Nesta edição trouxemos um tour por São Miguel dos Campos, em Alagoas, um dos lugares mais antigos do Brasil e que tem seus primórdios no ano de 1501, um ano após seu descobrimento.
HISTÓRIA
Embora sua fundação oficial tenha como data o dia 18/06/1864, as primeiras incursões de europeus na região partiram da expedição portuguesa liderada por Gonçalves Coelho e Américo Vespúcio em 29/09/1501 que, percorrendo o Rio São Miguel então batizado naquela mesma data, encontrou habitantes naturais remanescentes dos índios Caetés.
Uma vez fixados naquelas plagas os exploradores abriram caminho nas matas, estendendo o domínio sobre as terras recém descobertas; promovendo a agricultura de sobrevivência e, posteriormente, promovendo o cultivo da cana de açúcar.
Conta a história que aquele povo destemido e bravo de outrora se destacou na luta contra os holandeses, na destruição do Quilombo dos Palmares e na Revolução Republicana de Pernambuco, em 1817.
IGREJA MATRIZ
A cidade já estava sob a proteção de Nossa Senhora do Ó desde seus primórdios, mas templo atual foi construído a partir de 1835, em substituição aos antigos destruídos por causa das enchentes do Rio São Miguel, tendo a antiga Igreja da Matriz, devotada a Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, sido demolida em 1938.
A atual foi construída em parte mais alta, mas de frente para o rio e concluída em 1910, sendo que somente mais tarde foi instalado seus relógios.
A reforma mais importante ocorreu em 1970, mudando muitas de suas características originais, incluindo teto e altar e de lá para os dias atuais tem sido mantida em bom estado de conservação.
O templo está isolado e disposto de forma transversal na via pública, existindo em sua parte posterior a Praça Centenário com pouquíssima arborização e muitos quiosques de alimentação, pontos de ônibus, taxi, etc.
Já na parte anterior observamos exatamente o oposto: Uma praça bem ajardinada, com belo chafariz e coluna de coqueiros imperiais que lhe dão grande imponência.
A CIDADE
Rodar pela área histórica de São Miguel dos Campos é um pouquinho complicado para o visitante, vez suas ruas serem assimétricas, o que é justificado pela curva do rio bem próximo da cidade, e também da BR 101 que a faceia.
Por outro lado o casario colonial desponta em cada canto, infelizmente boa parte deles escondidos pelos letreiros ostensivos das lojas do comércio local, desfigurando o potencial turístico de lá, ao contrário do que se vê em Olinda, Paraty, Iguape, e tantas outras cidades.
Estacionar por lá também é outro dilema, não por falta efetiva de lugares apropriados, mas pela grande quantidade de veículos circulando, o que demonstra boas atividades, bom comércio e bom lugar para se viver.
Já a área ao sul do centro histórico é bem o oposto. Ruas bem simétricas e da mesma forma movimentadíssimas, embora a maioria delas sem ou quase sem pavimentação.
E tudo isso não é para menos, afinal o município logo atingirá aos 65 mil habitantes e a infraestrutura para tanto deve estar sendo preparada a contento.
RODANDO EM SÃO MIGUEL
COMO CHEGAR
Para os visitantes que partirem da capital do estado (Maceió) a viagem poderá ser feita via litoral, num percurso de aproximadamente 55km; ou mais comodamente pelas BR-104 e BR-101, porém num percurso de 86 km.
Já para os aventureiros que partirem de Aracaju, em Sergipe, o trecho é bem maior e pode ser feito todinho pela BR-101, num percurso de aproximadamente 216km. Outra opção é o trajeto via litoral pela SE-100 e AL-101, até Barra de São Miguel, num percurso total aproximado de 250km e muita aventura.
Para visitantes de outras localidades a sugestão é o uso de um bom guia rodoviário, sabendo que antemão que não haverá dificuldade alguma para se chegar na cidade, já que ela é quase que parte da BR-101.
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
EDITORIAL
PORTAL AVENTURAS é um veículo de comunicação de aventureiros e aventuras de todos os tipos, no ar, no mar e na terra, abordando os assuntos com seriedade e profissionalismo.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9562-7935 ACESSE TAMBÉM