Com seu visual imponente a Next não demonstra que tem apenas 250cc. E não é para menos que a moto foi considerada, por dois anos consecutivos, como uma das melhores da categoria.
Urbana, mas com uma vocação estradeira, mantém-se cheia de novidades e tecnologia desde seu lançamento e ainda conta com o melhor preço do mercado. É impossível não gostar dela, ainda que o preconceito muitas vezes fale mais alto.
Equipada com refrigeração líquida, freio a disco nas duas rodas, injeção eletrônica e câmbio de seis marchas, a Dafra está se impondo no mercado, concorrendo com as conceituadas CB 300 e Fazer.
O propulsor é da marca SYM com 25HP, fabricado em Taiwan, a mesma marca que equipa o também conceituado Scooter Citycom300i. A refrigeração líquida traz tecnologia de ponta à essa motocicleta. Arrefecida com um grande radiador, mantém o motor sempre na temperatura exata.
Para transferir ao asfalto essa potência toda nada melhor que os excelentes pneus Pirelli: 110/70/17 (D) e 130/70/17 (T), calçados sem câmera em rodas de liga especial.
Se a moto é ágil e firme rodando, a segurança nas paradas tem que ser proporcional. Nesse sentido as frenagens estão garantidas com eficientes freios a disco hidráulicos nas duas rodas.
E tem mais! Viajar a noite é bastante seguro com essa motocicleta, já que a Next é dotada de um excelente conjunto óptico, com lâmpada Halógena de 55w, que ilumina muito e com eficiência.
Em termos de ciclística a Next é quase perfeita para a categoria. Nesse quesito o piloto pode regular em vários estágios a suspensão traseira, auxiliando no conforto de pilotos de qualquer estatura e peso.
Se você nunca pilotou uma Next pode sentir alguns incômodos que com o tempo começam a desaparecer, principalmente ao reduzir as marchas, que depende de alguma experiência (e sorte) para essa tarefa fácil em outras motos.
Para aqueles que desejam pilotar a moto em grandes viagens, ou por muito tempo seguido, seria útil substituir as manoplas originais por alguma mais encorpada, já que são finas e tendem a dar algumas câimbras nas mãos com o uso contínuo. Os manetes, por sua vez, tem quatro regulagens e tem boa empunhadura.
O acabamento a Dafra poderia dar uma caprichadinha a mais. Os tapa parafusos do guidão e os logos das chaves costumam ser perdidos com facilidade. O escape, por sua vez, embora lindo e de inox, acaba ficando feio em pouco tempo, por causa do calor.
Seu comportamento na estrada é muito bom e a sexta marcha vem a calhar nas viagens mais longas e em pistas planas. Ao contrário dos boatos, a moto tem um desempenho normal até a 5ª marcha, e tem o plus da 6ª para estradas. Para ajudar na aerodinâmica pode se contar com um pequeno spoiler sob o motor e uma micro carenagem protegendo o painel.
O painel de instrumentos é bastante completo e bonito; a lanterna traseira tem lâmpadas leds e as setas são bem eficientes e modernas, com barulhinho característico quando funcionando.
Em viagens acaba tendo boa autonomia, já que seu tanque de combustível é desenhado para 14 litros. Na pior das hipóteses você rodará 400 km com um tanque cheio. Excelente.
Você ainda não a conhece? Quem sabe ela poderá ser sua NEXT moto!!!!
FICHA TÉCNICA
Gostou da matéria? Faça um comentário e envie-a aos seus amigos.
Não gostou? Envie-nos então suas críticas ou sugestões.
CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS
CRÉDITOS
Texto e Edição: Marcos Duarte
Fotos e vídeos: Marcos Duarte
conheça também:
Opa até que fim consegui achar a informação que estava
precisando sobre esse assunto. Infelizmente são poucos
sites no qual encontrei com a informação correta e bem
escrito. Obrigado e compartilhei nio meu facebook com
alguns colegas.