HISTÓRIA
Conhecida como a capital estadual da moranga, a pequena cidade tem menos de 5mil habitantes, a maior parte deles vivendo na área urbana.
Sua história vem das primeiras décadas dos anos 1800 e se confunde com a de tantos outros municípios do sul do país, cujos habitantes nativos foram dizimados por jagunços e pela exploração dos bandeirantes.
Devido a estar sediada em meio das Serras do Pires, do Cafundó, do São Felipe e do Areial, Ponte Alta pode ser considerada o pulmão de Santa Catarina.
Hoje a cidade subsiste graças a extração da madeira e a criação de aves de corte, mas é na agricultura, com o cultivo do milho, do feijão e principalmente da moranga que se destaca.
Se hoje vemos em Ponte Alta uma cidade pequenina e sossegada, a história nos conta dias tristes sob a Guerra do Contestado, que durou entre outubro de 1912 a agosto de 1916.
O conflito aconteceu entre o Paraná e Santa Catarina, numa disputa por área rica em madeira e erva mate, envolvendo camponeses e o poder estatal vigente.
RODANDO EM PONTE ALTA
A CIDADE
Passear por suas ruas mostra a divergência cultural dos tempos antigos, com casas rústicas de madeiras, bem ao estilo catarinense, com suntuosas construções modernas, com muito concreto e vidros temperados.
O que não se pode negar em Ponte Alta é a extrema limpeza e conservação das ruas em paralelepípedos, assim como do tamanho dos lotes em que cada casa está instalada.
Diferente do que acontece nos grandes centros urbanos, aqui se prima pelo espaço das moradias.
COMO CHEGAR
Para se chegar até lá, partindo de Florianópolis, o melhor trajeto e seguir a BR-116 rumo a cidade de Lages, que fica a 45 km de distância, e depois derivar para a esquerda, pela BR-282. Serão ao todo 265 km de percurso.
Os visitantes que partirem de Porto Alegre ou de Curitiba, com destino a Ponte Alta, rodarão exclusivamente pela BR-116, num percurso de 380 km para o gaúcho e 320 para o paranaense.
Para aventureiros de outras localidades o melhor é seguir o roteiro de seu guia de viagens preferido e boas estradas.
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
Todas as fotos da matéria podem ser vistas aqui CLIQUE AQUI
EDITORIAL
O Portal D Moto é um site especializado em mototurismo, com publicações semanais.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: contato_pdm@portaldmoto.com.br
Whats app: (11) 9-9908-5656 ACESSE TAMBÉM
Amo minha cidade