14/02/2021
Riolândia, um encantador município do norte paulista, fazendo divisa com a cidade mineira de São Francisco de Sales e nas margens da grande represa de Água Vermelha, é nossa atração da vez aqui no City Tour.
HISTÓRIA
Os primórdios da cidade se deram, então, em terras mineiras, com a incidência de desbravadores em busca de riquezas minerais pelas bandas da confluência dos Rio Turvo e Grande.
Estabelecido acordo com os índios caiapós, então moradores da região, passaram a residir na localidade diversas famílias paulistas, todas elas seguindo o roteiro de entrada por São Francisco de Sales, em Minas Gerais.
O primeiro povoado surgiu no final do século 19, junto ao córrego do Veadinho, porém, só passou a condição de distrito do município de Olímpia, com o nome de Veadinho, em 1935.
O nome atual, Riolândia, só foi conferido ao distrito em dezembro de 1953, quando, finalmente, foi elevada a categoria de município emancipado.
A CIDADE
Limpa, organizada e toda plana, com pouquíssimas elevações em seu centro urbano, tem suas ruas simetricamente desenhadas, o que torna fácil de ser percorrida, ainda que por pessoas que nunca estiveram lá.
A agricultura, especialmente com o cultivo da cana de açúcar, bem como a pecuária, dão o suporte econômico para a cidade, que tem um setor comercial muito pequeno e pouco diversificado, restando aos moradores recorrerem principalmente à cidade de Votuporanga.
Quanto ao lazer Riolândia tem seu destaque, vez que conta até com uma praia artificial a 3km do centro urbano, nas margens da represa de Água Vermelha, com quiosques, campo de futebol e área para pesca.
O destaque e ponto de encontro da localidade é certamente a praça da Igreja da Matriz de Santo Antonio, que ocupa uma quadra inteira.
É lá, também, que acontecem os principais festejos da cidade, para tanto há estrutura aprimorada, com sanitários sempre limpos e bem cuidados.
O que de certo modo enfeia a cidade é a existência de uma penitenciária e de um centro de detenção provisória do estado.
Ainda que fiquem instalados a 3km do centro urbano, o constante deslocamento de viaturas policiais e agentes penitenciários pela cidade, acrescido de grande contingente de visitantes para essas instituições, que se aboletam em vans, ônibus e veículos particulares nas datas previstas, incomodam muito a tranquilidade dos riolandenses.
Por falar em tranquilidade, uma situação inusitada encontramos em Riolândia, que jamais encontramos em outro lugar. Em passeio pela periferia próxima ao centro (até porque não existe periferia longe, pelo tamanho da cidade) verificamos famílias inteiras tomando a refeição do almoço em plena calçada.
Isso mesmo! Algumas famílias sentadas no chão da calçada com os pratos nas mãos e outras, por sua vez, com mesa posta completa, conforme o leitor poderá conferir em parte do vídeo que apresentamos com esta matéria.
ET MINHA CASA?
Parece que sim. Dessa maneira, boa parte dos riolandenses acreditam que realmente a cidade tenha recebido visita de extraterrestre num canavial da cidade.
O Inape (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), por sua vez, concluiu em 2014 o Dossiê Riolândia, atestando que a cidade recebeu a visita de extras terrestres no dia 20/01/2008, quando OVNIs sobrevoaram a cidade, pousando em um canavial próximo.
A história poderá ser melhor apreciada em matérias especializadas, recomendando uma lida apurada na do da 26/01/2014 do Diário da Região (acesse aqui)
O PORTO FLUVIAL
O acesso mais curto entre Riolândia e a vizinha São Francisco Sales, do outro lado da represa, é o Porto Brasil, que fica a 9 km do centro urbano.
A transposição da represa é feita através de balsas, com 3 partidas diárias rumo a Minas Gerais e outras 3 em sentido inverso. As 6h, 12h e 18h, partindo de Minas; e as 6h30m, 12h30m, e 18h30m, partindo de São Paulo.
Fora desses horários o interessado poderá contatar a empresa operadora e pagar a taxa correspondente do transporte exclusivo
RODANDO EM RIOLÂNDIA
Ainda que os preços não sejam lá tão convidativos, um contorno evitando a balsa poderia ser muito mais dispendioso, além do tempo extra para se cumprir o trajeto.
COMO CHEGAR
São exatos 580km que o visitante terá de percorrer se partir da capital paulista para chegar em Riolândia. O início do trajeto pode ser feito pela Rodovia Anhanguera ou Bandeirantes, até Rio Claro, seguindo, então, pela Rod. Washigton Luiz e Euclides da Cunha, até Votuporanga. Os últimos 70km serão percorridos pela BR 154 e SP-322.
Já para os visitantes de partirem de Belo Horizonte o caminho é mais longo: 730km. O primeiro e mais longo trecho será feito pela BR-262, até Campo Florido, seguindo, então, em direção de Frutal e atravessando a divisa para a cidade paulista de Fronteira.
Entretanto, no caso de Riolândia é bom o aventureiro ter sempre em mãos um guia rodoviário atualizado, pois há certa dificuldade de acesso a cidade.
NOSSA VISITA
Em que pese termos aventado de forma negativa a instalação de instituições prisionais no município, foi justamente por causa deles que estivemos por lá pela primeira vez.
Na dupla condição de advogado e jornalista, o redator desta matéria acabou conhecendo Riolândia quase que por acaso: visitando um interno nessa localidade.
Só depois tratamos de voltar outras vezes por lá, usando-a como roteiro estratégico para várias localidades mineiras daquela região.
Nas visitas atuais ao município conseguimos acertar o melhor local para nossas refeições, o ponto legal para o sorvete e até o local de descanso junto a represa e ao porto.
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
Todas as fotos da matéria podem ser vistas aqui CLIQUE AQUI
EDITORIAL
O Portal D Moto é um site especializado em mototurismo, com publicações semanais.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Pesquisa:: Diário da Região
Whats app: (11) 9-9562-7935 ACESSE TAMBÉM