HISTÓRIA
O início de sua colonização atual se deu entre os anos de 1870 e 1880, com a chegada de uma leva de imigrantes alemães.
Antes de ser município independente, era distrito da cidade de Lajeado com o nome de “Neu Berlin da Forqueta” que, traduzindo, é Nova Berlin da Forqueta, já que a cidade é banhada pelo Rio Forqueta.
A alteração daquele nome para o atual se deu no ano de 1916, homenageando ao Conde de Porto Alegre, cujo nome era Manoel Marque de Souza.
Em meados do século 20 a indústria das pedras semipreciosas foi responsável pela economia local, porém, tal atividade, ainda que bem reduzida, permanece até os dias atuais.
A economia da cidade advém principalmente da criação de animais de corte e gado leiteiro, produzindo derivados do leite, conservas alimentícias e embutidos em geral, bem como de subprodutos da cana de açúcar, como o melado e a rapadura.
A CIDADE
Pequena, mas não acanhada, Marques de Souza é uma joia de cidade nas proximidades de grandes centros urbanos gaúchos.
Dá quase para se contar nos dedos a quantidade de suas ruas principais, mas a imponência dos edifícios destinados às moradias faz inveja a muitas cidades grandes, sem deixar de lado as muitas casinhas tipicas em madeira, que compõem a arquitetura urbana.
Bem organizada, com ruas largas, limpas e de fácil acesso, Marques de Souza conta hoje com pouco mais de cinco mil habitantes, distribuídos entre a sede do município e seus distritos Bela Vista do Fão e Tamanduá.
O ponto alto e orgulho dos marquesouzenses é o arranha-céu com mais de 12 andares, que pode ser visto de qualquer parte da cidade.
Como curiosidade, a praça central de Marques de Souza ostenta também uma imponente igreja, com torre voltada para o firmamento, sinos e o característico relógio, tudo em frente de gracioso jardim interiorano. Porém, ao contrário do que tradicionalmente se vê, trata-se de uma igreja Luterana.
Por sua vez, a tradicional Igreja da Matriz católica, que quase toda cidade ostenta em sua praça principal, estava sediada quase na beira da rodovia, sem ornamentos especiais ou praça que a guarnecesse.
Para nossa maior curiosidade, ainda, soubemos que essa Igreja Matriz, consagrada à Nossa Senhora das Graças, está atualmente de cara nova, com características ultra modernas, deixando no passado a foto que fizemos junto do templo em nossa ida à cidade.
RODANDO EM MARQUES DE SOUZA
TURISMO
Banhada pelos rios Forqueta e Fão, a Marques de Souza tem muita intimidade com o turismo de aventura e esportes radicais.
Paredões nas margens desses rios são ideais para prática de rapel e outras atividades do tipo, mas também há cascatas e lugares para canoagem, atraindo muitos aventureiros durante o ano todo.
As várias trilhas e picadas mato adentro aguçam a adrenalina de esportistas mais radicais, podendo ser encontrado por lá até duas rampas para voo livre de parapente.
E para aqueles que gostam de curtir um bom Camping, a região tem alguns deles exemplares que, além de fornecerem a infraestrutura necessária ao campista, estão sediados em verdadeiros paraísos naturais, tendo até direito a “praia fluvial”.
COMO CHEGAR
Para quem partir da capital gaúcha serão apenas 150 km de boas estradas, começando pela BR-448, até Canoas, e seguindo depois pela BR-386, até a cidade.
Porém, para quem pretender partir de outras localidades é melhor consultar um bom guia rodoviário, pois muitas são as estradas para se chegar em Marques de Souza.
Em nosso caso viemos de Passo fundo e, quase chegando na cidade, próximo da ponte onde ocorre a união entre os rios Fão e Forqueta, já víamos inúmeros quiosques vendendo produtos feitos com couro animal, rendas e cerâmicas rústicas.
Era bonito de se ver o colorido do artesanato dos dois lados da pista.
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
Todas as fotos da matéria podem ser vistas aqui CLIQUE AQUI
EDITORIAL
O Portal D Moto é um site especializado em mototurismo, com publicações semanais.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9908-5656 ACESSE TAMBÉM