A pequena e simpática Pilar do Sul, cidade paulista na região de Sorocaba, é a nossa atração especial nesta edição do City Tour. Vamos conhece-la melhor?
HISTÓRIA
A história contemporânea da cidade tem início no segundo quartel do século 19, com a presença maciça de tropeiros naquelas plagas, acrescido de caçadores e mineradores em busca de riquezas naturais.
Nessa época muitas famílias deixaram para trás as Minas Gerais, que já estava saturada com a mineração artesanal então empregada, em busca das pedras aqui encontradas e que eram utilizadas para “pilar” a carne e curtir o couro.
Com a chegada de novos moradores, que trouxeram consigo ímpeto inovador e muitos escravos, em pouco tempo foi montada na localidade grande fazenda agrícola, fazendo erguer pequena capela em devoção do Bom Jesus do Bom Fim, fundando, em pouco tempo, a Vila de Pilar.
RODANDO EM PILAR DO SUL
A emancipação da vila foi bem rápida e já em maio de 1891 tornou-se oficialmente município, título esse que perdeu em 1934, dada sua estagnação, só o reconquistando em novembro de 1936, adotando em seguida o nome de Pilar do Sul.
A economia da cidade está calcada no setor agropecuário, que responde por praticamente dois terços da receita bruta.
A CIDADE
Pilar ostenta orgulhosamente o título de “Nascente das águas”, em virtude da quantidade de córregos, ribeirões e nascentes que brotam e correm no município, vindo a desaguarem na bacia do Rio Paranapanema.
A cidade é bem desenvolvida e compacta, com um vasto centro comercial, ruas bem urbanizadas e vários arranha-céus que, embora não tão elevados em altura, mostram o requinte da área urbana.
Rodar por suas ruas é bem fácil, ainda que a maioria delas, principalmente no centro urbano, sejam extremamente estreitas.
O visitante que vier a conhecer a cidade poderá desfrutar de vários hotéis assim como de bons restaurantes, mercados, farmácias e demais setores necessários.
O turismo ainda não atende totalmente a demanda municipal, fincando seus propósitos principalmente na sustentabilidade ambiental e nos recursos hídricos, principalmente nesses tempos modernos, em que a água passará a ser cada vez mais rara.
Os visitantes interessados no turismo ambiental podem se deslumbrar com várias cachoeiras distribuídas na área ambiental de Mata Atlântica do município, sendo a principal delas a Cachoeira Nascente das Águas.
IGREJA DA MATRIZ
Na praça principal da cidade, adornada com um belo e arborizado jardim em sua frente, vemos em destaque a bela Igreja da Matriz do Bom Jesus do Bom Fim.
O templo atual, que substitui a antiga e rústica capela original erguida na fundação da cidade, foi construído com arquitetura contemporânea, destacando a imponente torre central que ostenta em sua parte superior os sinos.
Logo abaixo e na mesma torre há o tradicional relógio redondo. Há outras duas torres laterais ao templo (uma de cada lado), que ligam o templo a outros imóveis contíguos ao bonito complexo da paróquia.
A frente é fechada por um gradil de ferro que envolve até mesmo a pequena escadaria que dá acesso à portada da igreja.
COMO CHEGAR
Para os aventureiros que partirem da capital paulista o melhor percurso é seguir pela Rod. Raposo Tavares, até a região do Ceasa, em Sorocaba, seguindo então em direção de Salto de Pirapora e Pilar do Sul. Ao todo serão pouco menos de 150 km.
Já para os paranaenses de Curitiba o percurso é bem maior (350 km), em qualquer das duas possibilidades de acesso: Pela Serra do Rastro da Serpente (Bocaiúva do Sul, Tunas, Ribeira, Apiaí, Capão Bonito e São Miguel Arcanjo), ou seguindo pela BR-116, até a cidade de Juquiá, subindo então pela “Cabeça da Anta”, por Tapiraí.
Para visitantes de outras localidade a sugestão é a consulta a um bom guia rodoviário, tendo como referência, sempre, a cidade de Sorocaba/SP.
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
EDITORIAL
PORTAL AVENTURAS é um veículo de comunicação de aventureiros e aventuras de todos os tipos, no ar,
no mar e na terra, abordando os assuntos com seriedade e profissionalismo.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9562-7935 ACESSE TAMBÉM