12/09/2021
A pequenina cidade paranaense de Rebouças, com pouco mais de 15mil habitantes é destaque principal desta edição do City Tour.
HISTÓRIA
Em sucinto levantamento das origens da cidade, aprendemos que o início da população que lhe deu origem ocorreu numa outra localidade, que se chamava Buritizal.
Somente por volta do ano de 1902 essa comunidade foi transferida para a sede atual do município, mesmo assim com o nome de Rio Azul, que não deve ser confundido com o município de mesmo nome que fica na vizinhança.
O nome atual se deve ao engenheiro Antonio Rebouças, que foi o responsável pela orientação técnica da Estrada de Ferro São Paulo/Rio Grande do Sul.
Como cidade devidamente emancipada Rebouças existe desde o dia 31 de março de 1930, conservando o nome de “Antonio Rebouças” até o ano de 1943, quando foi simplificado para apenas “Rebouças”.
Para o amigo leitor nunca é demais enaltecer o nome dos irmãos Rebouças, responsáveis por várias obras ferroviárias no Brasil, em especial a linha Curitiba/Morretes, a mais icônica do país, que tivemos a oportunidade de descreve-la numa matéria toda especial que pode ser vista aqui.
Não é demais informar, ainda, que as primeiras incursões para as terras do atual município ocorreram com as bandeiras paulistas ainda no século 17, a procura de farto ouro no Morro Biturona, que as lendas da época reportavam com vigor.
A CIDADE
É certo que nossa viagem ocorreu poucos dias antes do início das restrições da pandemia mundial, assim sendo, muitas imagens e descrições podem não estar de acordo com a realidade atual, no entanto nos esforçaremos para traçar uma imagem fiel do que encontramos por lá em nossa estadia.
Pelo que percebemos a cidade mantém o aspecto interiorano, sem edifícios altos característicos das cidades maiores. O destaque estava nas suas magníficas igrejas, algumas em arquitetura com traços orientais, que mostram bem as origens de sua população.
A Igreja Matriz de Bom Jesus, no entanto, guarda suas características tradicionais em estilo neoclássico, com fachada em três pavimentos e torre central bem elevada.
O centro comercial é bem diversificado e distribuído praticamente na avenida Honorato Pinto Ferreira, que corta toda a cidade, faceando a Igreja da Matriz.
A arquitetura predominante é de alvenaria clássica, mas é possível destacar vários imóveis em madeira, alguns remontando mais de um século de existência.
RODANDO EM REBOUÇAS
Tivemos uma passagem bem curta pela cidade, imbuídos que estávamos numa de nossas viagens ao sul do Brasil, ne por isso deixamos de dar uma paradinha para desfrutarmos de um lanche nas proximidades da Capela de Todos os Santos.
COMO CHEGAR
Os aventureiros que partirem de Curitiba terão um trajeto aproximado de 170km, a princípio pelas rodovias BR-376 e BR-277, até Irati, e um curto trecho pela BR-153.
Aos viajantes de outras localidades sugerimos a consulta a um bom guia rodoviário, embora não haja dificuldades para se chegar lá.
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
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EDITORIAL
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Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
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