Nas vizinhanças da nostálgica estação de trem de Tiradentes/MG está a Pousada Bárbara Bela. Pequena e encantadora, une o bom gosto e a simplicidade de uma casa de campo, com a história do Brasil colonial.
No 8º dia do Projeto “Sob o céu da Inconfidência” fomos convidados pelos proprietários da pousada, para retornarmos à cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, para mais aventuras. Não nos fizemos de rogados e para lá voltamos com nossas pequenas motos.
O imenso casarão com arquitetura contemporânea, embora com traços coloniais, não dispensa o fogão à lenha, tampouco um enorme “rancho” em seu “quintal”, remetendo-nos às fazendas da região, em que as comidas mineiras se destacam.
Mal chegamos e pudemos nos acomodar numa de suas magníficas suítes, cada qual em estilo e decoração própria, sempre com esmerado bom gosto e sofisticação. Deixamos nossas coisas e fomos nos refrescar na sua pequena piscina.
O Nome da pousada é bem sugestivo, pois remete-nos à heroína da Inconfidência, Bárbara Heliodora, esposa de Alvarenga Peixoto. Ela foi a viga mestra da conjuração mineira, apoiando o marido em todos os momentos.
Com sua proximidade do centro histórico da cidade, foi bastante fácil e cômodo curtir a vida noturna de Tiradentes, bastando pouquíssimos minutos para nos locomovermos até ela, ainda que em altas horas da noite.
Outro fator importante para quem viaja, principalmente de moto, é ter um suporte adequado para que descansemos o máximo possível. Nesse ponto a pousada oferece piscina, sauna a vapor, sinuca, sala de leitura e lareira. Impossível não se encantar.
O mais difícil foi deixa-la pela manhã do dia seguinte, quando retornaríamos definitivamente para São Paulo. Sua copa bem aparelhada e o rico café colonial que ela oferece, convidava-nos a ficar na região por mais tempo.
Estando em Tiradentes, não deixe de conhecer a Pousada Bárbara Bela e de desfrutar de suas belezas e comodidades. Vale a pena.
Gostou da matéria? Faça um comentário e envie-a aos seus amigos.
Não gostou? Envie-nos então suas críticas ou sugestões.
CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS
CRÉDITOS
Texto e Edição: Marcos Duarte
Fotos e vídeos: Marcos Duarte e Bruna Scavacini
conheça também: