03/06/2021
Entre Rios de Minas é uma pequena cidade das Minas Gerais, na rota da Estrada Real, com rica história iniciada com os Bandeirantes Paulistas em busca das riquezas mineiras. Vamos Ver?
HISTÓRIA
Buscando as verdes esmeraldas do Sertão dos Cataguás, como era chamada a região antes da criação da capitania das Minas Gerais, partiu Fernão Dias capitaneando sua expedição no final do século 17 que, entre tantas façanhas, também deu origem a várias cidades, entre elas a de Entre Rios de Minas.
Tem-se que o fundador oficial da cidade tenha sido Pedro Domingues, sertanista remanescente da bandeira de Fernão Dias, que instalou o forte da Casa de Pedra do Gambá, num sítio da região cujas ruínas ainda são existentes.
A localização desse forte está na Serra do Gambá, próximo do lugarejo chamado São José das Mercês, a 13km ao norte do centro da cidade, já na divisa com a cidade de Jeceaba.
Ao longo dos tempos a localidade que deu origem a Entre Rios de Minas teve diversos nomes, tais como: Brumado do Suaçuí, Entre Rios e João Ribeiro, tendo o nome atual e definitivo sido oficializado somente em 1953.
A CIDADE
Localizada na parte alta do Rio Paraopeba, tem aproximadamente 15mil habitantes espalhados pelas áreas rural e urbana do município.
A agropecuária é a responsável pela maior parte da economia local, com grandes produções de leite e milho. Tem-se que a cidade é o berço do cavalo Campolina, assim como a vizinha Passa Tempo também o é do cavalo Marchador Mineiro.
Seu centro urbano ainda conserva velhos casarões do período colonial, assim como ruas estreitas, calmas e bem cuidadas.
O destaque fica na Igreja Matriz Nossa Senhora de Brotas, com arquitetura em estilo neogótica e construída inicialmente em 1832, tendo sido demolida posteriormente e reconstruída em seguida.
O atual templo vem da reforma feita em 1928, mantendo-se na originalidade apenas os altares laterais e a pia batismal.
Outro ponto de interesse do município é o Hospital Cassiano Antônio da Silva Campolina, inaugurado em 1910 e construído a partir do desejo do homenageado, em testamento.
A magnífica edificação do nosocômio segue a arquitetura neoclássica e mantém-se firme e forte como em seus primevos tempos, inclusive resguardando pinturas originais de sua fundação.
As obras de arte lá existentes foram encomendadas do pintor Francisco Tamietti que, além das pinturas da capela, também foi o responsável pelas do Salão da Provedoria e do refeitório, tudo feito com materiais importados da França.
PILOTANDO EM ENTRE RIOS DE MINAS
TURISMO
O turismo na cidade é bastante equilibrado, revezando-se entre o religioso, o cultural e o ecológico.
No religioso o assunto será sempre a Santa Manoelina dos Coqueiros, que a partir dos anos 1930 passou a receber pessoas de todo o país para milagres. Era tida como uma moça simples, pobre e honesta.
Manoelina Maria de Jesus atendia a todos, gerando sobre ela, como sempre, crendices dos mais variados tipos, que a fazia permanecer o maior tempo reclusa em seu espaço.
Conta-se que aos 16 anos foi curada de uma tuberculose por intermédio de um anjo, e que a partir daí começou a ajudar aos outros, indistintamente.
A exagerada repercussão de suas atividades fez com que ela e a família mudassem, em 1931, para a cidade de Bonfim, lá falecendo aos 49 anos de idade, em março de 1960.
No quesito cultural a busca dos visitantes é pela Casa de Pedra do Gambá, conforme já narramos. A fortaleza foi erigida para o combate, com o propósito de atacar e se defender dos índios Cataguases, que além audazes e destemidos, não desejavam ser escravizados.
Suas ruínas caracterizam-se por paredões altos e largos feitos de pedras, cobrindo vasta área de terreno, com grandes compartimentos.
O sítio arqueológico onde estão as ruínas é tombado de Iphan e o acesso se dá por estrada de terra, a partir do Pesque Pague do Eli.
O turismo no quesito ecológico não menos interesse gera aos amantes das trilhas e das aventuras. Com grandes reservas naturais, as cachoeiras e trilhas são os lugares mais procurados, propiciando vários tipos de esportes como escalada, voo livre, bikes, trekking, etc.
São muitas as cachoeiras de interesse, dentre elas temos:
Do Gordo, que fica 18km ao sul da cidade, a meio caminho de Lagoa Dourada;
Dos Faleiros, a 10 km em direção sudoeste;
Dos Coqueiros, que fica a 12km da cidade, nas margens da MG-270 em direção de Desterro de Entre Rios;
Da Mata, que fica a 16km da cidade e também nas margens da MG-270, pouco depois da Cachoeira dos Coqueiros e com alguma estrutura para o visitante nas cercanias.
As serras de Camapuã e do Gambá também são outros ótimos atrativos que divisam com algumas cidades da região.
NOSSA VIAGEM
Desta vez não podemos falar em “nossa viagem”, pois estivemos em Entre Rios de Minas várias vezes nos últimos anos, sempre com uma esticadinha por suas ruas e praças.
Já estivemos lá com a pequena Kansas 150cc, na matéria Sob o Céu da Inconfidência. Também já estivemos lá por diversas vezes com nossa Transalp 700cc e, pela última, vez no começo deste ano, agora com uma Pajero 4×4.
Rota da Estrada Real, é um oásis para o visitante da região por suas características de recepção ao turista (carimbo de passaporte Estrada Real); de infraestrutura para acomodações, refeições e serviços diversos; bem como para aquele dedo de prosa que só o mineiro raiz consegue conceder.
Suas ruas mesclam o moderno com o colonial típico mineiro, não só no calçamento das vias públicas, em boa parte asfaltadas e largas, como nas edificações públicas e particulares.
Por momentos nos faz sentir numa cidade grande, graças ao tráfego insistente veículos; por outras vezes nos permite imaginar o passado entre as ruelas estreitas da área central.
CHEGANDO EM ENTRE RIOS
Embora com poucos habitantes, a cidade conserva um centro comercial interessante e bem diversificado, bastando no quesito das necessidades mais urgentes de seus munícipes.
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
Todas as fotos da matéria podem ser vistas aqui CLIQUE AQUI
EDITORIAL
O Portal D Moto é um site especializado em mototurismo, com publicações semanais.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9562-7935 ACESSE TAMBÉM