08/10/2021
Indiaporã, no noroeste de São Paulo, divisa com Minas Gerais e nas margens da grande represa de Água Vermelha, é a nossa atração especial desta edição do City Tour. Vamos ver?
HISTÓRIA
Os primórdios do município procedem de uma história bastante simples, porém, repleta de boa vontade, dinamismo e cooperação mútua entre proprietários de terras e colonos ávidos a progredirem e firmarem residência.
A data da sua fundação é também de um simbolismo incomum: 01/01/1940.
No dia de “ano bom” e início de uma nova década, o doador das terras onde está a cidade, juntamente com várias outras pessoas, roçaram o terreno da futura praça principal e ergueram o cruzeiro, dando-se por fundado o povoado que viria ser a cidade de hoje.
Elevado a condição de Distrito da cidade de Fernandópolis no natal do ano de 1948, só foi emancipado como município independente em dezembro de 1953.
Atualmente pouco mais de 4 mil habitantes disputam residência numa área total de quase 280 km2.
Seu nome foi construído artificialmente. Tem por base a língua portuguesa, com a palavra “índia”, e o termo guarani “porã”, que significa bonito(a). É uma homenagem aos índios Caiapós que viviam na região.
A CIDADE
Suas ruas são poucas, bem delineadas, compactas e quase que totalmente planas, permitindo um fluxo de veículos seguro e ágil.
A área destinada ao comércio local é bem acanhada, obrigando aos moradores procurarem outras cidades maiores da região para produtos mais específicos.
A imponente Igreja Matriz de São João Batista está localizada na praça principal e sua torre central de três pavimentos pode ser vista praticamente de todos os pontos da cidade.
Numa construção contemporânea e acabamento interno simplificado, ostenta magnífico piso de mármore e vitrais multicoloridos.
TURISMO
Se o centro urbano não oferece, em si, grandes atrativos ao turismo, a não ser o cultural, o mesmo não se pode dizer de seu entorno, onde pululam atividades das mais tranquilas às mais radicais.
O Ecoturismo, abrangendo a pesca, as aventuras e as atividades náuticas estão aliadas ao turismo gastronômico, onde a cidade também se desponta.
A vocação turística oficial está a 13km da cidade e se chama Balneário Municipal.
Lá se consegue a tranquilidade das águas calmas às práticas de motocross, jet-sky e mergulho.
O uso da praia é gratuito, sendo cobrado, apenas, a utilização de quiosques e chalés.
No curso do Rio Grande, que banha a cidade, os adeptos dos esportes náuticos podem se esbaldar nos trechos de corredeiras e nos imensos lagos formados pela Represa Água Vermelha.
RODANDO EM INDIAPORÃ
COMO CHEGAR
Para os aventureiros que partirem da capital paulista o trajeto será de aproximadamente 600km. O percurso sugerido é pela Rodovia dos Bandeirantes, Washington Luiz e Euclides da Cunha, até Fernandópolis, seguindo então pela SP-543.
Já para os viajantes oriundos de Belo Horizonte o trajeto tem 800km, que poderão ser percorridos pela BR-262, até Campo Florido, seguindo então pelas MG-255 e MG 426, até a divisa com São Paulo. Daí em diante segue-se pela SP-543, até a cidade de Ouroeste, da qual fica bem pertinho.
Para viajantes e aventureiros de outras localidades o melhor é consultar um bom guia de viagem.
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
Todas as fotos da matéria podem ser vistas aqui CLIQUE AQUI
EDITORIAL
PORTAL AVENTURAS é um veículo de comunicação de aventureiros e aventuras de todos os tipos, no ar,
no mar e na terra, abordando os assuntos com seriedade e profissionalismo.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9562-7935 ACESSE TAMBÉM