28/10/2019
Nesta edição do City Tour estivemos mais uma vez ao oeste do Rio São Francisco e da Represa de Três Marias, em Minas Gerais, para trazer à você essa graciosa cidade mineira chamada Paineiras.
COMO CHEGAR
Para quem parte de Belo Horizonte o trajeto tem ao todo 250km, devendo o aventureiro seguir em direção de Betim, Pará de Minas, Martinho de Campos e Abaeté. O maior trecho do percurso será pela BR-352.
Já o brasiliense tem como caminho mais curto a rota pela BR-040, até pouco depois da cidade de Três Marias, seguindo então por balsa para Morada Nova de Minas, Biquinhas e, finalmente, Paineiras. O percurso integral será de 615km.
O paulista da capital, por sua vez, terá um trecho ainda maior à percorrer para se chegar em Paineiras: 700km. O roteiro segue pela Rod. Fernão Dias, até a cidade de Oliveira, em Minas Gerais, e então continua pelas BR-494 E BR-352 em direção de Abaeté.
Para se chegar até Paineiras, partindo de outras localidades, o melhor é consultar os mapas rodoviários, levando-se em conta as cidades narradas acima.
HISTÓRIA
O município teve seu início na condição de povoado da cidade de Abaeté, localizado entre as grandes fazendas da Barra e da Serra, de propriedade de José de Faria Pereira e Joaquim de Oliveira, respectivamente.
Como sempre, a fixação do elemento humano na região foi precedida da construção de uma capela, neste caso homenageando a São Sebastião, padroeiro da localidade, onde a novel população se reunia para rezar e fazer suas festas.
Não por coincidência essa capela foi erigida ao lado de enormes paineiras, cujas sombras serviam de descanso aos boiadeiros e mineradores que se aventuravam pela região, e também para abrigo de gado e cavalos.
Algumas estalagens foram as primeiras construções sólidas da cidade em sua fundação, seguindo-se, então, dos seus primeiros habitantes.
A história nos mostra que a pessoa de Job Feliciano foi o primeiro comerciante de Paineiras. Depois de construir sua casa com taipa e capim, passou a vender açúcar e querosene, melhorando sua clientela com venda de pinga e gêneros alimentícios.
O empreendimento exigia coragem e robustez física naquela época, pois todos os produtos do incipiente negócio vinham pela estrada de ferro até a cidade de Pompeu, para depois seguirem até o destino em cavalos ou carro de boi.
A localidade passou a condição de Distrito em 17/12/1938 e foi elevada à categoria de município em 30/12/1962, desmembrado da cidade vizinha de Abaeté.
A CIDADE
Descrever Paineiras é muito fácil: Pequena, simpática, acolhedora e limpa, apesar da pavimentação pavorosa das ruas. Cerca de 5mil paineirenses vivem na localidade.
Embora cerca de 1/3 de suas divisas sejam com a Represa de Três Marias, imenso polo turístico da região central de Minas Gerais, a cidade não é pródiga no setor turístico, nem mesmo no tocante ao seu potencial hídrico.
Ainda que existam várias propriedades junto da represa, inclusive um pequeno dique na divisa com o Distrito de Vereda, em Abaeté, próximo do aeroporto, não tivemos notícias de qualquer empreendimento que dê sustento ao turismo mais elaborado na localidade.
De qualquer forma a tranquilidade de Paineiras e sua localização privilegiada permitem ao aventureiro mais extremado, inúmeras incursões turísticas mata adentro, ou mesmo nos braços da represa que circundam a cidade.
A economia de Paineiras está lastreada na pecuária leiteira e laticínios, bem como na criação de gado de corte, na silvicultura e na produção da cachaça.
As atividades culturais restringem-se às famosas cavalgadas e nas festas folclóricas da Folia de Reis, que levam muita gente de fora para a cidade.
UM VÍDEO TOUR PELA CIDADE
Por óbvio, uma cidade centralizada na agricultura tem sempre seu expoente máximo no turismo de negócios, prioritariamente nas exposições agropecuárias, carro chefe do turismo local.
Gostou da matéria? Faça um comentário e envie-a aos seus amigos.
Não gostou? Envie-nos então suas críticas ou sugestões.
CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS
Texto e Edição: Marcos Duarte
Fotos e vídeos: Marcos Duarte
conheça também: