27/05/2022
Nesta edição do City Tour visitamos a bonita cidade paranaense de Francisco Beltrão, localizada no sudoeste do estado, quase na divisa com a Argentina e com uma população que se aproxima dos 100 mil habitantes.
HISTÓRIA
Sediada onde outrora foi uma mata virgem formada principalmente pela Araucária angustifólia, o pinheiro que é símbolo do Paraná, registra seus primeiros habitantes por volta dos anos 1922, mas cujo povoamento se formou somente a partir do ano de 1940.
O marco inicial de seu crescimento se deu com uma Colônia Agrícola (CANGO) ao lado do Rio Marrecas, que teve como função a organização da distribuição de terras entre colonos recém chegados.
Nessa época a comunidade era denominada Vila Marrecas, porém, face ao seu rápido crescimento, já em 1948 teve instalado em suas terras uma unidade do Exército, dado a proximidade com a fronteira com a Argentina.
Como município existe desde novembro de 1951, desmembrada da cidade de Clevelândia. Seu nome homenageia o engenheiro Francisco Beltrão, que tem grande ligação com os primórdios da sua fundação.
Mas nem tudo foram flores no início. Divergências sobre a propriedade das terras cedidas aos colonos fizeram eclodir um conflito no ano de 1957, denominado “revolta dos posseiros”, já que muitos donatários ainda não tinham a documentação definitiva de suas áreas.
A CIDADE
A primeira impressão que temos quando chegamos em Francisco Beltrão é de uma metrópole, não só dado ao grande número de arranha-céus existentes, mas por uma organização urbana muito bem elaborada, mesclando ruas largas e bem sinalizadas, com uma arquitetura moderna e bem dimensionada.
O visitante não tem muita dificuldade para transitar por seus logradouros públicos, já que o Rio Marrecas fixa uma referência prática ao movimentarmos entre os diversos bairros do município, assim como a área urbana é relativamente plana, sem excessos de aclives e declives.
Outro ponto que chama a atenção do visitante é seu centro comercial super diversificado, apresentando megalojas de âmbito nacional e muitas outras lojas de grande porte, o que torna a cidade ponto de referência entre as cidades vizinhas.
UM TOUR EM FRANCISCO BELTRÃO
CONCATEDRAL N. S. DA GLÓRIA
O templo católico de características ultra modernas começou a ser construído em 1956 e está localizado no centro do município, tendo a sua frente uma bonita praça arborizada com direito a chafariz e coreto.
A nave principal é conjugada com o altar mor, que se diferencia do todo por estar numa plataforma a quatro lances de degraus do resto do templo.
O revestimento do piso é em granito polido e seu teto em madeira de lei envernizada e sem adereços ou pinturas, conferindo ao recinto um ambiente de recolhimento interior, colaborado pelos belos vitrais que traduz a luz solar num espectro de rara beleza.
A torre principal da Concatedral, que também é a Igreja Matriz da cidade, teve o início de sua construção somente em 1999, tendo sido inaugurada no ano seguinte, e fica no mesmo espaço destinado ao templo, mas não ligada fisicamente a ele.
A torre tem 100 metros de altura e dois mirantes em sua parte superior, acessado por um elevador panorâmico que estava desativado por ocasião de nossa visita, devido a reformas necessárias à sua segurança.
Quatro relógios com iluminação LED e um sino eletrônico que emite notas e toques inspirados no do Palácio de Westminster, na Inglaterra, compõem a parte alta da torre, estando ela entre as mais altas torres de relógio do mundo.
TURISMO
O turismo de Francisco Beltrão é bem diversificado, fazendo com que o visitante precise de vários dias para poder se inteirar de todo seu potencial.
CRISTO REDENTOR
Adquirida em Campinas/SP no ano de 1990, a imagem em concreto armado do Cristo foi inaugurada no Morro do Calvário, no Bairro da Cango, em abril de 1992, passando a ser um marco no turismo religioso da cidade.
Porém, a história do Morro do Calvário vem do ano de 1959, com a feitura de uma via sacra e uma gruta consagrada a Nossa Senhora de Lourdes, essa inaugurada em 1961.
O local é muito visitado não só por devotos e peregrinos, mas por toda a população de Francisco Beltrão e turistas, dado ao seu ponto estratégico elevado, que nos dá uma magnifica vista de toda a cidade.
Para que não pareça apenas uma estrutura de concreto armado, a base da estátua foi usada como se fosse uma capela.
Essa base é composta por quatro grandes pilastras ocas, que vão diminuindo de largura à medida que sobem, e são encimadas por quatro arcos, um de cada um dos lados. Dentro de duas das pilastras foram colocadas escadas metálicas em caracol, que dão acesso ao topo do pedestal e aos pés da estátua.
PARQUE ALVORADA
O parque fica ao lado do Rio Marrecas, mas ao perguntar a um morador de lá sua localização, ele certamente lhe dirá, em sotaque típico, que o parque está ao lado do “rio marecas”, jamais dando a entonação de dois “r” nem na palavra “rio”, nem na palavra “marrecas”. Coisas de Francisco Beltrão.
Reaberto ao público no começo de 2021, depois de severa reforma, o parque ambiental garante aos seus frequentadores pista de caminhadas e passeios de bikes em volta do belo lago, estacionamento gratuito e uma ótima infraestrutura.
É um dos locais mais utilizados para o lazer e práticas esportivas pela comunidade beltronense, dispondo, inclusive, de uma bem montada academia de ginástica ao ar livre e um playground bem diversificado.
O turismo rural segue o roteiro “Caminho do Marrecas”, cujo trajeto nos remete a belos trechos de natureza e a possibilidade de degustação e compra de vinhos elaborados na região, assim como geleias, melados e licores produzidos ecologicamente.
Várias fazendas de famílias tradicionais do município estabelecidas por esses caminhos nos recebem de braços abertos, para que esse contato seja o mais caloroso possível.
COMO CHEGAR
O aventureiro que partir de Curitiba rodará pouco mais de 470 km para chegar até Francisco Beltrão, vindo por Guarapuava.
Já o visitante que partir da Capital Paulista rodará quase o dobro daquele que partir de Curitiba, já que rodará mais de 400 km para chegar a capital paranaense, antes de ir até Francisco Beltrão.
Para turistas advindos de outas localidades o mais correto será o uso de um bom guia rodoviário, sabendo, de antemão, que não haverão grandes problemas para se chegar em Francisco Beltrão.
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
EDITORIAL
PORTAL AVENTURAS é um veículo de comunicação de aventureiros e aventuras de todos os tipos, no ar,
no mar e na terra, abordando os assuntos com seriedade e profissionalismo.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9562-7935 ACESSE TAMBÉM
Seja sempre bem vindo a Beltrão Marcos.
Muito obrigado por descrever, tão ricamente de detalhes, essa nossa linda cidade.
Claro que irei outras vezes para sua cidade, ainda mais com o tratamento vip que tenho por aí. Agradeço o elogio sobre a matéria. É esse desejo de descrever os rincões do Brasil com a maior fidelidade possível, que mantenho fiel neste site há quase uma década.