11/07/2021
Nesta edição do City Tour apresentaremos a pequena cidade paulista de Macatuba, encravada a meio curso do Rio Tietê e nas proximidades de Barra Bonita. Vamos saber mais?
HISTÓRIA
O povoamento primitivo que deu origem a cidade começou a se formar por volta do ano de 1900, com a fixação de pequenos agricultores em áreas próximas.
Com a elevação do número de habitantes a localidade foi elevada a Distrito de Ubirama, com o nome de Bocaiúva, obtendo sua emancipação política apenas em 1925.
A denominação Macatuba é superveniente, aposta apenas em novembro de 1944, cujo significado vem do tupi-guarani em referência a uma espécie de palmeira nativa daquela região chamada macás.
RODANDO EM MACATUBA
Localizada na região central do estado, guarda consigo as peculiaridades de uma cidade tipicamente interiorana, com um centro urbano bastante acanhado e cortado de ponta a ponta pela Avenida Virgílio Rocha.
TURISMO
Macatuba e outras nove cidades da região integram o “Circuito turístico caminhos do centro oeste paulista”, oferecendo ao turista atrativos como a “Usininha” e o Teatro municipal, além das festividades do Peão Boiadeiro e religiosas.
Há também o artesanato que abocanha o projeto municipal em reconhecimento da cidade como a “Capital Nacional do Patriotismo“, com exposições e vendas na “Casa do Artesão”, localizada na principal avenida de lá.
A CIDADE
Poucas ruas guarnecem a área urbana de Macatuba, que se estende numa região quase plana. Tais logradouros se nos mostram muito bem cuidados, existindo facilidade de locomoção.
A Igreja Matriz de Santo Antonio é talvez a edificação mais imponente da cidade, numa alvenaria de vanguarda e atípica para o conceitual tradicional da Igreja Católica, com uma obra maravilhosa que chama a atenção de todos que passam pelo município.
O atual templo foi reconstruído a partir da igreja original instalada em 1915 e é o cartão postal de Macatuba.
COMO CHEGAR
Para os visitantes que partam da capital paulista o percurso será de aproximadamente 300km, existindo várias opções de trajeto que podem ser pesquisados pelo interessado.
Para aventureiros de outras localidades o ideal é a consulta a um bom guia rodoviário.
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
EDITORIAL
PORTAL AVENTURAS é um veículo de comunicação de aventureiros e aventuras de todos os tipos, no ar,
no mar e na terra, abordando os assuntos com seriedade e profissionalismo.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9562-7935 ACESSE TAMBÉM