24/01/2021
Nesta edição do City Tour apresentaremos a diminuta cidade de Pedranópolis, no oeste do estado de São Paulo, quase na fronteira com o Mato Grosso do Sul e com Minas Gerais. Vamos conhece-la?
A CIDADE
Plana, ensolarada, com ruas e praças bem desenhadas e amplas, limpeza impecável e um povo agradável, tem pouco menos de 3mil habitantes, incluindo os moradores de Santa Isabel do Marinheiro, único distrito da cidade.
A igreja Matriz de Bom Jesus, construída no mesmo local da antiga capela de mesmo nome, erguida na fundação da cidade, hoje é intitulada uma “quase paróquia” e está sediada em praça que arrebata um quarteirão inteiro.
Vale notar que essa praça tem uma utilidade sui generis. Embora bem arborizada em sua área posterior, tem a frente toda cimentada e com um palco em alvenaria num de seus cantos, servindo para atividades da comunidade, em substituição ao tradicional e pouco utilizado coreto.
VÍDEO TOUR POR PEDRANÓPOLIS
Das excentricidades que acostumamos encontrar em nossas viagens, o que nos chamou a atenção foi a porteira de entrada de uma fazenda de gado, exatamente nas ruas centras da cidade, embora, tecnicamente, “todas as ruas de lá sejam centrais”.
HISTÓRIA
A concentração primária de pessoas que deram início a formação da cidade se deu no ano de 1936, passando a cultivarem terras na região do Córrego das Pedras e do Ribeirão do Marinheiro, de onde originam os nomes da cidade e seu distrito.
A fundação oficial de uma pequena vila no local se deu no dia 6 de agosto de 1937, dia dedicado ao Senhor Bom Jesus, segundo a tradição católica, recebendo, nessa oportunidade, o nome atual de Pedranópolis.
Entretanto, a emancipação definitiva de Pedranópolis da cidade de Fernandópolis, da qual era distrito, se deu apenas em fevereiro de 1964.
DISTRITO DE SANTA ISABEL DO MARINHEIRO
Vilarejo sediado a 13km ao norte da sede de Pedranópolis, em área rural, tem diversos atrativos turísticos de interesse dos aventureiros de plantão.
O núcleo possui menos de uma dezena de ruas e, igualmente a sede do município, é bem cuidada, organizada e limpa.
Com solo rochoso e potencial hídrico, seu território abriga a passagem de vários cursos d´água, como o Rio Marinheiro, o Ribeirão das Pedras, os Córregos do Bonito e do Forte, além de outros ribeirões que desaguam no Rio Grande, que faz divisa com Minas Gerais.
RODANDO EM SANTA ISABEL
Ganha aspecto turístico a Praia de água doce do Aguão, mantida pela prefeitura e sediada nas proximidades dessa junção de rios, assim como a antiga pedreira desativada.
Os diversos ribeirões do local têm grande potencial para a prática de rafting, boia cross, etc, porém é pouco explorado pelos praticantes desses esportes, quiçá por falta de investimentos do município nesse setor.
COMO CHEGAR
Pedranópolis está a 500km de distância de São Paulo e o acesso pode ser iniciado pelas Rodovias Bandeirantes ou Bandeirantes; Rod. Washington Luiz e Rod. Euclides da Cunha.
Distancia equivalente percorrerá o aventureiro que partir de Campo Grande/MS, devendo rodar pelas BR-262, até Três Lagoas, seguindo então em sentido norte, já no estado de São Paulo, pelas SP-595 e SP-320, até Fernandópolis.
Para aventureiros e viajantes de outras localidades, o ideal é consultar um bom guia rodoviário, porém, sabendo que não há grandes nem muitas dificuldades para se chegar em Pedranópolis.
NOSSA ESTADIA
Como estivemos a trabalho por vários dias na cidade de Fernandópolis, aproveitamos os momentos de folga para conhecermos o entorno e foi, num dia de sol absurdamente quente, coisa comum na região, que estivemos conhecendo a pequenina cidade e seu distrito.
Sediados no centro de Fernandópolis, em poucos menos de meia hora já pudemos desfrutar de Pedranópolis, chegando por lá nas primeiras horas da manhã.
A época de nossa viagem coincidiu com os festejos de carnaval, e esse foi um grande empecilho para nós.
Como é sabido, nessa época há sempre a grande fluxo de pessoas, normalmente em situações e atitudes que não se coadunam com a de alguém que quer conhecer se aventurar pelos rios e trilhas.
A sede principal tem poucos atrativos ao turista ávido por fortes emoções, mas aproveitamos aquele período da manhã de forma bem preguiçosa por lá: com pouca roupa (salvo as de proteção, necessárias).
Circulamos assim pelas ruas da cidade e, de tempo em tempo, parando para um suco ou um bom sorvete.
Almoçamos uma refeição leve, consistente em peixe frito, salada e arroz, e seguimos logo mais para o distrito de Santa Isabel.
Rodamos sem pressa alguma naquela região magnífica, esticando a moto vez ou outra por estradinhas de terra.
Por um descuido nosso esquecemos de tirar a tampa da lente na câmera de ação sobre o capacete, perdendo muitas boas imagens que fizeram falta no vídeo que montamos, mas que ficaram gravadas eternamente em nossas mentes.
Por volta das 16 horas da tarde tomamos o caminho de volta, refazendo todo o caminho que fizemos na ida e da mesma forma: sem pressa alguma.
Chegamos em Fernandópolis no finalzinho da tarde, já no crepúsculo daquele dia.
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
Todas as fotos da matéria podem ser vistas aqui
EDITORIAL
O Portal D Moto é um site especializado em mototurismo, com publicações semanais.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9908-5656 ACESSE TAMBÉM