31/08/2018
Lagoa Santa, município localizado na região metropolitana da Grande Belo Horizonte é nosso assunto da vez. Vamos conhecê-la um pouquinho mais?
COMO CHEGAR
Lagoa Santa fica a 35km de Belo Horizonte, rumando-se pela MG-010. Para quem parte de São Paulo não há como errar, pois pela Fernão Dias chegamos rapidamente a BH e por uma única via, porém, percorreremos aproximadamente 635km .
O Carioca rodará pouco menos de 490km para chegar na cidade e partirá do Rio inicialmente rumo a Juiz de Fora. O capixaba, de Vitória, rodará para chegar à Lagoa Santa cerca de 550km, quase toda ela pela BR-262, passando a rodar pela BR-381 apenas depois de João Monlevade.
A RIQUEZA CULTURAL
Com mais de 60mil habitantes, Lagoa Santa repousa, como muitas outras cidades das Minas Gerais, em rico solo de interesse histórico e cultural, em especial da espeleologia, da paleontologia, da arqueologia, além da mineralogia.
Nesse sentido a história nos dá conta que, em pesquisas arqueológicas realizadas por lá há meio século, veio à tona o crânio humano mais antigo das Américas, com aproximadamente 12,5mil anos, ao qual atribuíram o nome de “Luzia”, que está exposto no Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista.
Luzia é o nome do fóssil humano (homo sapiens) mais antigo encontrado na América, com cerca de 12 500 a 13 000 anos (similar somente a Naia) e que reacendeu questionamentos acerca das teorias da origem do homem americano. O nome foi dado pelo biólogo Walter Alves Neves. O fóssil pertenceu a uma mulher que morreu entre seus 20 a 24 anos de idade e foi considerado como “a primeira brasileira” a viver no continente do pais sul-americano que seria formado depois.
O crânio dela foi encontrado no início dos anos 1970, pela missão arqueológica franco-brasileira, chefiada pela arqueóloga francesa Annette Laming-Emperaire (1917-1977). O crânio foi descoberto em escavações na gruta que era famosa pelos trabalhos do cientista Peter Lund.
HISTÓRIA
O povoado que marca o início da colonização recente da região está atrelada a chegada da bandeira de Fernão Dias Paes Leme, em busca das tão sonhadas riquezas minerais, por volta do ano de 1675.
Por falar em bandeiras, temos que essa empreitada, em particular, protagonizou os mais dramáticos eventos entre seus membros, tais como o enforcamento de José Dias pelo próprio pai Fernão Dias, por acusação de conspiração.
Outro evento dramático teria sido o assassinato de Dom Rodrigo Castel Blanco, administrador das minas descobertas e por se descobrir, crime esse atribuído ao bandeirante Manuel da Borba Gato, genro de Fernão Dias.
Já a ocupação nos arredores da lagoa central ocorreu por volta de 1733, quando foi difundido poderes curativos às suas águas. A criação de uma comunidade ao lado da lagoa só ocorreu por volta de 1750, por causa de novos e muitos relatos de curas milagrosas.
A fama das águas foi tanta que houve sua comercialização em barris na capital portuguesa, chegando a concorrer com as águas de Caldas da Rainha, lá mesmo, além mar.
Com a chegada de tanta gente nas imediações da lagoa, foi providenciada a construção da capela de N. S da Saúde, e dado início ao processo de divisão do solo para implantação de ruas e área reservada para o “banho medicinal”.
A elevação de Lagoa Santa a condição de cidade emancipada ocorreu em dezembro de 1938, contando ela, hoje, com 80 anos de existência.
Revolução Liberal
Dizer que o Brasil é um país abençoado e sem guerras é só para aqueles que não se aprofundaram com o cuidado devido em nossa história, tendo como marco inicial sua descoberta.
A despeito da “santidade” da lagoa central, suas adjacências foram palco de combates atrozes da Revolução Liberal de 1842, tendo a população local apoiado abertamente os rebeldes contra as forças legais, com distribuição de munição e suprimentos em geral para os rebelados.
Peter Wilhelm Lund
O leitor amigo poderá pesquisar, ainda, a história e trabalho do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund, que se radicou no Brasil desde 1829, trazendo à tona, em seus estudos, as riquezas geológicas, paleontológicas e arqueológicas escondidas no subsolo não só de Lagoa Santa, mas em toda a região circunvizinha.
Nascido em Copenhague em julho de 1801, veio ao Brasil justamente para tratamento de saúde e iniciou suas pesquisas aqui mesmo, nos arredores do Rio de Janeiro, somente mudando-se para a região de Lagoa Santa depois de ter mostrado seu trabalho na Europa, onde retornou por pouquíssimo tempo.
Entre 1835 e 1845 descobriu milhares de fósseis de animais extintos da época Pleistoceno, além de 31 crânios humanos em estado fóssil, no que passou a ser conhecido como o Homem de Lagoa Santa, cujos hábitos alimentares incluíam folhas, frutas, raízes e algumas vezes, carne.
TURISMO
Lagoa
O turismo da cidade ainda é, em sua essência, religioso, tendo como pano de fundo a lagoa central e a Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde, que recebe muitos peregrinos em busca de algum milagre.
Gruta da Lapinha
Fica localizada na área rural do Distrito de Lapinha, a 15km do centro da cidade. O acesso é pela MG-010 por cerca de 8km e o resto pela Estrada da Lapinha, que vai até o Parque Estadual do Sumidouro, onde está a formação rochosa.
A CIDADE
Partimos de Belo Horizonte e passamos por Lagoa Santa com destino certo para a Serra do Cipó e, é evidente, não deixaríamos de visita-la dado a sua beleza e sua importância para a ciência, religião e turismo.
Seguimos sempre pela MG-010, que passa exatamente pelo centro de Lagoa Santa, nesse trecho urbano recebendo nomes diversos em seus logradouros.
Intuitivamente chegamos na Praça da Matriz da cidade, onde fomos recebidos por vários motoboys que nos deram todo o apoio logístico para o roteiro que pretendíamos fazer, bem como nos apresentando a cidade em seus detalhes.
Depois da conversa amiga com os moto-fretistas seguimos pela orla da lagoa, que fica a duas quadras dali, e nos surpreendemos com sua beleza.
Para azar de qualquer editor de reportagem, perdemos os arquivos dos vídeos feitos ao lado da Lagoa Principal e, com certeza, algum dia faremos novamente imagens inéditas para o leitor amigo.
Com o tempo escasso para aquele dia, não pudemos ir até a Gruta da Lapinha, porém, colhemos todas as informações necessárias para uma nova empreitada por lá, o que certamente não demorará, pois volta e meia estamos em terras mineiras.
Assim, seguimos viagem pelos Bairros de Vila Maria, José Fagundes e Campinho de Baixo, cruzamos o Rio das Velhas e retomamos a MG-010. Apesar de termos rodado pouco desde Belo Horizonte, reabastecemos nossa motocicleta para evitar possíveis percalços na Serra do Cipó.
UM VÍDEO TOUR POR LAGOA SANTA
Gostou da matéria? Faça um comentário e envie-a aos seus amigos.
Não gostou? Envie-nos então suas críticas ou sugestões.
CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS
CRÉDITOS
Texto e Edição: Marcos Duarte
Fotos e vídeos: Marcos Duarte
conheça também: