26/03/2022
Nesta edição do City Tour apresentaremos a pequena cidade paulista de Cordeirópolis, sediada nas margens da rodovia Washington Luiz, imediações das cidades de Limeira e Rio Claro. Vamos saber mais?
HISTÓRIA
Os primórdios da cidade se deram a partir da segunda década do século 19, quando o governo paulista passou a oficializar várias posses que foram surgindo, numa área onde, até então, imperavam grandes latifúndios rurais.
A produção da cana de açúcar deu o start necessário para a formação da comunidade que se tornaria a Cordeirópolis de hoje, seguida pela cultura do café, que passou a ser mais tarde o principal produto de exportação do país.
Naqueles idos tempos o transporte desses produtos até o porto de Santos era feito por tropeiros, ao lombo de burros, o que demandava tempo e insegurança.
O remédio foi a união dos fazendeiros de toda a região para a implantação da estrada de ferro, o que ocorreu em 1876, até a cidade de Campinas, seguindo daí ao porto marítimo.
Com o fim da escravidão em vista, o governo facilitou o parcelamento do solo e a sua distribuição para imigrantes europeus que chegavam para suprir a mão de obra outrora escrava, aumentando a circulação de passageiros e cargas na Estação Ferroviária do Cordeiro.
Com esse afluxo extra de pessoas na região, entende-se formada o primeiro núcleo populacional intitulado Capela de Santo Antonio do Cordeiro, isso em 1885.
Elevado à categoria de Distrito, teve seu nome rebatizado para Cordeirópolis em 1944, sendo finalmente emancipada em dezembro de 1948.
A CIDADE
Com uma população que pouco ultrapassa aos 25 mil habitantes, Cordeirópolis disputa lugar privilegiado no país em termos de localização, já que sediada num dos principais entroncamentos rodoviários do Brasil: Rodovia Anhanguera (SP-330), Rodovia Washington Luís (SP-310) e Rodovia dos Bandeirantes (SP-348).
Sua área urbana é cortada longitudinalmente pela Rodovia Washington Luiz, ficando na parte norte o centro nervoso do município, como bancos, comércio, administração pública, etc. e, do lado sul, alguns bairros residenciais e um pequeno parque industrial.
Rodar na área comercial de Cordeirópolis não é tão fácil como possa parecer, já que suas ruas são bem cuidadas, com boa sinalização e limpas.
A proximidade excessiva desse centro urbano com uma rodovia do porte da Washington Luiz, despeja no município, momento a momento, centenas de pessoas desconectadas com a esperada tranquilidade de uma cidade pequena, tornando um caos a movimentação em seus logradouros, independentemente da hora do dia.
RODANDO EM CORDEIRÓPOLIS
Estivemos em Cordeirópolis exatamente nessa condição: “forasteiro” em busca de conhece-la melhor e em hora extremamente movimentada.
A vantagem é que a cidade é relativamente plana e bem desenhada, pois são apenas dois os acessos principais com a grande rodovia que a corta.
TURISMO
O turismo da cidade restringe-se basicamente no cultural, vivendo o município das lembranças de seus feitos durante a imigração italiana, principalmente com a atenção voltada ao Bairro do Cascalho, fundado em 1885.
Outro reduto que eleva o ufanismo local é a Fazenda Ibicaba, essa fundada em 1817. Segundo orgulham-se de ressaltar, teria sido ela a pioneira na substituição de mão-de-obra escrava pela de imigrantes europeus, principalmente suíços e alemães, trinta anos depois de sua fundação.
Com tais referências a Fazenda Ibicaba recebeu grandes personalidades do tempo do império, entre elas Dom Pedro II, a Princesa Isabel e o Conde D’Eu.
De mais radical por lá, que não sejam as boas trilhas das adjacências, é o autódromo Waldemar Fragnani, administrado pela Federação de Automobilismo de São Paulo (saiba mais)
Em seu site oficial o empreendimento é assim narrado:
“Nasceu no coração de um dos maiores amantes do automobilismo na terra o sonho de construir uma pista digna de seus companheiros e a altura da grandeza dessa modalidade do esporte a motor. E assim esta modalidade que a cada etapa reuni mais e mais apreciadores e competidores estava defasada de uma pista 100% terra, como o próprio nome diz: Velocidade na Terra.”
COMO CHEGAR
Os aventureiros que partirem da capital paulista não terão o menor problema de chegar até a cidade, até mesmo para um bate e volta, já que dista apenas 160km, que podem ser percorridos a partir das Rodovias Anhanguera ou Bandeirantes, até a cidade de Limeira, e o restante pela Washington Luiz.
Para visitantes de outras localidades sugerimos o uso de um bom guia rodoviário, informando, de antemão, que também não terão a menor dificuldade para se chegar em Cordeirópolis.
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
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Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
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