24/06/2018
Nosso City Tour de hoje foi na cidade paranaense de Rio Negro, cidade essa conurbada com Mafra, em Santa Catarina e a 50km de Rio Negrinho, também em terras catarinenses. Vamos ver?
A CIDADE
Rio Negro é uma cidade paranaense bem desenvolvida, situada na divisa com Santa Catarina e com uma população estimada em aproximadamente 32mil habitantes. Seus moradores revezam-se nas atividades cotidianas com os de Mafra, do outro lado do rio que divide os municípios, somando as duas mais de 90mil pessoas.
O que traz importância para a região é a BR-116, que passa pela área urbana de ambas as cidades e, especialmente para Rio Negro, a mega estação ferroviária da ALL, situada em sua região noroeste e intrinsicamente ligada ao centro da cidade.
De Rio Negro até Curitiba são aproximadamente 90km e até Florianópolis pouco mais de 320km de rodovias.
A grande malha ferroviária ali existente liga o terminal de Rio Negro o sul do país com o litoral, levando e trazendo cargas até o Porto de Paranaguá e São Francisco do Sul, no Paraná, e o de Itajaí, em Santa Catarina.
HISTÓRIA
Formada no meio de uma picada que ligava Curitiba ao sul do Brasil, o objetivo nos primeiros anos do século XVII era o assentamento de 50 casais açorianos na região, de maneira a minimizar os constantes ataques indígenas.
A fundação oficial da cidade de Rio Negro se deu em 15 de novembro de 1870, deixando de lado seu nome anterior de Capela do Rio Negro para apenas Rio Negro, que permanece até os dias atuais em homenagem ao rio que banha suas terras.
Antes do incremento das ferrovias e rodovias, o transporte fluvial já fazia a cidade se destacar com o transbordo de cargas em seus portos, utilizando, na época, os dois lados do rio, o que ocasionou desavenças com o estado catarinense e a criação da cidade de Mafra.
A navegação pelo Rio Negro durou até os tempos modernos, tendo encerrado suas atividades definitivamente em 1953 com a extinção da empresa Lloid Paranaense, deixando saudades na região as embarcações “Pery”, “Rio Negro”, “Curitiba” e “Iguassu”, que mais frequentavam aquelas plagas.
TURISMO
Por ser uma cidade operária, onde o labor edificante brota de cada poro dos rio-negrenses, o turismo para quem visita a cidade é bastante modesto.
UM VÍDEO TOUR PELA CIDADE
Parque Municipal
O ponto forte tem sido o Parque Ecoturístico Municipal que funciona onde foi o Seminário Seráfico São Luís de Talosa, que ocupou-o a partir de 1923 até a década de setenta, quando encerrou suas atividades.
Com área total de aproximadamente 10mil metros quadrados, o visitante pode se embrenhar em trilhas ou curtir a beleza de sua arquitetura preservada, graças ao tombamento oficial realizado em 1978.
Para saber mais sobre esse monumento a céu aberto, melhor conferir no site oficial do empreendimento – https://rionegro.pr.gov.br/stuc/parque_ecoturistico.php.
Ponte de Ferro
A bonita e estreita pontinha metálica é importada. Construída na Bélgica por um estaleiro famoso, foi transportada ao Brasil e levou um ano para ser montada onde está. Foi solenemente inaugurada em 22 de novembro de 1896.
Além da faixa exclusiva para veículos, a ponte foi projetada com acesso para pedestres em ambos os lados, demonstrando a prioridade destes em relação aos veículos daquela época, lembrando que ainda não existiam automóveis rodando por lá.
Sua construção custou aos cofres paranaenses a bagatela de $728 contos de réis, trazendo um impulso extra ao desenvolvimento da região, que até então utilizava-se de barcos para a travessia do Rio Negro.
Pelo seu valor histórico e o local onde foi instalada, a ponte hoje é patrimônio cultural tombada pelos governos do Paraná e de Santa Catarina.
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CRÉDITOS
Texto e Edição: Marcos Duarte
Fotos e vídeos: Marcos Duarte
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