13/06/2019
Itararé é a cidade da vez em nosso City Tour. Localizada no sudoeste do Estado de São Paulo, faz divisa com a cidade de Sengés, no Paraná. Vamos conhecê-la?
COMO CHEGAR
Para quem parte da capital paulista o trajeto mais curto tem cerca de 350km, normalmente percorridos pela Rodovia Raposo Tavares, até Itapetininga, e seguindo então em direção de Capão Bonito, base do Rastro da Serpente. Daí em diante serão cerca de 120km até Itararé, pela SP-258.
O paranaense que partir da capital do estado terá um percurso menor à percorrer: 290km. Por esse trajeto deverá seguir de Curitiba em direção de Ponta Grossa, e dali seguir pela PR-151, passando por Castro, Jaguariaíva e Sengés.
HISTÓRIA
O significado do nome da cidade é “pedra cavada pelo rio”, uma referência ao leito rochoso do rio Itararé, que passa pelo município com seus enormes paredões, cânions, cachoeiras e grutas.
Como muitas outras cidades da região sul e sudeste do Brasil, seu desenvolvimento populacional teve seu início com as passagens constantes de bandeirantes, exploradores, padres e estudiosos, formando-se ali, então, um dos pontos de tropeiros entre Sorocaba e o sul do país.
A geografia também convergia para que essa parada fosse providencial para os viajantes, pois existia nesse ponto do rio uma passagem natural, evitando-se a travessia mais perigosa em suas águas normalmente caudalosas.
No princípio o rio Itararé foi estabelecido como divisa entre as Vilas de Sorocaba e Curitiba, ambas pertencentes a São Paulo, sendo que somente a partir de 1853 o rio passou a dividir oficialmente a Província do Paraná, em relação a São Paulo.
Segundo consta, o naturalista e historiador Auguste de Saint-Hilaire registrou em seus apontamentos o encontro do Rio da Prata com o Itararé; e o naturalista Jean Baptiste Debret fez uma aquarela da ponte de madeira lá existente, retratando as dificuldades de locomoção na época.
A criação do município se deu oficialmente em 1893, com o nome de São Pedro de Itararé, desvinculando-o da cidade de Itapeva.
A CIDADE
Itararé tem uma beleza toda especial e uma boa infraestrutura econômica, que abriga confortavelmente seus mais de 50mil habitantes.
Com sua natureza exuberante a cidade recebe turistas de todas as regiões do país, interessados, em especial, no ecoturismo.
Entre os esportes mais procurados estão os radicais, como o trekking, boia-cross, canoismo, rapel, escaladas, etc.
Os informativos oficiais da cidade dão conta que entre as atrações estão o Parque Ecológico da Barreira, a Estância Vale do Paraíso, Trilha do Segredo, Cachoeira do Lajeado Grande e a Cachoeira do Corisco.
RODANDO ENTRE OS CÂNIONS
O rio Itararé, que corta todo o município, nasce a 45 quilômetros da cidade, vencendo os muitos desníveis e rompendo as rochas de arenito da região, até chegar na região do “Corisco”.
É bem verdade que muitas das atrações que a cidade oferece estão na área paranaense do município de Sengés, porém há um certo consenso entre elas00 de explorarem conjuntamente essas belezas naturais.
Em nossa visita seguimos parte da margem paulista do Rio Itararé, em terra batida, percorrendo os topos do vasto cânion formado por ele, com atenção especial ao Mirante da Ventania e o Mirante do Morro, na Serra da Lumber.
De volta à sede do município tomamos nossa refeição no centro da cidade e deixamos Itararé nas primeiras horas da tarde, rumo às vizinhas cidades de Bom Sucesso de Itararé e Nova Campina.
UM VÍDEO TOUR PELA CIDADE
Gostou da matéria? Faça um comentário e envie-a aos seus amigos.
Não gostou? Envie-nos então suas críticas ou sugestões.
CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS
CRÉDITOS
Texto e Edição: Marcos Duarte
Fotos e vídeos: Marcos Duarte
conheça também:
Um abraço lá pra Itararé! Minha cidade natal.
valeu amigo