HISTÓRIA
Ao que soubemos a região já era vincada por tropeiros muitos anos antes de sua fundação, que seguiam rumo aos estados de Mato Grosso e Goiás depois de cruzarem o Rio Grande.
Foi oficialmente criada em outubro de 1946 com a realização de uma missa campal e a instalação de um cruzeiro, em terras doadas por fazendeiros que desejavam a formação de uma comunidade na região.
Dois anos depois de sua fundação Macedônia foi elevada à condição de distrito da cidade de Fernandópolis, conquistando sua total emancipação somente em fevereiro de 1964.
Como toda cidadezinha interiorana, entre as quais Macedônia se encaixa perfeitamente, os eventos com maior destaque são os em louvor ao santo padroeiro, no caso Santo Antônio, e em comemoração ao aniversário do município.
São aproximadamente 3,7 mil macedonienses que compõem a população atual da cidade, vivendo praticamente da agricultura, já que a indústria é quase inexistente e o comércio bem acanhado.
Para contornar o requisito do emprego, muitos moradores buscam trabalho em Fernandópolis, cidade grande que dista cerca de 17 km de lá.
A CIDADE
A área urbana de Macedônia também é diminuta e entrecortada por apenas duas ou três dezenas de ruas.
No entanto as ruas são bem projetadas, largas e impecavelmente limpas, assim como seus prédios públicos, praças e até mesmo moradias particulares, já que a organização contagia a todos.
Conseguimos contornar praticamente todas as ruas de Macedônia em pouquíssimos minutos, o que fez sobrar algum tempo para tomarmos um delicioso sorvete na praça principal.
RODANDO NA CIDADE
COMO CHEGAR
O aventureiro que partir da capital paulista rodará cerca de 570 km para se chegar em Macedônia, seguindo pela Rod. Anhanguera ou Bandeirantes, até Araras; pela Rod. Washington Luiz, até Mirassol; pela Euclides da Cunha, até Fernandópolis; e os 17km últimos pela Rod. Antonio Faria.
Para visitantes de outras localidades o ideal é consultar um bom guia rodoviário, pois muitas são as estradas que nos levam até Macedônia.
Todas as fotos da matéria podem ser vistas aqui CLIQUE AQUI
EDITORIAL
O Portal D Moto é um site especializado em mototurismo, com publicações semanais.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9908-5656 ACESSE TAMBÉM