Se você tiver o privilégio de estar pernoitando em Apiaí, curtindo as curvas da famosa Serra do Rastro da Serpente ou se aventurando em suas cavernas sem fim, não descuide de um bom jantar na Tuk´s Cantina.
A Tuk´s Cantina é o ponto alto da gastronomia de Apiaí e fica localizado no trecho urbano do próprio Rastro da Serpente, pouco depois da antiga placa indicativa, em direção do Paraná. Para quem imaginava que por “essas bandas” não havia nada refinado enganou-se redondamente.
Infelizmente a Cantina só abre no período noturno, de segunda a sábado, porém com um ambiente extremamente aconchegante. Trata-se de uma típica cantina estilo italiana, com “Chef” a rigor, música ambiente, meia luz, ar de nostalgia e muito calor humano.
Segundo informações de seu proprietário Sebastião, a Cantina não é só um “negócio” para ele, mas uma realização pessoal, na qual dedica todo seu tempo e cuidado agilizando pessoalmente dos pratos que serve aos clientes, que já podem ser chamados de “amigos”.
Mas ambiente bonito apenas não enche barriga nem satisfaz o prazer. Por isso a Cantina oferece mais que um ambiente extremamente harmonioso para se curtir a dois, entre amigos mais íntimos ou para apreciar um prato mais requintado.
Quem viajou de moto dias a fio; enfrentou curvas e mais curvas; se embrenhou em cavernas, cachoeiras e trilhas da região quer curtir uma noite mais que sossegada num ambiente familiar e bonito, não é mesmo?
É com esse espírito que a Cantina e o maitre Sebastião atendem a todos, elaborando pratos dos mais diversos, sempre ao gosto do cliente. Não se acanhe em “modificar” o prato principal: eles prepararão tudo da melhor maneira.
A CANTINA
É o local ideal para degustar aquele drink favorito, curtir uma música suave num ambiente aconchegante, cheio de cortinas rendadas, jardim de inverno e, finalmente, saborear um dos famosos pratos que são atração do lugar.
Sua arquitetura é em tijolinhos a vista e muita madeira. As mesas são muito bem acabadas em madeira de lei, com toalhas de fino gosto, o que aumenta o requinte. As cadeiras são no mesmo estilo, muitas delas com apoio para os braços.
O cardápio segue naturalmente o que se espera de uma Cantina: Massas, muitas massas! Nisso a casa é farta e se pode saborear desde o tradicional “Espaguete a bolonhesa” ao “Penne ao marinheiro”, esse com acompanhamento de frutos do mar, creme de leite, etc.
Para não fugir a regra a Tuk´s Cantina também serve vários pratos a base de carnes nobres, como o “Mignon à parmegiana”, “Suíço”, a “Quatro queijos” e o exótico “Filé Café Paris”, com arroz e legumes.
Na linha de pescados o Salmão, a Pescada, o Linguado e o Congrio ao molho de camarão, dividem a preferência dos clientes e amigos. Para quem gosta de requinte, todos os pratos são extremamente bem trabalhados e belos.
Outro ponto forte dessa magnífica Cantina é que eles servem tradicionalmente as porções para duas pessoas mas, a pedido do cliente, pode se fazer pratos individuais com a mesma beleza por um preço bastante justo.
AS MASSAS
Se estamos falando em Cantina tipo Italiana, certamente nela não vai poder faltar as famosas pizzas. Nisso eles também não deixam por menos e oferecem desde a tradicional pizza de “Mussarela” como a especial de “Camarão com requeijão”. Todas são servidas com o mesmo requinte.
A parte mais difícil de tudo isso realmente é escolher, então sugerimos que permaneçam na cidade por alguns dias para poder apreciar muitas dessas delícias ou retornem várias vezes, pois tudo é imperdível.
Bebidas quentes, cervejas especiais e drinks dos mais diversos pululam de mesa em mesa, sendo uma aventura para as garçonetes servir a todos com delicadeza e rapidez.
Uma pequena carta de vinhos chega a agradar a todos. Rótulos italianos, portugueses e nacionais se misturam com os chilenos e argentinos, que não podem faltar, já que muitos visitantes vem desses lugares. Todos são devidamente climatizados para serem servidos.
Aproveitamos bem nossa estadia na cidade nos dias que lá estivemos e, se dependesse de nossos estômagos, estaríamos ainda por lá saboreando cada um de seus pratos e o aconchego dessa cantina.
Logo à chegada fomos recepcionados com um couvert extra típico: uma porção de tomate/cereja, folhas verdes e condimentos “abriu caminho” para uma Teresópolis Gold. Essa cerveja é feita com três tipos de lúpulos, (dois aromáticos e um de amargor), que dá seu sabor característico.
Enquanto esperávamos nossa tradicional pizza (meia marguerita e meia atum), aproveitamos para conhecer um pouco mais do lugar. Uma escada decorada com luzes e folhagens natural leva-nos aos sanitários, jardim de inverno e à uma outra área externa, para os dias de muito calor.
Nesses momentos de espera desfilou por nós vários aperitivos incrementados, diversos pratos finos e, não pudemos deixar de reparar numa parmegiana individual que estava pronta para ser servida. Ô dificuldade de escolha!!!!!
A ACOLHIDA
Aqui também pudemos notar não só a simpatia e o profissionalismo das várias garçonetes, mas com o jeito carinhoso e meigo de cada uma delas no trato com o cliente. Parecem que todos lá são “da casa”.
Minutos depois nossa pizza estava prontíssima. Sentimos informar mas tivemos que desligar a câmera, esquecer as anotações e literalmente “devorar” aquela gostosura. O jeito foi concentrar algum tempo para sorver aquela pizza, acompanhada, é claro, de outra Teresópolis estupidamente gelada. Servidos?
Tuk´s Cantina não tem um site próprio, mas seu proprietário Sebastião é assíduo frequentador do Facebook, onde atende a todos com a maior boa vontade. Quer saber mais sobre esse lugar? Pergunte ao Sebastião CLIQUE AQUI
Gostou da matéria? Faça um comentário e envie-a aos seus amigos.
Não gostou? Envie-nos então suas críticas ou sugestões.
CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS
MAIS MATÉRIAS RELACIONADAS
CRÉDITOS
Texto e Edição: Marcos Duarte
Fotos e vídeos: Marcos Duarte
conheça também:
Ah, nos deliciamos com essa leitura! Somos eternamente gratos em receber está preciosa avaliação de nossa casa. E não esqueça que estando em Apiaí será um prazer recebe-lo!
Obrigada !
Grande abraço
Claudia & Tião