nicho do trecho urbano também segue firme o Rio Camanducaia, que serpenteia livremente entre ruas e avenidas.
A Praça principal também é linear e quase que se funde com a pracinha em frente da Câmara dos Vereadores, cujo bonito prédio já foi a prefeitura da cidade.
Embora desprovida do típico coreto, como é comum em cidades mineiras, é bem organizada e limpa. Na extremidade norte da praça encontramos a Igreja Matriz da Conceição, imponente templo católico com torre central.
TURISMO
O turismo de Camanducaia vai sempre muito bem, obrigado. Se não pela boa comida, doces caseiros e artesanato de seu centro urbano e adjacências, com certeza o será pelo seu entorno exuberante.
O que não falta por lá são atrações turísticas aos amantes da natureza. Grutas, cachoeiras, trilhas e aventuras mil podem ser desfrutadas nesse paraíso chamado Camanducaia.
No entanto, o ponto alto de qualquer visita para a cidade será mesmo conhecer o distrito de Monte Verde, considerada a “Suíça Mineira” nos moldes de Campos do Jordão, em São Paulo, porém muito mais contatada com a natureza.
No mês de agosto deste ano estivemos na cidade a trabalho, em plena época de pandemia mundial.
Com boa parte do comércio fechado, ou com restrições impostas de acordo com as regras secretaria de saúde da cidade, ficamos a maior parte do tempo confinados em nossos afazeres, sem podermos aproveitar muito do que a cidade costuma oferecer.
E vamos falar a verdade. Camanducaia é muito fria nessa época do ano e a solução era nos agasalharmos bem nas noites geladas, encomendando uma pizza e um bom vinho para acompanhar.
Findo nossas obrigações profissionais e com autorização expressa da vigilância sanitária do município, fomos autorizados a visitar Monte Verde num final de semana, mas isso será uma outra matéria que você verá em breve, aqui mesmo no Portal Aventuras.
UM VÍDEO TOUR POR CAMANDUCAIA
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
Todas as fotos da matéria podem ser vistas aqui CLIQUE AQUI
EDITORIAL
O Portal D Moto é um site especializado em mototurismo, com publicações semanais.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9562-7935 ACESSE TAMBÉM