Neste City Tour apresentamos Ibimirim, uma pequena cidade do interior de Pernambuco, que possui uma rica história e uma grande variedade de recursos naturais.
HISTÓRIA
Segundo os anais da cidade, a região onde hoje está sua atual sede teve o início de sua expansão com o português Marcos Ferreira D’ Ávila, que no final do século 19 instalou uma fazenda de gado na localidade.
Antes disso Cancalancazinho, antigo nome de Ibimirim, era um minúsculo povoado nas margens do Rio Moxotó, e só foi elevado a condição de Distrito em 1931, então com o nome oficial de Jeritacó.
Como a população insistia no nome antigo, a conselho do venerado Pe Cícero, passaram a chamar o povoado extraoficialmente de “Mirim”, que vem do Tupi e significa pequeno, e era muito mais fácil de se pronunciar.
A legalização desse novo nome (Mirim) veio por decreto estadual em 1938, mas em dezembro de 1943 o nome do Distrito passou a ser definitivamente Ibimirim, que na mesma linguagem Tupi significa “terra pequena”, dada às suas dimensões reduzidas. A emancipação veio somente em dezembro de 1963, separando-se definitivamente de Inajá.
A CIDADE
A área urbana de Ibimirim é totalmente plana, assim como boa parte de suas adjacências, e é cruzada de fora a fora pela BR-110, com muitos e longos trechos ainda em terra batida quando estivemos na região.
O Rio Motoxó faceia a cidade no sentido sul/norte, despejando suas águas (quando não está seco como em nossa passagem por lá) no grande Açude Poço da Cruz, alguns quilômetros ao norte.
A planura constante da área urbana torna suas ruas bastante empoeiradas e carregadas de areia, principalmente nas épocas de seca, transformando o visual da cidade numa tonalidade cinza-amarelado.
A arquitetura é quase toda com imóveis em alvenaria de um único pavimento, com raríssimas construções de dois a quatro pavimentos, principalmente no centro comercial.
Por falar em comércio, este é centralizado na Rua Manoel Vicente, uma das poucas asfaltadas por lá e com canteiro central. Bom saber que o “centro comercial” na verdade não fica no centro da cidade, mas na última rua ao norte, faceando o Rio Moxotó.
Pelo pequeno porte de Ibimirim e pela distância que tem de centros urbanos maiores, temos que as atividades comerciais por lá são de bom nível e quantidade, colaborado, evidentemente, pelo grande fluxo de veículos que transitam pela BR-110.
Mas a economia de Ibimirim é bem maior que a de seu comércio. A cidade tem grande destaque na agricultura e na pecuária, com uma boa produção de cereais, mandioca e frutas tropicais, assim como importante centro de criação de bovinos e caprinos.
Na cultura o que há de mais importante por lá é a Festa de São João, de longe ganhando em popularidade com o carnaval, o que agrada muito seus quase 27 mil habitantes confirmados no último senso de 2022.
COMO CHEGAR
Para o visitante que partir de Recife o trajeto total será de aproximadamente 340 km, que pode ser percorrido na maior parte pela BR-232, sendo os kms finais pela BR-110. Mas tenha ciência que o trajeto não é dos melhores.
Para visitantes de outras localidades a melhor opção é a consulta em um bom Guia Rodoviário, mas é preferível o uso do GPS e muitas informações frescas de pessoas que passaram recentemente pela região, já que as estradas são bem precárias, mesmo as que são pavimentadas.
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
EDITORIAL
PORTAL AVENTURAS é um veículo de comunicação de aventureiros e aventuras de todos os tipos, no ar, no mar e na terra, abordando os assuntos com seriedade e profissionalismo.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9562-7935 ACESSE TAMBÉM