20/11/2019
O Salão 2 Rodas 2019, evento motociclístico de maior repercussão da América Latina, abriu suas portas na data de ontem, mas ao nosso ver deixa muito a desejar. Saiba mais sobre tudo que está acontecendo por lá.
O SALÃO
Nesta edição de 2019 o evento manteve-se no São Paulo Expo, que fica no km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes, Água Funda, ao lado do Jardim Botânico e do Zoológico da cidade.
O Salão está acontecendo neste mês de novembro entre os dias 19 a 24, mas fique atento aos horários: de 19 a 23 de novembro será das 14h às 22h; e no dia 24 será das 11h às 19h.
A expectativa de público supera 250mil visitantes e para isso a programação engloba até pista especial para teste ride off-road, num circuito aberto e arborizado para os amantes do fora da estrada.
Já para os aventureiros do bom asfalto o Salão dispõe de quatro pistas que poderão ser usadas por motociclistas habilitados para experimentarem as motos dos seus sonhos. A disputa pelas vagas com certeza será grande.
Mais uma vez o Portal D Moto esteve presente no primeiro dia do evento, para trazer à você, leitor amigo, tudo em primeira mão.
Do Metrô e Terminal Rodoviário do Jabaquara, até o Salão 2 Rodas, a distância é de menos de 2km, que pode ser percorrida a pé, de taxi ou ônibus gratuito. Se o visitante vier de carro ou motocicleta, são 4,5mil vagas cobertas para melhor conforto.
Para conferir tudo que o Salão pode proporcionar ao visitante é melhor visitar o site oficial do evento. saiba mais.
QUANTO CUSTA PARA ENTRAR NO SALÃO
Os ingressos simples diários custarão:
R$ 55,00 para o primeiro dia do evento (19/11)
R$ 65,00 para a quinta-feira e sexta-feira (dias 21 e 22/11)
R$ 80,00 para o feriado (20/11), para o sábado (23/11) e para o domingo (24/11)
Ingressos especiais (não tem direito a meia entrada)
R$ 120,00 = KIT FÃ = com direito ao ingresso e uma camiseta personalizada.
R$ 150,00 = RIDER EXPERIENCE = ingresso + todo tipo de test-ride
R$ 250,00 = VIP EXPERIENCE = Ingresso + acesso à área externa do evento antes da abertura ao público + acesso prioritário a todas as pistas de test-ride e ao espaço Dream Lounge.
VALORES PARA ESTACIONAR VEÍCULOS
Estacionamento para MOTOS
RS 30,00 = estacionamento exclusivo no 2º andar do edifício-garagem, com capaceteria.
GRÁTIS = bolsão fora do edifício-garagem, ao lado direito do prédio, com sinalização específica.
Estacionamento para AUTOMÓVEIS
R$ 50,00 = no edifício-garagem, com capacidade para 4,5 mil veículos.
Estacionamento para BICICLETAS
GRÁTIS = estacionamento para 431 bikes.
SALÃO 2 RODAS 2019
Graças ao Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, que aconteceu há dois dias em Interlagos, muitos visitantes de outros estados, e até mesmo de outros países, aproveitaram para curtir o Salão 2 Rodas deste ano.
Neste primeiro dia de evento o afluxo de jornalistas especializados está sendo consideravelmente maior, o que torna bastante concorrida nossas idas e vindas para a sala de imprensa oficial.
Mas como não é só de moto que vive o Salão, mas de tudo mais que diz respeito ao motociclismo, como peças, acessórios, equipamentos, serviços e novidades, não vai sobrar muito tempo para vermos tudo se ficarmos aqui narrando. Então vamos ao que interessa.
Não podemos dizer que o Salão 2019 está apagado, mas a ausência de marcas importantíssimas do motociclismo mundial, que sempre abrilhantaram o evento, estão de fora e é motivo decepção de boa parte do público presente. Dentre elas estão a Harley Davidson, febre dos visitantes; a alemã BMW, uma das motos mais cobiçadas no país; e até a sofisticada italiana DUCATI.
Nem mesmo a nacional DAFRA esteve representada no Salão e então vem a pergunta: Tempos difíceis ou desinteresse?
YAMAHA
A Yamaha mais uma vez ocupa o stand de honra do evento, bem de frente para as catracas principais, levando o público que adentra o recinto diretamente para suas motocicletas.
Também é a Yamaha que apresenta o espaço mais original do evento, com a temática dos heróis mais conhecidos da atualidade.
O scooter do Homem Aranha esta no alto da torre, todo enrolado nas teias do Spiderman. A moto do Thor, do Groot e de outros defensores da paz e da justiça também podem ser admiradas pelos visitantes.
A vedete da Yamaha nesta versão 2019 do Salão é o Triciclo Nikken. O motor que empurra o veículo desenvolve 115HP e é o mesmo da MT-09, com exatos 847cc.
Com nada menos que quatro amortecedores invertidos e duas rodas na dianteira, a máquina apresenta uma aspecto brutal que certamente agradará ao piloto mais exigente. Agora, se a moda vai pegar é uma outra conversa, que só o tempo poderá nos contar.
HONDA
A Honda já tinha se antecipado ao salão, apresentando ao público quatro modelos reestilizados: a NXR 160 Bros SE, a CB 250 Twister SE, a XRE 190 SE e a CG 160 S. Nada de novidade em termos técnicos, mas bonitas e com pegada mais atual.
A recepção do público foi relativa, já que havia a expectativa era de lançamento de outros modelos mais modernos que a marca produz no exterior. De qualquer forma as apresentações não decepcionam, pois a qualidade dos produtos Honda continua sendo objeto de consenso aos consumidores nacionais.
Já o scooter “noname” (sem nome definido pelo fabricante) chamou bastante a atenção do público, talvez pelo design inovador, audacioso e levemente nostálgico, cujo conceito é totalmente brasileiro e focalizado no público feminino. Vamos aguardar os próximos capítulos.
De resto a marca apresentou o mostruário das motocicletas que comercializa regularmente no país, com ênfase na poderosa Big Trail Africa Twin, que ganhou destaque especial no stand, além das Gold Wing, CB 1000R e outras.
SUZUKI/KYMCO/HAOJUE
A marca SUZUKI não ficou por menos e, num dos mais bem montados stands do Salão, apresentou toda a linha de motocicletas que são vendidas no país, incluindo modelos especiais da nova V. Strom que foram desenvolvidas não só para a polícia, mas para ser uma das preferidas dos moto-aventureiros do off-road.
E olha a veterana HAYABUSA de cara nova.
TRIUMPH
A inglesa TRIUMPH, que desembarcou no Brasil há poucos anos, tem se mantido como uma das melhores opções de motocicletas no país, tendo a Tiger como a mais vendida de seus produtos.
Seu stand no Salão Duas Rodas 2019 não só veio confirmar sua responsabilidade com o público brasileiro, mas trouxe toda sua linha de motocicletas que estarão nas ruas, algumas ainda neste ano, em especial o modelo scrambler de 1200cc.
KAWASAKI
ROYAL ENFIELD
A grata surpresa pela segunda vez no Salão é a empresa inglesa Royal Enfield, que apresentou suas máquinas num bonito e gracioso stand.
A Marca tem conquistado cada vez mais fãs em nosso país e a empresa aproveitou para apresentar a Himalayan 400 em várias versões, inclusive uma radicalíssima off-road, com direito a machado e facão fixados na moto, além de suporte para combustível extra, farol em led e muito mais.
Além das clássicas bicilíndricas de 500cc, que fazem sucesso desde o Salão 2017, a marca apresentou as novas Interceptor e Continental, ambas com 650cc e preço final por volta dos R$ 25mil, o que certamente atrairá muita gente para uma das marcas de motocicletas mais antigas da história.
Originalmente fundada na Inglaterra, no ano de 1891, o grupo foi vendido para empresa indiana, de onde provém atualmente os modelos comercializados no Brasil
MAIS SALÃO
O método, ainda experimental, foi adaptado numa plataforma da motocicleta Yamaha Fazer 250, mas poderá ser montada em qualquer outra motocicleta, automóvel ou mesmo em base descaracterizada de moto ou carro.
O programa de software empregado desenvolve movimentos reais dos pilotos/motoristas e é intuitiva a sua execução.
Evidentemente não deixamos de testar o produto e, para isso, usamos como cobaias este editor, moldado há anos nas aventuras em motos trail, e a piloto de motovelocidade Liz Cordova, nossa convidada especial no Salão 2019.
E ao que consta os pareceres foram unânimes: “Apesar da facilidade de comando do equipamento, carecem eles de muita evolução antes de serem usados em substituição aos métodos tradicionais.”
Efetivamente, sua facilidade de uso ao iniciante pode induzi-lo à falsa expectativa de competência na condução de uma motocicleta, por exemplo, o que representaria perigo na condução real do veículo escolhido.
Mas que isso não desanime seus inventores, já que o futuro aguarda, ansioso, métodos eficazes e seguros para um aprendizado efetivo na condução de veículos automotores, diminuindo os acidentes e, consequentemente, salvando vidas.
VEJA O VÍDEO ESPECIAL
Gostou da matéria? Faça um comentário e envie-a aos seus amigos.
Não gostou? Envie-nos então suas críticas ou sugestões.
CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS
CRÉDITOS
Texto e Edição: Marcos Duarte
Fotos e vídeos: Marcos Duarte e Celso Spinardi Jr.
Repórter especial: Liz Cordova
conheça também: