Nossa estadia em São João Del Rei foi “realmente real”. Convidados pelos seus proprietários, sentimos como verdadeiros nobres da corte em visita pelas terras ricas das Minas Gerais. O Encantador Paço do Lavradio nos acolheu como a verdadeiros reis.
Em nosso projeto “Sob o céu da Inconfidência“, constatamos que a Pousada “mais mais” de São João fica na Colônia Marçal, que na verdade mais parece que estamos em Santa Cruz de Minas. Numa ruazinha escondida descortina uma imensa área verde de 5mil metros quadrados, com 14 suítes decoradas individualmente.
Cada um dos 14 apartamentos é preparado com todo o requinte de materiais e utensílios típicos dos saberes artesanais dos artistas de São João del-Rei e região, que abrange municípios e distritos pertencentes ao circuito Trilha dos Inconfidentes da Estrada Real.
O nosso, em especial, tinha três ambientes distintos: saleta, dormitório e amplo banheiro, além de uma pequena cobertura na porta principal. Todo decorado com obras de arte e móveis rústicos, nele se sobressaiam duas camas box reversíveis, de modo que pudéssemos formar uma imensa cama de casal.
Entre os dormentes maciços que formavam colunas divisórias e lençóis alvos de percal, dividíamos espaço com o cofre eletrônico, o suporte para as roupas em ferro, bem como com a mesa e cadeiras coloniais para refeições, se assim desejássemos.
O imenso banheiro trazia uma pia de cerca de dois metros de comprimento com duas cubas ovais, além de louças e metais de primeira linha. O box para banho era voltado ao jardim, conferindo bastante harmonia e beleza ao conjunto.
Entre os jardins sempre floridos pudemos desfrutar de paz e harmonia, até mesmo durante a noite, vendo o céu da inconfidência sob um prisma novo e nobre. Durante o dia curtimos um pouco de sua piscina bem cuidada.
A sede da Pousada é um caso a parte. Um imenso casarão desnuda seus cômodos e obras de artes a vista de qualquer hóspede. Ler é a vocação maior, vez que a casa já teve uma imensa biblioteca, cujos livros estão espalhados para deleite dos visitantes.
Segundo a administração tudo lá conspira para seu descanso: o silêncio, a natureza, o cenário, os pássaros que vêm nos saudar ao longo do dia, as redes nas varandas, as mangueiras do pátio, a sala de leitura recheada de vasto acervo inclusive infanto-juvenil, com lareira e seleta música ambiente. Concordamos plenamente.
Gostou da matéria? Faça um comentário e envie-a aos seus amigos.
Não gostou? Envie-nos então suas críticas ou sugestões.
CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS
Texto e Edição: Marcos Duarte
Fotos e vídeos: Marcos Duarte e Bruna Scavacini
conheça também:
http://www.pacodolavradio.com.br/