Nesta edição do City Tour apresentamos ao leitor amigo um passeio pela pequena cidade paulista de Rio das Pedras, situada nas adjacências de Piracicaba. Vamos saber mais?
HISTÓRIA
Os primeiros sinais de aglomeração de pessoas na região se deram em meados do século 19, ao lado do pequeno “fio d´água” do Ribeirão Tijuco Preto, junto a um improvisado pouso para tropeiros que iam e vinham cortando os rincões do sul do país.
Mas foi a partir dos anos 70 daquele século que passou a existir uma condição melhor para a expansão do quadro populacional, ocorrida com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Ituana e que tinha por destino a vizinha Piracicaba.
A pequena Estação Ferroviária ainda existente por lá se chamava Rio das Pedras, nome pelo qual passou ser intitulada a cidade, posteriormente.
As primeiras propriedades da localidade foram adquiridas por empreiteiros da ferrovia e outros agricultores, que acabaram doando terras para a construção de uma capela, passando aquele povoado ser chamado de Freguesia do Senhor Bom Jesus de Rio das Pedras.
A agricultura que se estendia naqueles tempos era o da cafeicultura, com forte participação dos imigrantes italianos que contribuíram para o crescimento da comunidade.
O advento da cana de açúcar, hoje carro chefe da economia da cidade e da região, só veio depois, nas primeiras décadas do século 20.
Hoje a cidade é autossuficiente economicamente, tendo nela instaladas grandes usinas produtoras de açúcar e álcool, além de um setor industrial bem diversificado.
RODANDO EM RIO DAS PEDRAS
Devido ao seu efetivo progresso Rio das Pedras foi elevada a condição de Vila no ano de 1894, tornando-se devidamente independente administrativamente da cidade de Piracicaba, em dezembro de 1906.
Sua população atual ultrapassa a cifra de 36 mil rio-pedrenses, distribuídos nas áreas urbanas e rurais.
A CIDADE
Com área urbana bem compacta e não contando com bairros distantes do centro histórico, sua zona comercial se concentra, em especial, na Rua Prudente de Moraes, até as imediações da Igreja da Matriz.
Fora desse trecho o comércio é esparso, porém, bastante diversificado tanto em serviços como em produtos.
O pequeno riacho do Tijuco Preto atravessa todo o trecho urbano de Rio das Pedras de forma transversal, muito embora seja quase imperceptível para o visitante, dado a suas dimensões bastante reduzidas.
As ruas são bem dimensionadas e sinalizadas, com exceção da Rua Rangel Pestana, que parte da antiga estação ferroviária em direção sul, extremamente estreita e apertada.
Tendo em vista o pequeno riacho que cruza a cidade de fora a fora, há que se entender que as ruas a partir dele são em aclive, embora não tão acentuado, dando para se ter uma bonita visão panorâmica da cidade, a partir do bairro da Bela Vista.
IGREJA DA MATRIZ
A bonita e clássica Igreja da Matriz do Bom Jesus ocupa a área nobre de Rio das Pedras, a uma quadra da Prefeitura e a mesma distância da antiga Estação Ferroviária, hoje desativada, e coladinha a Escola municipal Barão de Serra Negra.
O munícipe tem na frente do templo uma bem cuidada praça, toda ajardinada e com bancos em cimento e madeira, ostentando, ainda, uma pequena réplica de um avião comercial de duvidoso bom gosto.
Outra praça, também ajardinada e bem cuidada, fica aos fundos da Igreja, abrigando um palco para eventos, sanitários públicos e uma cobertura para terminal de ônibus urbano.
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
EDITORIAL
PORTAL AVENTURAS é um veículo de comunicação de aventureiros e aventuras de todos os tipos, no ar,
no mar e na terra, abordando os assuntos com seriedade e profissionalismo.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9562-7935 ACESSE TAMBÉM