04/04/2021
Nesta edição do City Tour apresentamos a cidade norte catarinense de Mafra, que detém um importante entroncamento rodoferroviário, exatamente na divisa com o estado do Paraná. Vamos ver?
HISTÓRIA
A história de Mafra está intrinsicamente ligada com a da vizinha Rio Negro, no Paraná, já que a princípio ambas faziam parte de um mesmo município, divididas geograficamente pelo rio Negro.
A formação dessas urbes se deu com a exploração de portos fluviais em ambas as margens do rio, com a iniciativa paranaense, o que gerou desavenças com Santa Catarina por questões de limites territoriais.
A disputa pela área contestada teve fim em agosto de 1917, com a sentença final do Supremo Tribunal Federal restaurando a área para Santa Catarina, o que culminou com imediata instalação de Mafra.
O nome da cidade homenageia o advogado Conselheiro Mafra, que foi o defensor dos interesses catarinenses durante todo o processo contra o Paraná.
A economia principal da localidade, nos primórdios de sua existência, era o extrativismo da madeira e da erva mate, mudando posteriormente para a agropecuária e a indústria.
A estrada de ferro que ligava Porto União a São Francisco do sul tinha sua passagem pela cidade de Mafra e Rio Negro, durante a disputa territorial que as envolvia, contribuindo muito para a consolidação econômica daquela região.
Já nos anos 1960 foi construída uma nova linha ferroviária que ligava Mafra até a cidade de Lages, utilizada até os dias atuais.
No ano 2000 Mafra teve outra baixa territorial, desta vez por meio de Lei Estadual, que desmembrou aproximadamente 20% de suas terras em prol do município de Rio Negrinho.
Para melhor compreensão da formação de Mafra, sugerimos consulta a nossa matéria especial que fizemos em Rio Negro, gravada numa de nossas viagens ao sul do Brasil.
A CIDADE
Mafra tem uma população que se aproxima dos 57mil habitantes e sua sede principal tem ares de cidade grande, com construções arquitetônicas imponentes, um comércio bem incrementado e uma infraestrutura sofisticada, com grandes atrativos e conforto ao visitante.
A arquitetura predominante é o moderno, com pouca representação de épocas passadas.
O ponto alto da história local é mesmo a ponte de ferro, que une Mafra a Rio Negro, construída durante o processo que discutia os limites territoriais dos estados.
Suas ruas são relativamente planas e largas, com trânsito agitado e caótico em horas de pico.
A praça principal de Mafra fica na cabeceira da ponte que liga Santa Catarina ao Paraná e é ali que acontece tudo na cidade.
MATRIZ DE SÃO JOSÉ
Logo após a consolidação de Mafra como município independente e do estado de Santa Catarina, a comunidade clamou também pela independência religiosa e o terreno para a construção da Igreja foi doado por um luterano, o Sr. André Wormsbecher.
Com a área de 7mil metros quadrados a igreja matriz foi inaugurada em janeiro de 1929, depois de várias campanhas para arrecadação de fundos para sua conclusão.
O templo permaneceu em pé até o ano de 1976, quando foi demolido por causa de sua estrutura danificada, sendo erguida, no mesmo local, a atual igreja de São José, com uma arquitetura contemporânea em cimento armado.
TURISMO
Prevalece em Mafra o turismo cultural, com os diversas grupos folclóricos alemães e ucranianos e suas festas típicas, sempre regadas com boa comida e divertimento.
RODANDO EM MAFRA
A ponte metálica é ponto turístico cultural da cidade. Construída na Bélgica por um estaleiro famoso, foi transportada ao Brasil e levou um ano para ser montada onde está. Foi solenemente inaugurada em 22 de novembro de 1896.
Os atrativos mais radicais podem ser encontrados na Estrada Vila Ruthes, onde o visitante encontrará a bonita ponte férrea e a cachoeira, procuradas para a prática de rapel.
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
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EDITORIAL
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