19/04/2021
Cana Verde é uma pequenina cidade mineira que fica na região da cidade de Perdões, a poucos quilômetros da Rodovia Fernão Dias e com uma história bastante peculiar. Vamos ver?
HISTÓRIA
O desenvolvimento da região onde hoje está a cidade teve origem no final do século 18, com a fixação de exploradores de minerais em busca do ouro.
Com a escassez do minério a pecuária teve início com vastas plantações de cana de açúcar, criando-se, então, um pouso fixo de tropeiros nas proximidades do Rio Jacaré, passando o local ser conhecido como Matozinhos do Jacaré.
Porém, o marco inicial da fundação da comunidade que deu origem a cidade foi dado pela portuguesa Maria do Rosário da Conceição, que chegou ao Brasil na comitiva do rei de Portugal, D. João VI, quando esse fugiu com toda sua corte por ocasião da invasão de Napoleão Bonaparte em Lisboa.
Mãe de filhos influentes na corte, foi ela quem mandou construir uma capela na parte mais alta da região, onde existia um canavial, dando origem ao Arraial da Cana Verde, tendo como padroeiro o Bom Jesus de Matozinhos.
Mais tarde, já em meados do século 19, o local foi elevado a Distrito da cidade de Oliveira, com o nome de Senhor Bom Jesus da Canna Verde.
Como cidade devidamente emancipada Cana Verde existe desde março de 1963, porém, antes disso foi distrito das cidades de Oliveira, Lavras, Campo Belo e Perdões.
A CIDADE
O centro urbano de Cana Verde fica colado nas margens da BR-354, a meio caminho entre as cidades de Campo Belo e Perdões, distando apenas 14km da Rodovia Fernão Dias.
Sua topografia é levemente acidentada, apresentando algumas ruas mais íngremes, mas sem exageros.
A arquitetura predominante é o tradicional contemporâneo das pequenas cidades, com raras edificações centenárias.
Aproximadamente 7mil cana-verdenses desfrutam do privilégio de morar no município, que tem suas ruas limpas e bem pavimentadas, sendo bastante prazeroso rodar por elas.
A Igreja da Matriz atual substitui a antiga capela fundada por D. Maria do Rosário, em cujo entorno surgiram as primeiras residências que deram início a formação da cidade.
Sabe-se que a capela original passou por algumas reformas em 1900, 1920, 1940 e 1960 e em 1985, sempre acompanhando o aumento dos fiéis e a segurança do templo.
TURISMO
Apesar de seu tamanho reduzido, Cana Verde reserva-nos algumas atrações pitorescas, principalmente aos amantes das aventuras mais radicais junto da natureza.
Os pontos principais dessas atividades são as cachoeiras da Pedra da Laje e a do Porto do Cedro, com visual de rara beleza.
Outros pontos bastante requisitados são as margens do Lago de Furnas, “O mar de Minas”, onde é possível a realização de passeios de barcos, lanchas e jet-ski.
NOSSA VIAGEM
Estivemos em Cana Verde nas festividades de carnaval, pouco antes do início da pandemia que tem assolado o mundo todo.
Nesse particular, bom lembrar a acolhida fraterna de seus moradores, que nos fez parecer estarmos em casa. Aliás, típica essa recepção em todos os cantos de Minas Gerais.
RODANDO EM CANA VERDE
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
Todas as fotos da matéria podem ser vistas aqui CLIQUE AQUI
EDITORIAL
O Portal D Moto é um site especializado em mototurismo, com publicações semanais.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9562-7935 ACESSE TAMBÉM