A antiga Vila de Moreno ganhou sua independência em 1953, quando veio então a se chamar Solânea, cidade inserida na microrregião do Brejo Paraibano com mais de 26 mil habitantes, e que trazemos para você nesta edição do City Tour.
HISTÓRIA
Sabe-se que a área onde hoje está sediada a cidade já era povoada informalmente desde a segunda metade do século 18, com a fixação de algumas moradias em fazendas de gado e engenho.
Sabe-se, também, que o antigo povoado alcançou a condição de Distrito somente em 1926, com o nome de Moreno em homenagem ao pioneiro Soares Cardoso Moreno, tido como o fundador da cidade.
Sua elevação à condição de Vila ocorreu doze anos depois e só mais tarde, em novembro de 1953, galgou a condição de Cidade plenamente emancipada, agora com o nome oficial de Solânea, em homenagem a Sólon de Lucena, ex-governador paraibano e nascido na vizinha cidade de Bananeiras.
A CIDADE
Na mesma vocação de sua praticamente irmã gêmea Bananeiras, com quem mantém conurbação, a economia local se funda na agricultura e na pecuária, mas também com um pequeno complexo industrial e comercial.
Ao contrário da vizinha Bananeiras, o centro urbano de Solânea é praticamente plano e concentrado em ruas com boa simetria, o que facilita a vida do visitante.
A avenida principal Governador João Fernandes de Lima é onde encontramos o grosso do comércio local; a linda Igreja da Matriz de Santo Antônio; mas também é o trecho urbano da PB-105 que vem desde Campina Grande e vai até a cidade de Belém, ambas na Paraíba.
A pavimentação é bem feita, alternando entre o asfalto tradicional e o paralelepípedo, no entanto, a área urbana ainda dispõe de muitos logradouros com piso em terra batida.
O ponto alto é a Praça 26 de novembro, que homenageia o dia da fundação oficial da cidade, e que fica em frente da belíssima Igreja da Matriz de Santo Antônio.
O diferencial da praça é a substituição do tradicional coreto por uma gigantesca Caixa D´Água, monumento mais que indispensável naquelas plagas, além do luxo extra de um bonito chafariz, que em nossa visita servia ao deleite da criançada.
O assunto também polêmico aqui é o uso da motocicleta, que pode ser visto com mais propriedade na matéria especial que fizemos meses atrás na vizinha Bananeiras: “Capacete??? O que é isso???!!! (veja aqui)
NOSSA ESTADIA
Estivemos em Solânea por alguns dias e percebemos que a cidade mantém uma boa rede hoteleira e lugares para refeições que acomoda quase todos os gostos.
Como chegamos por lá na primeira hora da madrugada, optamos pelo Hotel Tempero do Brejo, que foi uma mão na roda.
Hotel simples, mas que transmitiu conforto em nossa estadia. No piso superior há as várias suítes em dois corredores arejados e, na parte inferior, um espaçoso restaurante encarregado não só do café da manhã, mas de refeições diversas ao longo do dia.
Foi nesse lugar que montamos nossa base operacional para os assuntos diversos que nos levaram à cidade.
TURISMO
RODANDO EM SOLÂNEA
O turismo por lá é bem interessante é remetido quase que integralmente às festas juninas, que agregam milhares de pessoas todos os anos; e o carnaval.
Fora disso o aventureiro pode desfrutar de algumas cachoeiras, sítios arqueológicos e trilhas ecológicas no entorno da cidade e que se estendem para cidades vizinhas.
MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO
A igreja Matriz de Santo Antônio quase passa desapercebida ao visitante, uma vez que ela faceia a avenida principal com uma fachada sóbria e elegante.
O interior do templo é sem opulência, da mesma forma que foi a vida do padroeiro, ostentando cores claras e colunas gregas na nave principal.
O altar mor segue as linhas claras dominantes e também é guarnecida por quatro colunas que sustentam o nicho principal, onde está a imagem de Santo Antônio.
Pesquisando melhor sobre o templo, conseguimos achar um vídeo muito bom realizado pelos fiéis daquela paróquia, que fizemos questão de indicar para você: (link do vídeo)
COMO CHEGAR
Para os aventureiros que partirem de João Pessoa o percurso terá entre 130 a 140 km, dependendo do trajeto utilizado.
Já o que vier de Fortaleza terá um percurso bem maior para rodar, que girará em torno de 690 a 780 km, dependendo o roteiro que escolher.
Para visitantes de outras localidades a sugestão é a busca por um bom guia rodoviário, levando em consideração a cidade de Campina Grande, na Paraíba, que dista apenas 65 km de Solânea.
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
EDITORIAL
PORTAL AVENTURAS é um veículo de comunicação de aventureiros e aventuras de todos os tipos, no ar, no mar e na terra, abordando os assuntos com seriedade e profissionalismo.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9562-7935 ACESSE TAMBÉM