16/07/2016
O City Tour da vez aconteceu em Santos, um município portuário do Estado de São Paulo, distante cerca de 77 km da capital.
A cidade abriga o maior porto da América Latina, além de 7km de praias que já foram a coqueluche da aristocracia paulista. Hoje o município enfrenta problemas crônicos dos mais diversos, incluindo a antiga favela de palafitas sobre o manguezal.
Santos é uma das cidades mais antigas do país e é a partir dela que pudemos acompanhar todo o crescimento e evolução do Brasil, desde o período colonial até os dias atuais. São aproximadamente 435 mil habitantes fixos à compõem sua população.
Historicamente temos que somente 30 anos após o descobrimento do Brasil, a região de Santos passou a ser alvo das atenções lusitanas, com a Expedição de Martim Afonso de Souza que, ao chegar, percebe que na região do atual Porto havia uma pequena vila fundada por Cosme Fernandes, degredado trazido por Américo Vespúcio.
Embora próspera, Martim Afonso expulsou dali Fernandes e ocupou as terras, distribuindo posteriormente as sesmarias para colonizadores portugueses como Luís de Góis, Francisco Pinto e alguns outros.
Atribui-se a fundação de Santos a Brás Cubas, sertanista português que em 1536 recebeu a mais vasta sesmaria do litoral da Capitania de São Vicente. Em 1543 Brás Cubas instalou às margens da baía a “Casa de Misericórdia de Todos os Santos”, para abrigar doentes dos navios que chegavam da metrópole. O povoado, com nome simplificado de Santos foi elevado à categoria de vila em 1545.
Hoje um sem número de arranha-céus despontam em toda sua orla, o que a torna uma das cidades mais importantes do Estado e destino de turistas do mundo todo.
Gostou da matéria? Faça um comentário e envie-a aos seus amigos.
Não gostou? Envie-nos então suas críticas ou sugestões.
CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS
CRÉDITOS
Texto e Edição: Marcos Duarte
conheçam também: