Aconteceu neste final de semana o 44º Tanabata Matsuri, o Festival das Estrelas. O evento foi distribuído entre os dias 15 e 16 de julho, contando com muitas atrações durante todo o dia e também a noite.
O palco principal neste ano de 2023 foi na Praça da Liberdade, bairro oriental da capital paulista, o que atraiu milhares de visitantes, a grande maioria de pessoas não orientais, curiosas para conhecerem mais sobre o romance astral de Orihime e Hikoboshi.
Todas as ruas no entorno da praça estavam adornadas com bolas cintilantes e muitos pingentes coloridos (fukinagashi), representando as estrelas, além de muitas moitas de bambus espalhadas pelos postes, onde deveriam ser fixados os tanzakus, cartões coloridos onde são escritos os desejos das pessoas.
Pela tradição japonesa a princesa Orihime se apaixonou pelo plebeu Hikoboshi e para distanciá-los o pai de Orihime, um poderoso deus do reino celestial, arremessou ambos para lados opostos da Via Láctea, só tendo oportunidade de se avistarem uma vez ao ano.
Na mitologia tradicional japonesa Orihime é associada a estrela Vega, e o pastor Hikoboshi (Kengyu) associado a estrela Altair, que de fato estão localizadas em lados opostos da Vila Láctea e só podem ser vistas juntas uma vez ao ano.
Ainda como obrigação nessa separação, o casal para se aproximarem deve atender aos pedidos feitos pelos homens da terra, razão pela qual as pessoas escrevem mensagens nos tanzakus, que são confeccionados em várias cores, conforme a origem do pedido:
O amarelo é a busca pelo dinheiro; o rosa a busca pelo amor; o vermelho é para a paixão, assim como o azul busca proteção e saúde e o verde a esperança. O branco, por sua vez, é a busca pela paz.
ASSISTA UM POUCO DO EVENTO
E assim pudemos perceber os bambus se recheando desses “bilhetinhos às estrelas”, em particular destacando o amarelo e, em muito menor número, o branco.(sinais dos tempos…)
Reza a tradição, ainda, que no final da festa todos os tanzakus devem ser queimados numa fogueira especial, para que todos os desejos cheguem aos céus e os pedidos possam ser atendidos pelo casal ainda enamorado.
Mas a festa continua e durante o Festival das Estrelas acontecem muitas apresentações das comunidades japonesas sediadas na capital paulista e em outras cidades, bem como de artistas musicais diversos, artes marciais e muito, muito taiko, que são danças com os tambores.
Estivemos presentes no evento e pudemos ver a imensa alegria estampada no rosto das pessoas que assistiam, principalmente das crianças, que não fechavam os olhos nem piscavam nas apresentações, principalmente quando o assunto era artes marciais.
Historicamente o Tanabata era comemorado apenas pela elite da sociedade japonesa e isso ocorreu entre os anos de 794 a 1185, vindo a se popularizar apenas nos primeiros anos do século 17.
Hoje o evento se tornou uma das maiores festas populares do Japão, com dezenas de festivais que ocorrem em todo o Japão e em alguns lugares do mundo, sempre acontecendo entre o dia sete de julho e sete de agosto de cada ano.
EDITORIAL
PORTAL AVENTURAS é um veículo de comunicação de aventureiros e aventuras de todos os tipos, no ar,
no mar e na terra, abordando os assuntos com seriedade e profissionalismo.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9562-7935 ACESSE TAMBÉM