01/01/2020
Balneário Camboriú, mais conhecido apenas como Camboriú, é a primeira cidade que apresentamos em 2020. Mas é bom saber que Camboriú e Balneário Camboriú são duas cidades autônomas, com origem comum.
AS PRAIAS
Praias, muitas praias. Talvez as praias mais bonitas do Brasil enfeitem a cidade. A mais procurada, sem dúvidas, é a Praia Central, já que é a mais movimentada e badalada de lá.
Na orla sul temos a Praia de Laranjeiras, mais rústica e ponto final do bondinho Unipraias; e as praias de Taquaras e Taquarinhas, assim como as do Estaleiro e do Estaleirinho, quase desertas e com infraestruturas modestas, todas elas com acesso pela via Interpraias.
Já no extremo da orla norte da cidade o visitante certamente se surpreenderá com a pequeníssima Prainha, com poucos metros de extensão e acesso rústico mediante trapiche rente ao mar e a mata; já em direção de Itajaí poderá se desfrutar da bela Praia do Buraco, com nome sugestivo, pois só se chega nela a pé.
A Praia dos Amores, muito requisitada pelos banhistas que se aventuram pela barra norte da cidade, na verdade pertence ao município de Itajaí, mas vale o passeio mesmo assim.
A não menos importante e certamente a mais polêmica praia de Camboriú é certamente a Praia do Pinho. Essa polêmica vem de longa data e abrangia, antigamente, não só a cidade, mas todo o Brasil e boa parte do mundo.
Foi a primeira praia oficial de nudismo no Brasil, feito esse que perdura até os dias atuais, atraindo a curiosidade de uns e a persignação de outros tantos.
Para chegar até lá basta seguir pela Via Interpraias ao sul da cidade. Fica entre as praias de Taquaras e do Estaleiro e tem aproximadamente 500m de extensão.
Mas vá com calma pois existem regras para sua utilização, principalmente para os homens desacompanhados.
- Só é permitida a entrada na faixa de areia completamente nu;
- Não é permitido o uso de máquina fotográficas, filmadores e similares (celular);
- As pousadas e campings da região deixam como opcional o uso de vestimentas;
- Visitantes não adeptos ao naturismo podem visitar a praia desde que não cheguem na faixa de areia;
- Para se hospedar na Praia do Pinho deve-se possuir o passaporte da Federação Brasileira Naturista;
- E não é permitido animais na praia.
Existem mais regras e restrições que devem ser observadas pelo visitante, mas nada que tire o brilho ou o encanto de conhece-la. Pesquise antes de ir.
O EMPREENDIMENTO CHAMADO CAMBORIÚ
O Balneário Camboriú é muito mais um empreendimento muito bem sucedido que uma cidade propriamente dita.
Longe do tradicional desenho colonial do que se espera de uma cidade conceitual, com seu centro nervoso ligado normalmente a uma pracinha com uma igreja barroca, Balneário se destaca como uma grande empresa residencial, comercial e turística.
Tudo por lá é superlativo e dinâmico e, se bobearmos, corremos o risco de estaremos defasados ou obsoletos no seu conhecimento em pouquíssimo tempo.
Se a dinâmica em São Paulo perdura nas 24 horas do dia, em Balneário Camboriú o dia deve ter 48 horas. O que se viu ontem não é o mesmo que se vê hoje e certamente o que se viu hoje não se verá mais amanhã.
MARAMBAIA
Camboriú faz parte da história deste redator desde o ano de 1971, quando por lá havia como top arquitetônico apenas o Hotel Cassino Marambaia, inaugurado em 1964 com formato redondo e cinco pavimentos, pouco depois da época em que o Balneário foi elevado a condição de cidade emancipada.
Nos anos 80 foi construído um anexo no hotel em formato de livro aberto, mesmo assim com apenas cerca de uma dezena de andares.
A partir disso o Balneário não parou mais de crescer e o faz de maneira vertiginosa e organizada.
Ao contrário da maioria das cidades litorâneas, onde há restrições ao número de andares na orla marítima, Balneário Camboriú segue na vanguarda, construindo atualmente nada mais que os maiores edifícios de toda América latina: as torres gêmeas, com 81 pavimentos e 280m de altura.
CRISTO LUZ
Abençoando toda a cidade, nos moldes do Rio de Janeiro, Balneário Camboriú dispõe do complexo turístico do Cristo Luz, de acesso gratuito.
A imagem de concreto armado pesa cerca de 528 toneladas, com uma altura de 33 metros e uma envergadura de 22 metros, representando a imagem do Cristo Redentor sustentando em sua mão esquerda o disco solar.
É desse disco que parte os fachos luminosos irradiados por um jogo de espelhos, que atingem uma distância de 15km num ângulo de 180 graus. São 6,6MW de potência efetiva.
É impressionante ver esses fachos de luz vasculhando toda a cidade durante a noite, transmitindo uma lúdica proteção divina sobre todos os moradores e visitantes.
BONDINHO UNIPRAIAS
Quanta nostalgia para nós neste passeio. Se em 1999 estivemos presente para a inauguração do bondinho Unipraias, com show de artistas famosos e tudo mais, quanto mais agora, vinte anos depois, vendo a nova série de cabines sendo elevadas ao topo da Estação Mata Atlântica, antes de chegar em Laranjeiras.
Os primeiros bondinhos eram fabricados pela empresa italiana Leitner, a mesma que fabricou o bondinho do Pão de Açúcar, e era todinho branco. As mudanças para o teto azul vieram com o tempo.
Agora, com a incrementação do turismo, as cabines são todas coloridas e sua fabricação passou a ser da empresa Rowema, da Suíça, trazendo padrões mais modernos e seguros.
Segundo o diretor do empreendimento, um dos objetivos da troca, além de modernizar o Parque, foi com a segurança e a agilidade do embarque e desembarque de passageiros.
No Parque Unipraias você pode ter ainda mais. Além do bondinho o visitante poderá usufruir da tirolesa ZipRider; do trenó de montanha Youhooo!; e do trenzinho da Floresta Encantada.
Mirantes, lojas, praça de alimentação, quiosques e aventuras de arvorismo também estão disponibilizados no local.
PASSARELA
Não, ela não está inacabada. Apesar de parecer que falta alguma coisa em cada uma de suas extremidades, ela está completa e o projeto concluído.
Sua função é a mais simples possível, apesar de sua imponência: a travessia de pedestres, ciclistas e skatistas entre as duas margens do Rio Camboriú, ligando a Barra Sul com o bairro da Lagoa.
Para isso o usuário poderá usar das escadas ou dos elevadores. A utilização é gratuita e funciona 24 horas por dia.
Apesar de sua destinação principal, a passarela tem se tornado um bom nicho turístico, já que naturalmente se tornou um mirante privilegiado da região mais nobre da cidade.
Suas dimensões exageradas, com 114 X 55 metros de vão livre, tem sua razão de ser, pois possibilita a passagem de embarcações de grande porte que se dirigem às marinas da região.
VÍDEO TOUR PELA CIDADE
PASSEIOS DE ESCUNAS
Uma das melhores formas de conhecer a baía de Balneário Camboriú certamente é por mar. Uma boa lancha, um jet-sky ou até mesmo algumas embarcações mais simples favorecem-nos uma visão magnífica da cidade, com seus enormes arranha-céus e mar azul.
mas a opção mais disputada, no entanto, são as numerosas e cada vez mais sofisticadas escunas. O porto onde atracam as principais embarcações estão bem ao lado da Estação Barra-Sul do bondinho, sob a Passarela e junto ao Molhe Sul da cidade.
Qual barco escolher? Bom, aí a pergunta fica difícil e a melhor solução é gastar um pouquinho de tempo para pesquisar ou procurar um “agenciador”, que lhe dê o perfil de cada roteiro.
Alguns barcos dispõem de passeios mais calmos, destinados àqueles que desejam conhecer tranquilamente a baía; outros promovem passeios mais movimentados com a galera do agito, que quer curtir aventuras mais radicais, mergulhos, etc.
E tem mais: Alguns passeios podem ser mais curtos ou mais longos; numa ou noutra direção e, até mesmo, com objetivos diferentes.
Ao passar pelo cais, junto da Barra Sul, com certeza você será abordado por todos os comissários dessas embarcações, tentando convencer você que eles são sua melhor escolha. Vá com calma e decida sem pressa.
Em outros tempos já tivemos oportunidade de sair com uma escuna exclusivamente para nós, num dia de pouco movimento. A sorte também pode ajudar.
MAIS PASSEIOS E ATRATIVOS
Não conseguimos mencionar aqui senão uma pequena parte de tudo aquilo que a cidade oferece, tanto em suas praias como em sua área urbana, nas suas reservas ecológicas e até mesmo no seu potencial gastronômico, comercial e empresarial.
Mas vale a pena dar uma pesquisa prévia antes de visitar a cidade, pois certamente ficará difícil conhecer tudo que se deseja, sem um roteiro preparado com antecedência.
HISTÓRIA
A origem da cidade remonta aos homens do sambaqui, conforme se verificam nos sítios arqueológicos espalhados pela região, passando evidentemente pelos indígenas em datas mais modernas, pré e pós cabralina.
Com a chegada dos europeus imigrantes, a partir do século 19, tais populações foram praticamente dizimadas pelas políticas de “branqueamento” (deixar só os brancos na região), restando atualmente poucos remanescentes dessas etnias.
Segundo os anais da história do município, num relatório de 1855 sobre “Camboriú”, na Freguesia de Porto Bello, constava o seguinte:
- Livres brasileiros homens: 838 / Livres brasileiros mulheres: 889 / Livres estrangeiros homens: 11 / Livres estrangeiros mulheres: 1 / Escravos homens: 130 / Escravos mulheres: 95
O município que deu origem ao Balneário Camboriú foi a cidade de Camboriú, outrora chamada de Arraial do Bonsucesso.
Hoje Balneário Camboriú tem cerca de 115mil habitantes, muita gente para uma área bastante compacta como o do município (menos de 47km2)
Com o desenvolvimento da Praia de Camboriú e o aumento no número de católicos no local, em 1957 foi construída a Capela Santa Inês no centro da cidade, ligada à Paróquia do Divino Espírito Santo, de Camboriú.
Em 1967 ela se tornou Paróquia e, em seguida, iniciaram-se as obras para a construção de uma nova igreja.
COMO CHEGAR
Para quem parte de Curitiba ou Florianópolis a rodovia é a mesma, BR-101, embora em rumos opostos.
Distancias aproximadas a partir de:
Curitiba = 222km, BR-101, rumo sul
Florianópolis = 84km, BR-101, rumo norte
São Paulo = 616km, BR-101 até Curitiba; BR-376, até Garuva; e BR-101, até o Balneário
Porto Alegre = 520km, BR-290 até Osório; BR-101, até o Balneário.
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
Todas as fotos da matéria podem ser vistas aqui CLIQUE AQUI
EDITORIAL
O Portal D Moto é um site especializado em mototurismo, com publicações semanais.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9908-5656 ACESSE TAMBÉM
Região muito linda! Meu filho mora em Itajaí desde Set/2018 e já fomos várias vezes, sempre descobrindo lugares interessantes. Ressaltando que o nome correto é “Balneário Camboriú”, como está no recorte de jornal.
Grande abraço!
Paulo R W Michel
Porto Alegre/RS
Agradecemos não só por comentar nossa matéria, mas também para nos alertar sobre o nome correto da cidade. Como você também estivemos tantas vezes por lá que erroneamente a grafamos.