23/07/2018
Vargem, na divisa com Minas Gerais, é a cidade escolhida para este CITY TOUR pelo Brasil e você se surpreenderá com sua rica história. Vamos ver?
A cidade é diminuta tanto em tamanho quanto em população e o amigo leitor que tenha viajado entre São Paulo e Minas Gerais, com toda certeza já passou por ela sem tê-la notado.
Distante a 90km de São Paulo e no curso da Rodovia Fernão Dias é vizinha de Extrema, já em Minas Gerais, uma das mecas do motocicilsmo nacional e que recebe dezenas de encontros de motocicletas todos os anos.
Para quem vem de Belo Horizonte, também pela Rod. Fernão Dias, precisará rodar quase 500km para chegar e, se partir do Rio de Janeiro, serão cerca de 450km a percorrer.
Pouco mais de 10mil pessoas dividem as poucas ruas da área urbana da cidade, quase toda distribuída junto a rodovia, da qual tem dois acessos: o norte e o sul.
HISTÓRIA
A cidade é uma das poucas, senão a única, que tem duas datas distintas de fundação, já que foi elevada a condição de município por duas vezes.
A primeira elevação foi em 28/12/1964, mas foi cancelada seis anos depois, voltando a ser apenas Distrito de Bragança Paulista; a segunda e definitiva ocorreu em 30/12/1991.
Seu momento mais importante ocorreu no ciclo do café, com a instalação da ferrovia na cidade em 1884, e só começou a perder seu antigo status com a construção da Rod. Fernão Dias.
No auge de seu desenvolvimento a localidade foi sistematicamente disputada por São Paulo e Minas Gerais e, embora posteriormente apenas seu Distrito, foi ela a responsável pela fundação de Bragança Paulista, cidade de muita importância no estado de São Paulo.
CURTINDO A CIDADE
Vargem hoje é uma cidadezinha acanhada entranhada na divisa com Minas Gerais, com características bem interiorana, nela nem dando para perceber o vai-e-vem de caminhões que passam raspando por ela na BR-116.
Suas ruas estreitas e tortas, suas casinhas antigas e desalinhadas, suas pequenas pracinhas e trânsito suave nos remetem ao passado glorioso, hoje descansando como acontece com as pessoas depois de anos de trabalho.
A mesma “estaçãozinha” de trem acanhada, com quase 140 anos de idade ainda está lá, bem preservada e forte, guardando para as novas gerações um momento da história do nosso país.
É sempre um imenso prazer desviar nosso curso todas as vezes que fazemos esse trajeto SP/MG, nem que seja para apenas “entrarmos por um lado e sairmos pelo outro”, sempre parando para um sorvete, um suco ou um lanche.
UM VÍDEO TOUR EM VARGEM
Gostou da matéria? Faça um comentário e envie-a aos seus amigos.
Não gostou? Envie-nos então suas críticas ou sugestões.
CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS
CRÉDITOS
Texto e Edição: Marcos Duarte
Fotos e vídeos: Marcos Duarte
conheça também: