06/07/2021
Teixeira Soares, uma pequena cidade paranaense de pouco mais de 12mil habitantes, é a nossa atração da vez nesta edição do City Tour. Vamos conhece-la?
HISTÓRIA
O núcleo populacional que deu origem ao atual município de Teixeira Soares existe desde os anos de 1734, dando suporte aos tropeiros que seguiam pela Estrada da Mata, estreitando as dificuldades de comércio entre os estados de São Paulo de Rio Grande do Sul.
Com a promessa da rota de uma estrada de ferro na região, a população doou terrenos para a construção de uma Estação Ferroviária na localidade, prevendo os benefícios que traria tal novidade.
A importância da ferrovia foi primordial para a continuidade do extrativismo madeireiro da araucária, bem como da produção da erva mate, da agricultura e da pecuária como um todo.
Sua instalação como município devidamente emancipado da cidade de Palmeira se deu em julho de 1917, tendo seu nome originado da homenagem que fizeram ao então engenheiro João Teixeira Soares.
O orgulho do município vem do fato de ter atualmente a maior reserva de araucária do mundo, abrigando, ainda, várias espécies de animais silvestres como o lobo guará e a jaguatirica.
RODANDO EM TEIXEIRA SOARES
Seu clima tende do temperado ao frio, com recordes de alta temperatura em apenas pouco mais de 30 graus centígrados, ostentando temperaturas abaixo de zero e até mesmo geadas e neve nos invernos mais severos.
A CIDADE
O centro urbano mantém uma topografia bastante plana, com ruas largas, bem construídas e cuidadas.
O asfalto predomina em toda a extensão da cidade, assim como o casario com predominância da arquitetura moderna, com suntuosas construções residenciais elaboradas em concreto e vidros.
A área comercial, entretanto, não é bem delimitada, não se achando uma região em específico para se dizer um verdadeiro centro de consumo mais movimentado.
Destaca-se no centro da cidade um cemitério bem cuidado e a Igreja Matriz católica, em estilo neogótico
Considerada suntuosa na época de sua construção, foi ela dedicada a N. S. da Conceição, mantendo seu estilo original com escadaria em pedra.
A área urbana tem um sentido linear, seguindo as margens da ferrovia e da rodovia PR-438, ambas dividindo-a ao meio.
TURISMO
O turismo local está baseado praticamente nas festas populares ligadas a religiosidade e a agricultura.
Porém, é em suas terras que encontramos motivos de sobra para incursões mais radicais pela Reserva Biológica das Araucárias e pela Floresta Nacional de Irati, essa última nas vizinhanças da cidade.
No entanto, antes de aventurarmos por tais caminhos desconhecidos, melhor é se informar na Secretaria de Turismo da cidade em busca das informações e autorizações necessárias.
COMO CHEGAR
O aventureiro que partir da capital paranaense poderá fazer um simples bate-e-volta, já que Teixeira Soares fica a aproximadamente 140km, que poderão ser facilmente percorridos pelas BR-376 E BR-277.
Porém, para viajantes que partirem de outras localidades a melhor sugestão é seguirem primeiramente para Curitiba para, então, chegarem a cidade.
Um bom guia rodoviário seria de muita eficiência nesse roteiro, embora não existam grandes dificuldade para a viagem.
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
Todas as fotos da matéria podem ser vistas aqui CLIQUE AQUI
EDITORIAL
PORTAL AVENTURAS é um veículo de comunicação de aventureiros e aventuras de todos os tipos, no ar,
no mar e na terra, abordando os assuntos com seriedade e profissionalismo.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9562-7935 ACESSE TAMBÉM