02/10/2020
Cardoso é uma pequenina cidade do extremo norte paulista, fazendo divisa com Minas Gerais na região da piscosa represa de Água Vermelha. Vem conosco.
A CIDADE
Com menos de 13 mil habitantes e sediada numa região esplêndida junto as margens do Rio Grande, o turismo local vive em grande parte da pesca, do lazer, assim como dos eventos e dos esportes náuticos.
Estivemos na cidade no inverno de 2018, mesmo assim o calor intenso e o céu azul brilhavam ao infinito, convidando-nos a rodar em cada recanto de lá.
Sua grande área territorial é servida por vários rios, cada um com seus locais turísticos, como a praia e um complexo turístico no rio Tomaizão, assim como outros congêneres no Rio Tomaizinho, Rio Marinheiro, Rio Grande e Rio Turvo.
A cidade é bem compacta, plana e organizada, tendo como ponto alto a bela Lagoa Hygino Zamprona, ponto de encontro de seus moradores.
Suas ruas, apesar de estreitas, são bem delineadas com um trânsito regular e intuitivo para quem vem de fora.
A renda oficial da cidade é baseada na agricultura e na pecuária, com grandes propriedades destinadas a bovinocultura, assim como no cultivo da cana de açúcar.
RODANDO EM CARDOSO
HISTÓRIA
Cardoso tem uma história recente que teve início em janeiro de 1937, quando Joaquim Cardoso da Silva fundou a Vila.
A princípio recebeu o nome de “Vila Bupeva”, “Arraial do Marinheiro”, “Vila Cardosa” até chegar ao seu nome atual.
Onze anos após sua fundação, em dezembro de 1948, a cidade conquistou a categoria de município independente, crescendo a olhos vistos desde então.
Destaca-se em seu centro comercial a pequenina e graciosa igreja Matriz de São Sebastião, com arquitetura contemporânea remetendo-nos aos traços barrocos e torre central com telhado de quatro águas.
Uma ampla praça não muito arborizada contorna todo o templo e consiste no centro nervoso e comercial da cidade.
SÃO JOÃO DO MARINHEIRO
Principal e único distrito da cidade de Cardoso, São João do Marinheiro já tentou desvincular-se administrativamente, porém se êxito.
Situada paralelamente a oeste de Cardoso, tem limites próprios e precisos, bem delineados pelo braço da grande Represa de Água Vermelha, em continuação com o Ribeirão Bonito.
A área urbana, apesar de graciosa, é minúscula, abrangendo pouco mais de uma dezena de ruas simetricamente desenhadas.
O destaque fica por conta da Praça Principal, que ocupa uma quadra inteira do já tão pequeno centro urbano.
O sossego aí prevalece como sói acontece em pequenas cidades interioranas, Brasil afora.
No entanto, sentar nas imediações da praça e trocar conversa com seu povo é coisa que devemos guardar para sempre em nossas lembranças.
RUMO A SÃO JOÃO DO MARINHEIRO
COMO CHEGAR
Para o aventureiro que partir da capital paulista o caminho é longo (560km), que podem ser percorridos mais facilmente pelas Via Anhanguera (até Limeira); pela Washington Luiz (até Mirassol); pela Euclides da Cunha (até Votuporanga); e o trecho final pela Péricles Bellini.
Para visitantes de outras localidades a melhor sugestão é seguir orientação de um bom guia de viagens, pois são muitas as alternativas para se chegar em Cardoso.
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
Todas as fotos da matéria podem ser vistas aqui CLIQUE AQUI
EDITORIAL
O Portal D Moto é um site especializado em mototurismo, com publicações semanais.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9562-7935 ACESSE TAMBÉM