15/09/2016
Nosso City Tour da vez aconteceu na pequenina cidade de Ouroeste, que fica na divisa com Minas Gerais, perto da Usina Água Vermelha e tem cerca de 8 mil habitantes.
Foi fundada oficialmente em 27/01/52 pelo agropecuarista João Zeferino Ferreira Velloso, mas o povoado já existia desde 1948, atraindo colonizadores pela fertilidade do solo e por sua localização estratégica entre três Estados brasileiros.
O aumento da população se deu com a implantação e construção da Usina Água Vermelha (1974), localizada em suas terras e que atraiu muitas famílias de outras localidades, fazendo com que a CESP construísse várias casas transformadas em núcleo residencial de trabalhadores
Na mesma época foram construídos a pista do aeroporto, de suma importâncias para uma obra daquela magnitude, e o hotel, que contribuiu e acelerou o processo de crescimento e desenvolvimento de Ouroeste.
Mas foi somente em 27/12/1995 que o Governador Mário Covas sancionou a lei criando o município de Ouroeste, então com cerca de 5 mil habitantes.
O turismo na sede do município é praticamente inexistente, embora a cidade seja bastante limpa e organizada e tenha um povo hospitaleiro e alegre. Porém o turismo rural sempre vai bem, com muita gente buscando a região para a pesca, até mesmo da capital paulista, que dista cerca de 600 km de lá.
VÍDEO TOUR DE OUROESTE
E por falar em pesca, não há caminhoneiro do Brasil inteiro que não conheça o “Zé Bigode”, pescador mestre que tem seu “ateliê de pesca” quase embaixo da ponte sobre o Rio Grande, que liga Ouroeste a Iturama, já no Estado de Minas Gerais.
Quer comer um bom peixe ali mesmo? Então fale com o Zé. Se quiser curtir uma “prainha”, é também ali que você encontrará o acesso (por terra).
Gostou da matéria? Faça um comentário e envie-a aos seus amigos.
Não gostou? Envie-nos então suas críticas ou sugestões.
CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS
CRÉDITOS
Texto e Edição: Marcos Duarte
conheçam também: