16/08/2018
Nosso City Tour da vez foi no circuito do Cânion Pirituba, na pequena e charmosa Bom Sucesso de Itararé, no sul do Estado de São Paulo. Vamos conferir?
Com uma população beirando aos 4mil habitantes, a cidade fica a 350km de São Paulo e a 210km de Curitiba, neste caso rodando parte do trajeto pelo Rastro da Serpente.
Por estar inserida no Vale do rio Itararé, que faz a divisa entre os Estados de São Paulo e Paraná, bem como pelo grande cânion que parte de Itapeva até Ponta Grossa, incluindo o Cânion Guartelá, é uma das cidades mais frias do Estado, com médias em torno dos 16ºC e constantes geadas no inverno.
Os principais rios que cortam o Município e fazem confrontação com os Municípios vizinhos são: Rio Pirituba, Rio Itararé e Rio Itapirapuã . A vegetação local é característica de mata atlântica.
NO CÂNION
Estivemos em Bom Sucesso a convite de nosso amigo Juliano Camargo, da cidade vizinha de Nova Campina, para uma visita na cachoeira do Palmito Mole, na zona do Cânion Pirituba.
Acostumados que estávamos com as peripécias de Juliano, que já tinha nos acompanhado nos trajetos que fizemos em sua cidade, não estranhávamos quando ele seguia ligeiro pelas estradinhas de terra em precário estado.
Seguimos o anfitrião bem de perto e em pouco tempo estacionamos nossos veículos no meio do nada. Para que? Para nos embrenhamos em mata densa até uma visão surreal da cachoeira do Palmito Mole, que cai na fenda da terra num espetáculo grandioso.
Sobe daqui, desce de lá, rasteja por acolá e em pouco tempo descemos a grota para apreciarmos a vista da queda d´água lá debaixo. Outro espetáculo maravilhoso, principalmente pela água cristalina sob nossos pés.
Mas não paramos por aí. Nosso guia tinha ainda outras surpresas e, quando percebemos, estávamos novamente mata adentro caminhando entre os paredões dos cânions que descem verticalmente, como um corte preciso na rocha. Destino? Uma outra cachoeira.
Antecedendo em alguns poucos metros a queda do Palmito Mole, agora estávamos numa piscina natural da Cachoeira do Meio, que nos servia de chuveiro refrescante naquele dia ensolarado.
Não houve como não abusarmos daquilo tudo. Em poucos minutos já estávamos nadando naquela água límpida e curtindo uma ducha refrescante que massageava nossas costas.
Passamos toda a manhã e começo de tarde entre aquelas águas refrescantes e logo nos colocamos em marcha para completarmos nosso destino daquele dia.
Seguindo de volta para a estrada que nos levaria até Bom Sucesso acabamos atolados na lama mas, graças ao amigo presente não tivemos maiores problemas para colocar a moto em marcha novamente e seguirmos adiante.
CURTINDO A CACHOEIRA
BOM SUCESSO
Chegamos na sede do município de Bom Sucesso pela rodovia de acesso que parte da SP-258, contornando vagarosamente as curvas encravadas nos cânions, que podem ser vistos em quase todo o caminho.
Em pouco tempo cruzamos o bonito pórtico da cidade que dá as boas-vindas a todos os visitantes, e seguimos em direção ao seu centro urbano.
A cidade restringe-se a poucas ruas com calçamento em blocos de cimento, quase sempre com muita terra sobre seu leito. O comércio é bem acanhado e não encontramos nela nenhum hotel ou pousada, embora tenhamos informações que existem estadia nas redondezas.
Percebe-se, entretanto, muito trabalho de construções oficiais no município, com uma prefeitura moderna e recém construída, assim como um parque público e reformas de ruas, o que deve ser entendido como normal numa cidade com apenas 26 anos de idade.
Até a pequenina igrejinha de São João, com sua praça e chafariz, está dando lugar a uma nova e imponente construção, já que é a Matriz de lá.
No geral a cidade não ostenta grandes construções, sejam elas públicas, comerciais ou residenciais, mas ao que tudo indica o crescimento está chegando e a todo vapor.
Hoje as principais atividades econômicas do município são a extração mineral, como acontece nas cidades vizinhas, complementada com o reflorestamento de pinus e eucalipto que, além de produzirem divisas, escondem as muitas escavações a céu aberto.
Bom Sucesso foi criado em 30/12/1991, desmembrado da cidade de Itararé, muito embora já existisse como Bairro desde o início do século XX.
Contornando as ruas da cidade encontramos Mauro com seus filhos, lavando ávidamente sua motocicleta CRF na frente de sua casa e paramos para um dedo de prosa. Como estava com cirurgia recente e impedido de pilotar, resolveu vê-la brilhando, já que costuma viver toda enlameada pelas trilhas da região.
TURISMO
O turismo com certeza será o divisor de águas do município no futuro, se houver, desde já, uma projeção municipal para essa finalidade.
Belezas naturais não faltam por lá e a presença constante de turistas daria um controle maior na desenfreada extração mineral que, embora possa trazer lucros imediatos a cidade, certamente a relegará ao ostracismo em pouco tempo, assim que as minas esgotarem.
Desde os arredores da cidade o visitante já vem contemplando as formações rochosas que simbolizam animais (Camelo) e aves (galinha), conhecido como Vale dos Gigantes.
São muitas as cachoeiras, trilhas, rios e lagos pelo entorno da cidade, que remetem-nos ao tempo do caminho dos tropeiros, com grande variedade de atrativos ao aventureiro que goste de caminhadas e esportes de montanhas.
Finda essa visita deixamos Bom Sucesso em direção de Nova Campina, fazendo esse trajeto por terra, só para variar.
VEJA O VÍDEO FEITO EM BOM SUCESSO
Gostou da matéria? Faça um comentário e envie-a aos seus amigos.
Não gostou? Envie-nos então suas críticas ou sugestões.
CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS
CRÉDITOS
Texto e Edição: Marcos Duarte
Fotos e vídeos: Marcos Duarte e Juliano Camargo
conheça também:
Mto lindo o Cânion Pirituba, mas é em Itapeva… está quase 20km da divisa com Bom Sucesso.