01/08/2016
Nosso City Tour da vez aconteceu na cidade de Santa Fé do Sul, quase na divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul, a 630km da capital paulista.
Sua população é de um pouco mais de 32 mil habitantes e é um dos 29 municípios considerados Estâncias Turísticas do Estado. Embora fundada oficialmente em 24 de junho de 1948, a região já era de interesse petrolífero desde os idos 1920.
Tem-se notícias que o major inglês John Byac Paget adquiriu na localidade cerca de 32 mil alqueires, com intensão da exploração do “ouro negro”, porém tal fidalgo nunca veio ao Brasil. Para garantir a posse das terras, fez instalar nela 79 famílias de colonos.
Como a Constituição de 1946 estabeleceu que o subsolo era propriedade da União, a Companhia Agrícola de Imigração e Colonização (Caic) adquiriu os citados alqueires, 30 mil deles depois comprados pela EFA (Estrada de Ferro Araraquarense) que posteriormente lotearam o latifúndio em pequenas glebas e as venderam a prazo.
O nome da cidade foi objeto de inúmeras sugestões, sendo escolhido Santa Fé por coincidir com as iniciais do então Deputado Sales Filho, que conseguiu a elevação do povoado à condição de município, em 1953. A partícula “do Sul” foi acrescentada por Lei, pois havia no Norte do Brasil uma vila com o mesmo nome.
A cidade não foge à regra da região e registra temperaturas elevadas durante o ano todo. Com ruas bem divididas e arborizadas, grandes praças e grandiosos monumentos por todo o canto, Santa Fé é um oásis de beleza naquela região do nosso Estado.
O ponto alto do turismo local acontece no mês de dezembro, já que a cidade inova no quesito “enfeites de natal”. O Projeto “Sonho de Natal, lançado em 2006, tem sido um imenso sucesso. Já naquele ano o município utilizou-se de aproximadamente 400 mil garrafas PET, recolhidas pelos alunos das escolas, evitando que elas fossem dispensadas em rios ou em aterros sanitários.
Nos últimos anos mais de 2,5 milhões dessas garrafas são utilizadas no evento, depois de passarem por um processo de limpeza, corte, moldura e pinturas, formando milhares de peças natalinas como flores, estrelas, bolas, sinos, anjos, etc.
UM VÍDEO TOUR POR SANTA FÉ
Segundo o responsáveis pelo município, o projeto “Sonho de Natal” é bastante relevante para o comércio, pois nos meses de duração do projeto – novembro, dezembro e janeiro – o número de pessoas que visitam a cidade é muito superior a qualquer outra época do ano. Isso movimenta a economia do município e faz com que o nome de Santa Fé do Sul seja levado para todo o país.
O Portal D Moto esteve na cidade numa dessas épocas e traz agora, para você, um pouco daquilo que pode ser visto por lá. Vamos conferir?
Gostou da matéria? Faça um comentário e envie-a aos seus amigos.
Não gostou? Envie-nos então suas críticas ou sugestões.
CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS
CRÉDITOS
Texto e Edição: Marcos Duarte
conheçam também: