Salto de Pirapora, cidade do interior paulista grudadinha com Sorocaba e a 120 km de distância de São Paulo, é a atração especial desta edição de Nosso City Tour.
HISTÓRIA
Ao contrário do que normalmente acontece, Salto do Pirapora foi fundada por lavradores e operários, numa gleba por eles capinada “praticamente no nada”, para uma festança de São João.
Pelo que se conta na história, um desses festeiros, no dia 24 de junho de 1906, tomou a frente do evento promovendo o levantamento de um mastro com a bandeira do santo, como já era de costume naquele local, a fogueira e logo mais a reza.
Antonio Fidélis era essa pessoa de visão, que de antemão já previa a formação de uma cidade ali, naquele local onde se encontrava apenas a venda, algumas casas rústicas lindeiras e uma antiga capelinha feita em taipas de pilão.
Evidentemente Antônio amargou muita zombaria dos amigos por causa de sua previsão otimista para o local mas, com o passar dos tempos outros amigos foram dando corpo a ideia de Antônio, que já tinha mentalmente demarcado até mesmo onde seria a sede do futuro município.
Para as reuniões ordinárias com o objetivo de por em prática o ambicioso plano, usavam a venda do comerciante Antônio Góes, pois em pouco tempo várias pessoas passaram a apoiar a ideia e puseram as mãos na massa.
Felício Lencione teria sido um desses novos visionários que, junto com Antônio “fogueteiro”, título esse adquirido de longa data por Antônio Fidélis, por ser ele o responsável pelos rojões nas festas locais, passou também a trabalhar pela nobre causa.
Promessa feita, promessa cumprida. E assim, depois de um ano desse episódio foi construída a primeira capela no local, exatamente onde hoje está a Igreja Matriz da cidade, cuja imagem de São João foi doada por um dos operários, tornando-se, então, o padroeiro oficial de Salto de Pirapora.
Não demorou muito e em 1911 a localidade foi elevada à condição de Vila, e incorporada como distrito da cidade de Sorocaba.
Mais alguns anos se passaram e, em 1953, por plebiscito entre seus moradores, a predição de Antônio “fogueteiro” se realizou e Salto de Pirapora obtém sua emancipação política, tendo o município se instalado oficialmente em 01 de janeiro de 1955.
Nos dias atuais a receita principal da cidade deriva da extração mineral, especialmente o calcário, com grandes empresas do ramo sediadas no município.
IGREJA MATRIZ
A igreja da Matriz de São João substitui a antiga capela construída no tempo do “fogueteiro”, e os primeiros passos para esse projeto ocorreram logo em 1922, seguindo-se uma planta desenhada pelo arquiteto e padre Luís Scicluna, que acompanhava a localidade há muito tempo.
Atualmente a matriz está em projeto de reforma, dada ao risco de desabamento provocado por várias rachaduras em sua estrutura. No entanto, ainda imponente é atrativo aos turistas que por lá andam.
Sua arquitetura é do tipo neoclássica com torre central única, que abriga aos sinos na parte mais alta, e ao relógio redondo logo abaixo. Seu frontispício agrega, além da torre central outras seis torres ornamentais menores.
Uma escadaria de poucos degraus leva-nos diretamente à rua, sendo a praça frontal do outro lado da via pública.
RODANDO EM SALTO DE PIRAPORA
A CIDADE
Salto de Pirapora é uma cidade típica interiorana, destacando a Praça Rodrigo Fernandes logo no centro da cidade, que abriga o centro da terceira idade, com ginásio de malha, lago para pesca e até pista de skates para os mais novos.
Já beirando a rodovia SP-264 vamos encontrar o Parque Municipal José dos Santos, que envolve outro lago com ilha central. Embora bem maior, ainda não está com infraestrutura completa.
Já as ruas centrais de Salto de Pirapora seguem o tradicional interiorano paulista, com ruas estreitas e casas antigas rentes às calçadas, que intercalam atualmente com casas mais modernas, com recuo do meio fio, garagens, jardins, etc.
Não há grandes aclives ou declives na área urbana, que mantém suas ruas limpas, piso razoável para trânsito e boa sinalização viária.
O centro comercial é meio “descentralizado”, ou seja: bem espalhado pelas ruas centrais da cidade. No entanto é bem diversificado, ainda que se necessite ir de vez em quando para Sorocaba, que é pertinho, para produtos mais específicos.
Sua população atual beira aos 45 mil habitantes e sua fundação é cravada como 24/06/1096, dia de São João, tendo a cidade comemorado neste ano 118 anos de existência.
COMO CHEGAR
Para os visitantes que partirem da capital paulista a opção mais simples é seguir pela Rod. Raposo Tavares, até a cidade de Sorocaba, e então derivar pela SP-264 no sentido de São Miguel Arcanjo. No todo se rodará 120 km.
Outra opção seria começar o trajeto pela Rodovia Castelo Branco, até Sorocaba, mas, fatalmente o viajante deverá já na cidade ingressar na Rodovia Raposo Tavares e fazer como já mencionado. Neste caso o percurso total seria de aproximadamente 125 km.
Para visitantes de outras localidades a melhor opção será seguir um bom guia rodoviário, mas com a certeza que não terá problemas para a localização da cidade.
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EDITORIAL
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Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
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