18/04/2021
Fernandes Pinheiro é um recente município paranaense, com 25 anos de existência e uma população que beira aos 6 mil habitantes. Vamos conhecê-la?
HISTÓRIA
A cidade foi criada em dezembro de 1995, desmembrada da vizinha Teixeira Soares, e seu nome homenageia um dos diretores da Estrada de Ferro São Paulo/Rio Grande do Sul, que passa pelo município.
A localidade existe desde o século 18, servindo de rota de tropeiros que viajavam de da região de São Paulo para o sul do Brasil, através da antiga Estrada da Mata.
Com a chegada da estrada de ferro e a construção de estações ferroviárias por volta do ano de 1900, foi se formando o núcleo populacional em seu entorno, culminando com a criação do então distrito e, posteriormente, a criação da cidade de Fernandes Pinheiro.
Desde seus primeiros tempos a agricultura e a pecuária são a base da economia e da riqueza da cidade, que mantém em suas terras grandes fazendas de cereais, bem como criação de gado de corte e produção leiteira, que contribuem para a geração de empregos.
A CIDADE
Típica cidade interiorana paranaense, fica nas proximidades da PR-438, a meio caminho da também diminuta Teixeira Soares, da qual já foi distrito, e de Irati, cidade média com grande infra estrutura e que já foi apresentada por nós em edições passadas.
Logo no acesso da cidade o visitante poderá ver o Parque da Prainha, que fica ao lado de um grande lago com direito a Centro de Eventos, quadras poliesportivas, além de áreas para lazer e atividades físicas.
O comércio local é extremamente acanhado e com poucas opções aos seus moradores, que necessitam de visitas constantes em Irati para suprirem de itens mais específicos.
Apesar de pequenina, a cidade tem uma boa distribuição urbanística, com ruas bem pavimentadas e várias praças arborizadas, com destaque para a Praça em frente da Estação Rodoviária, com uma imensa imagem de São Sebastião, padroeiro da cidade.
A Igreja Matriz é bem singela e situada numa grande área cercada e murada, deixando o templo bem visível em parte mais elevada, com graciosa alameda entre a rua e a porta da Igreja.
A FERROVIA
O entorno da ferrovia é ainda o coração da cidade e a antiga estaçãozinha, feita em madeira de forma bastante rústica, também está lá para lembrarmos das origens daquela localidade.
Se os trilhos ainda trabalham bastante, recebendo o vai e vem das composições ferroviárias, o prédio da estação já não tem mais o uso de outrora, atendendo a outras atividades do município e da ferrovia.
NOSSA VIAGEM.
Estivemos em Fernandes Pinheiro numa de nossas muitas viagens para o sul do país. Desta vez procuramos dar uma paradinha mais demorada na cidade, para conhece-la melhor, e rodamos com nossa motocicleta boa parte de suas ruas.
Chegamos até ver uma típica mudança a bordo de um trator com carreta acoplada, onde tudo ia pendurado e ajeitado como era possível, inclusive as pessoas e o coitado do cachorro, que seguia o séquito amarrado atrás do pequeno comboio.
COMO CHEGAR
Para o aventureiro que partir de Curitiba o percurso é de 150km, que poderá ser percorrido pela BR-376 e BR-277, seguindo então pela PR-438, pouco antes de chegarmos em Irati.
Já o gaúcho e o catarinense de suas capitais poderão optar por vários trajetos diferentes, sendo melhor consultar um bom guia rodoviário para tal.
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
Todas as fotos da matéria podem ser vistas aqui CLIQUE AQUI
EDITORIAL
O Portal D Moto é um site especializado em mototurismo, com publicações semanais.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9562-7935 ACESSE TAMBÉM