12/10/2020
A pequena cidade de Mallet, no sudeste do estado do Paraná, é a atração da vez nesta edição especial do nosso City Tour. Vem com a gente.
A CIDADE
Embora com uma população que beira apenas a 14 mil habitantes, a cidade mantém uma boa infraestrutura organizacional e um arquitetura pública capaz de fazer inveja para muitas cidades de maior porte.
As ruas são um pouco empoeiradas, demonstrando que a cidade ainda está em crescimento, porém são amplas o suficiente para transitarmos sossegadamente.
RODANDO EM MALLET
Rodando por Mallet, entretanto, não conseguimos sentir uma área especial para ser chamada de “centro comercial”, já que o comércio local se espalha de forma generalizada pela cidade.
As primeiras habitações que formaram a cidade de Mallet se deram nos últimos 15 anos do século 19, quando algumas famílias se instalaram na região que passaram a denominar Rio Claro.
Dedicando-se a agricultura e a pecuária, passaram grandes dificuldades para levarem a frente a colônia recém fundada, construindo em bambú a capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário.
A partir de então o povoado passou a receber imigrantes poloneses e ucranianos que, com o seu trabalho e suas tradições, passaram a influir positivamente na cultura local, construindo igrejas, escolas, clubes e casas em estilo europeu.
Com uma estrada de ferro recentemente inaugurada em suas imediações, Mallet embarcou de vez no progresso, recebendo mais famílias europeias e criando outros povoados como Dorizon, Serra do Tigre, Vera Guarani Eufrosina, Barra Feia, etc.
Oficialmente foi emancipada como município em 1912 com o nome de São Pedro de Mallet, em homenagem ao engenheiro militar João Nepomuceno de Medeiros Mallet, natural de Bagé e encarregado da construção da ferrovia.
CULTURA E TURISMO
A cultura ucraniana deixa ainda suas marcas nos dias atuais, principalmente por suas majestosas igrejas católicas de rito ucraniano espalhadas pela comunidade.
A mais tradicional na região central de Mallet é a da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, distribuída num amplo jardim gramado com suas cúpulas reluzentes voltadas para o firmamento.
O recém construído fórum da cidade, por sua vez, guarda características ultra modernas ocidentais e está sediado também em grande área, bem ao lado da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.
Estivemos conhecendo Mallet numa das muitas viagens que fizemos ao sul do Brasil, sendo que desta vez resolvemos entrar no município para almoçarmos e aproveitamos para curtir suas belezas.
Lá soubemos que entre os meses de abril de junho acontecem grandes festas, como a do Rodeio, homenageando o colono em sua luta diária; bem como a Festa do Kiwi, com muitos atrativos, danças e comidas típicas.
As atrações turísticas se confinam na religiosidade de suas igrejas, mas a área total do município é de grandeza espetacular, até pelo fato do município estar nas proximidade do famoso Rio Iguaçu.
Deixando a cidade de Mallet para trás seguimos nosso roteiro anteriormente traçado, dando uma parada extra no pequenino distrito de Dorizon, já ao sul do município e as margens da Rodovia PR-160
RUMO A DORIZON
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
Todas as fotos da matéria podem ser vistas aqui CLIQUE AQUI
EDITORIAL
O Portal D Moto é um site especializado em mototurismo, com publicações semanais.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9562-7935 ACESSE TAMBÉM
GOSTEI MUITO DA SUA MATÉRIA. FUI PESQUISAR UM POUCO SOBRE O MUNICIPIO, ONDE HÁ POUCA INFORMAÇÃO, E VOCÊ DEIXA CLARO DE MANEIRA SIMPLES E RESUMINDO PARTES IMPRTANTES. MUITO OBRIGADO.
Agradecemos pelo elogio. Realmente gostamos de relatar as cidades visitadas com informações que possam trazer ao leitor a sensação de estar nela e ficamos felizes em termos conseguido algum êxito contigo.