07/03/2021
Tida como a última cidade serrana de São Paulo, para quem segue rumo ao oeste, Dois Córregos é a atração da vez aqui no City Tour. Saiba mais.
HISTÓRIA
A história de Dois Córregos se confunde com a de tantas outras cidades brasileiras, tendo surgida em área de parada de tropeiros que iam e vinham para as regiões das Minas Gerais.
Seu nome peculiar deriva da existência dos córregos “Fundo” e “Lajeado”, afluentes próximos das margens do Ribeirão do Peixe, onde ficava a parada mais importante desses tropeiros.
Consta que a área onde hoje é a cidade pertenceu ao mineiro José Alves Mira, que chegou na região por volta de 1846, ali fixando residência, doando posteriormente parte de suas terras para formação da comunidade que deu origem a Dois Córregos.
A primeira capela definindo o marco inicial da urbe foi inaugurada em fevereiro de 1856, exatamente atrás de onde é a Igreja Matriz atual.
O progresso deu um salto com a chegada, em 1886, da Estrada de Ferro da Cia. Rio Claro, expandindo o contato com cidades vizinhas que antes eram feitos por navegação fluvial.
A economia local é bem variada, embora baseada na agricultura, com extensas plantações de café e cana de açúcar. Dispõe, ainda, das indústrias madeireiras e moveleiras, bem como no comércio e na prestação de serviços.
A CIDADE
A demarcação das ruas tem boa simetria, prejudicada, apenas, na região do Rio Jaú, dos córregos que desaguam no rio e pela malha ferroviária ainda em atividade.
Porém, apesar da boa simetria as ruas são estreitas e movimentadas, o que dá ao município aspecto de uma cidade bem mais populosa que seus 27mil habitantes.
Estivemos em Dois Córregos para atividades no Fórum local e aproveitamos o resto do dia para desfrutarmos parte de suas belezas.
Depois das dificuldades de pilotar nas ruas centrais, estreitas e tumultuadas, bem como para estacionarmos a motocicleta para nossos afazeres, fomos curtir um tempo extra junto a periferia, principalmente ao lado da Estação Ferroviária.
IGREJA MATRIZ
A Igreja da Matriz Católica é dedicada ao Divino Espírito Santo. As obras do atual templo foram concluídas em 1911, ainda que o projeto de construção remontasse ao século anterior.
Na década de 1930 a igreja passou por pequenos reparos e em 1950 houve sua reconstrução total, ampliando-se os espaços internos.
O imponente conjunto da Igreja Matriz ocupa, na atualidade, dois quarteirões no centro da cidade: um para abrigar o templo, com jardins laterais e posteriores, e outro, em frente, somente como jardim abundantemente arborizado.
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
A atual estação foi construída em 1912 e os dois-correguenses mais tradicionais ainda galhardeiam que tal prédio seria a cópia da Estação de Marselha, na França, o que não é verdadeiro.
Os trilhos permanecem em uso regular, mas o imponente prédio, hoje restaurado, é dividido com órgãos públicos municipais.
TURISMO
O turismo de Dois Córregos parece estar em alta, principalmente o turismo ecológico.
Com grandes reservas de belezas naturais, a cidade tem sido destino costumeiro de visitantes ávidos por embrenharem-se em suas matas nativas e em suas belas cachoeiras.
RODANDO EM DOIS CÓRREGOS
Os jipeiros e trilheiros de plantão também estão adotando trechos rurais para suas atividades, contando até com um encontro anual de jipeiros.
Fora isso os esportes mais radicais como o rafiting, o canyoning e o rapel têm sido bastante procurados por lá, por causa de seus vários penhascos e cachoeiras.
COMO CHEGAR
Para quem parte da capital paulista o percurso é de 265km, podendo ser rodados pela Rodovia dos Bandeirantes, até Limeira, seguindo então pela SP-304, até a cidade.
Para visitantes de outras localidades o melhor mesmo é consultar um bom guia rodoviário, pois o acesso pode ser difícil.
De qualquer maneira, a melhor referência é a cidade de Barra Bonita, que fica vizinha de Dois Córregos, distante apenas 27km.
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
Todas as fotos da matéria podem ser vistas aqui CLIQUE AQUI
EDITORIAL
O Portal D Moto é um site especializado em mototurismo, co
m publicações semanais.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9562-7935 ACESSE TAMBÉM