20/08/2018
Este CITY TOUR foi realizado na zona da mata mineira, no pequenino município de Lamim, distante 160km de Belo Horizonte. Vamos saber mais?
COMO CHEGAR
Não há acessos ao município por grandes rodovias, mas por vias secundárias que cruzam as serras com visuais incríveis, principalmente para aqueles que gostam de uma boa dose de curvas em suas motocicletas.
Para quem parte de São Paulo pela Rod. Fernão Dias, terá várias opções para chegar até lá, sempre passando por inúmeras cidades no percurso. A distância aproximada será de 650km.
De Lamim até Vitória serão 500km de estradas, pouco mais que a distância até o Rio de Janeiro, onde o aventureiro rodará aproximadamente 400km.
HISTÓRIA
Lamim também surgiu durante o ciclo da mineração e era o centro da economia na região, tendo atraído para lá três portugueses originados dos Açores: Pedro José da Rosa, Francisco Souza Rego e José Pires Lamim.
Pedro José acabou se casando com a filha de um chefe indígena; Francisco Rego, casado e já instalado no lugar, mandou trazer sua esposa.
José Pires Lamim se manteve solteiro e morreu aos 25 anos. Em sua homenagem Souza Rego deu o nome de Lamim à sua fazenda e ao ribeirão que cortava suas terras, donde advém o atual nome da cidade.
Ainda por determinação de Souza Rego, uma capela foi construída no local onde fora enterrado José Pires, hoje substituída pela imponente igreja da Matriz da lá.
A instalação oficial de Lamim como cidade aconteceu em 01/03/1963, tendo ela, hoje, 55 anos de idade.
A CIDADE
Passamos por Lamim vindo de Catas Altas da Noruega, num dia ensolarado mas que tinha recebido chuvas leves durante toda a noite e começo da manhã, o que intensificava as cores das casas e da atmosfera que a envolvia.
Uma avenida com canteiro central, nimbada de palmeiras imperiais em tenra idade, recepcionou-nos a chegada.
Logo adiante, em suas ruas tortas e estreitas, o exuberante casario bem conservado também nos dava boas-vindas.
A cultura Portuguesa, vindo dos Açores, é traduzida em cada poro da cidade que mantém viva as tradições religiosas, em especial com a Festa do Divino, as congadas e as folias de reis.
O mesmo pode ser visto em suas adjacências, com fazendas imponentes nascidas no ciclo áureo da mineração.
Cruzamos as ruas principais da cidade, que na verdade é o trecho urbano da MG-132 que nos levaria a seguir até a cidade de Rio Espera, mas não sem antes darmos uma parada na praça principal para saborearmos um pouco das iguarias mineiras.
VÍDEO TOUR POR LAMIM
Fato inconteste em Minas Gerais, e repetido em Lamim, é o acolhimento do visitante pelos seus moradores, que mal chegam a quatro mil almas.
Gostou da matéria? Faça um comentário e envie-a aos seus amigos.
Não gostou? Envie-nos então suas críticas ou sugestões.
CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS
CRÉDITOS
Texto e Edição: Marcos Duarte
Fotos e vídeos: Marcos Duarte
conheça também: