01/11/2021
Nesta edição do nosso City Tour apresentaremos a cidade catarinense de Santa Rosa do Sul, com trinta e três anos de existência e uma interessante história. Vamos saber mais?
HISTÓRIA
Os anais oficiais apontam como os primeiros contatos com os nativos da região foram feitos pelos espanhóis, ainda no século 17.
Já no século seguinte, com a distribuição de terras destinadas para a agricultura, a região passou a ser gradativamente povoada.
Porém, foi a partir de meados de 1860 que as primeiras levas de imigrantes italianos, espanhóis, alemães, africanos e portugueses fixaram suas raízes naquele trecho do litoral catarinense, esses vindos de outras áreas do sul do Brasil, formando inicialmente o município de Araranguá, do qual se formou a cidade de Sombrio e, posteriormente, de Santa Rosa.
Antes de ter o nome atual Santa Rosa foi chamada de “Morro das Mortes”, por causa de dois assassinatos ocorridos na revolução de 1894, e de “Três Alfredos”, em respeito aos patriarcas de três famílias importantes que se fixaram na localidade, todos com o prenome Alfredo. Um era farmacêutico, outro comerciante e o terceiro dono do porto da Lagoa de Sombrio.
Era principalmente pelo porto que o comércio de iguarias era realizado entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, secundado pelo transporte feito por tropeiros tradicionais.
Com o início da construção da Igreja consagrada a Santa Rosa, no final do ano de 1928, a localidade ganhou novos ares de modernidade e progresso, passando a ser chamada de Santa Rosa a partir de 1932.
Por fim, em janeiro de 1988 Santa Rosa emancipou-se da cidade de Sombrio, da qual era distrito, passando a se chamar Santa Rosa do Sul.
A CIDADE
De caráter essencialmente agrícola, sua área urbana é cortada no sentido norte/sul pela BR-101, tendo suas divisas a leste toda margeada pela Lagoa do Sombrio.
A principal atividade econômica de Santa Rosa é a agricultura, com predominância no cultivo da banana e da mandioca, porém, a indústria do polvilho e o bom comércio, associado ao ecoturismo, complementam a receita do município.
Outra característica de Santa Rosa é abrigar estudantes que vem ao Estado para formações técnicas no Instituto Federal de Santa Catarina, gerando mais receita para a municipalidade.
RODANDO EM SANTA ROSA DO SUL
Suas ruas centrais são quase todas absolutamente planas e de fácil acesso, não só aos seus quase 9 mil habitantes, mas também aos visitantes de outras localidades.
TURISMO
O centro urbano de Santa Rosa tem o privilégio de estar a menos de 15 km da orla marítima, não se prejudicando tanto com a maresia costumeira dessas regiões.
Outro ponto turístico de grande interesse é o Parque Nacional de Aparados da Serra, do qual dista apenas 20km, costumando ser base de apoio para muitos aventureiros que vasculham essa região.
COMO CHEGAR
Para os aventureiros que partirem de Florianópolis o trecho é de aproximadamente 250km, todo ele a ser percorrido pela BR-101 em sentido sul.
Já os que partirem de Porto Alegre rodarão um pouco menos. São aproximadamente 210 km que unem as duas cidades. O trecho inicial será melhor aproveitado pela Freeway, até a cidade de Osório, seguindo então no rumo norte pela BR-101.
Para viajantes de outras localidades o melhor é usufruir de um bom guia rodoviário, sabendo de antemão que não haverá grandes complicações para se chegar em Santa Rosa do Sul.
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
Todas as fotos da matéria podem ser vistas aqui CLIQUE AQUI
EDITORIAL
PORTAL AVENTURAS é um veículo de comunicação de aventureiros e aventuras de todos os tipos, no ar,
no mar e na terra, abordando os assuntos com seriedade e profissionalismo.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9562-7935 ACESSE TAMBÉM