22/01/2017
Nosso City Tour da vez foi nas terras fartas de Fartura, situada no sudoeste do Estado de São Paulo, na divisa com o Estado do Paraná e as margens da Represa de Chavantes.
Pelo que se sabe a região foi habitada pelos índios Caiuás, da família Tupi-guarani, mas não há o mínimo resquício de ter sido habitada pelos Xavantes, daí o fato da represa se chamar Chavantes e não Xavantes.
RODANDO EM FARTURA
Diz a lenda que o nome da represa é uma alegoria do tipo “uma chave antes”, utilizada para a ferrovia que por ali passava. Como não somos chaveiros, tampouco indianistas, seguimos nossos roteiros conforme as placas existentes nas estradas e pronto.
Fartura foi desmembrada de Pirajú, também sua vizinha, em fevereiro de 1884 e os “farturenses faturaram a farturenta Fartura” definitivamente como sua, que tem como lema oficial: “Fartura em todas as coisas”. O mais incrível é que Fartura já nasceu com esse nome e com ele ficou conhecida desde sua fundação.
Existe divergência sobre a origem do nome Fartura. Alguns dizem que era devido a abundância de peixes no Ribeirão, outros dizem que era devido a enorme fertilidade de suas terras. Hoje a cidade pertence a microrregião de Ourinhos/SP e sua população beira aos 20mil habitantes.
Passávamos por Fartura numa tarde de muita chuva e resolvemos entrar para conhecer a “Pérola do Vale”, como também é chamada, já que fica próxima ao encontro dos rios Paranapanema e Itararé, que forma a grande represa de Chavantes.
O passeio não foi em vão pois encontramos uma cidade verdadeiramente simpática, atraente e organizada. Um bem montado polo comercial nos convida a conhecermos a cidade e lá estávamos nós, desfrutando daquela hospitalidade.
Paramos nossas motocicletas ao lado da Igreja da Matriz e lá fomos nós em busca de um sorvete e um lanche reforçado, já que a chuva que tinha parado por algum tempo nos acompanharia até próximo da capital paulista e não daria trégua até lá.
Pelo que percebemos Fartura também é farta no turismo, que pode ser aproveitado não só na grande represa, com esportes náuticos de todo tipo e pesca, mas também aproveitando de suas florestas em trilhas pela natureza, nas várias cachoeiras e na região serrana.
O melhor mesmo é reservar alguns dias para conhecer a região, ficando em suas pousadas e campings que existem para todos os tipos de gostos e bolsos.
Fartura fica a aproximadamente 350km de São Paulo e pode-se chegar pela Rod. Castelo Branco até Avaré/SP e de lá seguindo pela Rod. Raposo Tavares até Piraju/SP. Daí até Fartura é um pulinho. Para quem parte de Curitiba a distância é de aproximadamente 400km, seguindo da capital em direção de Ponta Grossa/PR e depois pela PR 92 até Joaquim Távora/PR. para então seguir até Carlópolis, já na divisa com Fartura.
Como temos que enfrentar muita chuva ainda pela frente, desejamos à todos aqueles que quiserem conhecer Fartura uma Boa viagem.
Gostou da matéria? Faça um comentário e envie-a aos seus amigos.
Não gostou? Envie-nos então suas críticas ou sugestões.
CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS
CRÉDITOS
Texto e Edição: Marcos Duarte
Fotos e Vídeos: Marcos Duarte e Celso Elez
conheçam também: