22/09/2021
O encerramento do 33º campeonato brasileiro de balonismo ocorreu no último dia 19 na cidade paulista de Boituva, acompanhado de perto por um público seleto e interessado.
O evento ocorreu entre os dias 14 e 19 de setembro de 2021 e vale para o encerramento do calendário de 2020, suspenso por causa da pandemia que assola o mundo todo.
Ao todo foram 28 concorrentes que desfilaram pelos céus da pequena cidade paulista, a 100km da capital, buscando a pontuação necessária não só para aferir o campeão brasileiro, mas para definição dos melhores pilotos do ranking nacional.
As melhores colocações do campeonato também têm por objetivo classificar representantes do Brasil para o próximo campeonato Mundial de Balonismo, que será realizado na Eslovênia, no ano de 2022.
O ponto alto para o público em geral foi a apresentação do “Nighth Glow”, um bonito espetáculo de luzes e cores no início da noite do dia 18, sem cobrança de ingressos.
Trata-se de um dos espetáculos mais bonitos e mais esperados pelo público que gosta do balonismo, porém, como tudo em balonismo, está condicionado a climas favoráveis para acontecer.
Como o Universo sempre conspira para os grandes feitos, tudo ocorreu como esperado, o que levou crianças e adultos a momentos de grande satisfação pessoal numa noite quente e sem ventos, o que garantiu performance plena aos balonistas.
O CAMPEONATO
O campeonato seguiu com provas diárias que foram cumpridas pelos participantes, com ajuda de assistentes pelo chão (via rádio) e pelos ares, com vários drones e paramotores seguindo os competidores em suas evoluções.
As provas tiveram início por volta das 6:30h da manhã, deixando claro aos leitores o quanto de tempo antes os atletas já se dispunham a preparar suas “aeronaves” para a competição, definindo suas estratégias para a obtenção da pontuação necessária.
Nosso primeiro contato com o mundo do balonismo foi impressionante. Depois de contatarmos o representante oficial do evento (Jhonny do Balão), seguimos para a cidade de Boituva para acompanharmos o evento.
Chegamos no local marcado pontualmente e, para nossa surpresa, só encontramos um “X” gravado na grama. A princípio nos frustramos pela falta dos esperados balões, porém, firmando melhor a vista a quilômetros de distancia dali, percebemos um “cardume” deles navegando pelo espaço em nossa direção.
A princípio pareciam simples borrões incolores rasgando o horizonte, mas, cumprindo o cronograma e na hora aprazada, praticamente se materializaram em nossa frente belos, coloridos e impávidos.
O som característico dos jactos de fogo se fazia ouvir mesmo de longe, se não impressionando aos amantes mais contumazes do balonismo, o fazendo com este repórter.
Em contato com membros de equipes de balonistas em atividade naquele dia, soubemos que a missão era se aproximar de três alvos previamente demarcados e “derrubarem” neles um pêndulo de aferimento.
Nos dias que ocorreram as provas válidas pelo campeonato houve alguns contratempos (normalmente esperados), relacionados as condições meteorológicas, com atraso ou até suspensão de algumas etapas do certame.
O resultado final, entretanto, condecorou o piloto paulista Marcos Paulo da Silva como o campeão do 33º Campeonato Brasileiro de Balonismo em Boituva/SP, do ano de 2020, e bicampeão da modalidade, já que havia se consagrado campeão no ano de 2015, na cidade de Piracicaba.
Filipe Tostes, de Goiás, foi o segundo colocado, com 17724 pontos, e Fábio Pascoalino, de Itupeva/SP, terminou em terceiro, com 16307 pontos.
O destaque ficou por conta da piloto gaúcha Laís Pinho, a única mulher a participar do evento, fechando o campeonato na sexta colocação, fiando com 14449 pontos somados.
O CAMPEONATO EM VÍDEO
As informações completas do 33º Campeonato Brasileiro de Balonismo, realizado na cidade de Boituva/SP, podem ser conseguidas diretamente do blog do balonismo (https://blogdobalonismo.com.br/) .
Se você tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
Todas as fotos da matéria podem ser vistas aqui CLIQUE AQUI
EDITORIAL
PORTAL AVENTURAS é um veículo de comunicação de aventureiros e aventuras de todos os tipos, no ar,
no mar e na terra, abordando os assuntos com seriedade e profissionalismo.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9562-7935 ACESSE TAMBÉM